Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Pessoas praticando esportes em um ambiente urbano.

7 benefícios do esporte para nunca deixar de se exercitar

Compartilhar
Atualizado em  novembro 2023

Você já deve ter ouvido por aí que os benefícios do esporte podem atingir todas as pessoas, de qualquer faixa etária. E esse é um fato comprovado por diversas pesquisas e estudos. 

Porém, a realidade que o Brasil se encontra é outra, pois mais de 40% dos adultos são sedentários, ou seja, não praticam atividade física ou praticam por menos do que 150 minutos por semana, considerando lazer, trabalho e deslocamentos, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde.

Muitos adultos são incentivados a praticar atividade física para melhorar algum problema de saúde, mas pouco se discute sobre a importância de iniciar a prática de esportes como método preventivo para doenças

Para te incentivar na busca por uma rotina mais saudável, separamos algumas dicas importantes que certamente vão te mostrar que sair de casa e colocar o corpo em movimento faz bem para saúde física e mental. Continua a leitura! 

 

Qual a importância da prática esportiva para as diferentes idades? 

Desde os primeiros anos de vida até a terceira idade, a prática esportiva tem um papel único na vida das pessoas. Entender como a atividade física pode ter impacto em cada fase da vida pode ajudar pais a incentivarem a prática esportiva em crianças e adultos e idosos a incluírem na rotina o esporte que mais se identifique. Veja: 

Importância da prática esportiva para crianças e adolescentes 

Além do fortalecimento físico, a prática de esportes ensina muito às crianças sobre trabalho em equipe e disciplina. Além disso, o esporte tem um papel fundamental em afastar as crianças das drogas, ampliar a capacidade cognitiva e gerar senso de cooperação e socialização, fundamentais nessa época da vida. 

Importância da prática esportiva para adultos

Nessa fase da vida, praticar esportes segue tendo incontáveis benefícios para o organismo, mas se torna ainda mais fundamental para ajudar na redução do risco de doenças crônicas como o câncer, problemas cardíacos e diabetes. 

Importância da prática esportiva para idosos

Com o passar dos anos, a mobilidade de alguns músculos, senão trabalhada corretamente, pode ficar reduzida. A prática de esporte nessa época da vida é fundamental para manter a independência de idosos e a saúde mental em dia

7 benefícios da prática de esportes. 

Há alguns benefícios que se estendem por toda a vida. E não importa se você não iniciou a prática de esportes ainda, o importante aqui é começar, não importa a fase. Confira quais são os benefícios do esporte para sua saúde: 

  1. Benefícios imediatos para o cérebro 

Logo após a primeira prática de exercício, seu cérebro já pode perceber algumas mudanças. Um exemplo é que crianças de 6 a 13 anos ganham mais aprimoramento na cognição e adultos podem experienciar uma redução significativa nos níveis de ansiedade, além de uma melhor noite de sono. 

  1. Reduz as chances do desenvolvimento de diversas doenças

A atividade física tem um impacto que pode ajudar a retardar ou até mesmo prevenir o desenvolvimento de alguns tipos de doenças. Entre elas: 

 

  1. Melhora o humor 

Nos dias mais estressantes e ansiosos, uma simples caminhada pode mudar totalmente o seu humor. A atividade física estimula várias substâncias químicas cerebrais responsáveis pela sensação de bem-estar e relaxamento. O esporte também faz com que nossa auto-estima e confiança se elevem, o que tem um grande impacto no nosso humor do dia a dia. 

  1. Aumenta a sua energia

Se você se sente cansado com qualquer atividade simples do dia a dia, incluir um esporte na sua rotina pode melhorar consideravelmente essa sensação. Ao praticar esportes, você fornece mais oxigênio e nutrientes aos tecidos e ajuda o sistema cardiovascular a funcionar com mais eficiência. Isso melhora sua força muscular, resistência e sobretudo a saúde do coração e dos pulmões

Além disso, os exercícios físicos também ajudam a ter uma noite de sono bem dormida. Com isso, você tem mais energia para enfrentar as tarefas diárias.

  1. Melhora sua saúde mental 

Diversas pesquisas e estudos mostram que o exercício físico regular pode reduzir o risco de depressão e ajudar a reduzir a perda cognitiva em pacientes com Alzheimer. Mesmo os exercícios simples, como caminhar, correr ou andar de bicicleta, são essenciais para manter o sistema nervoso saudável, em todas as fases da vida. 

  1. Viva mais! 

Segundo a Organização Mundial de Saúde, cerca de 5 milhões de mortes poderiam ser evitadas no mundo todo com o aumento da prática de exercícios físicos. Incluir os benefícios do esporte na sua vida pode ser fundamental para vivê-la da melhor forma possível. 

  1. Melhora seu relacionamento com as pessoas ao seu redor 

O esporte em grupo pode ser muito divertido e ainda ajudar crianças, adultos e idosos no processo de socialização. Esportes coletivos ajudam pessoas a se conectarem com colegas, famílias e amigos, criando um ambiente mais saudável e feliz, o que certamente fará bem para você. 

Quais são as contraindicações da prática de esportes? 

Antes de iniciar qualquer atividade física, é muito importante que você se consulte com um médico que irá avaliar sua saúde integral. Só após essa avaliação é que você poderá praticar esportes com segurança, pois algumas características limitam a prática de atividade física, por exemplo: 

  • Mobilidade reduzida de alguma parte do corpo; 
  • Problemas cardíacos graves; 
  • Gravidez de risco para a mãe e bebê;
  • Períodos pós-cirúrgicos; 
  • Quando se estiver com gripe ou resfriado. 

Além de um médico responsável pela avaliação física, é importante ter um profissional da educação física para acompanhar sua prática esportiva. Juntos, esses profissionais saberão lhe orientar na melhor escolha de exercício ou atividade para que você evite o sedentarismo. 

Ao fazer exercícios com supervisão, você evita lesões que podem ser prejudiciais para o seu rendimento.  

Quanto de esporte praticar?

Segundo a OMS, algumas diretrizes para adultos de 18 a 64 anos são: 

  • Fazer pelo menos 150-300 minutos de atividade física aeróbica de intensidade moderada ou pelo menos 75-150 minutos de atividade física aeróbica de alta intensidade durante a semana; 
  • Fazer atividades de fortalecimento muscular em intensidade moderada ou maior que envolvam todos os principais grupos musculares em 2 ou mais dias por semana.

Para crianças e idosos, o tempo e a intensidade devem ser reduzidos, mas o sedentarismo jamais deve ser uma opção.

Pratique esportes e cuide da sua saúde! Acesse agora o Liga Nescau® e conheça diversas opções de atividades físicas para começar a se mexer!

 


Referências

Esporte na escola. Ministério da Educação, S/N. 

Quais são os benefícios da prática regular de esporte ou atividade física? Ministério do Esporte, 2015.

GUIA DE ATIVIDADE FÍSICA. Ministério da Saúde, 2021.

Physical activity. World Health Organization, 2022.

Exercise: 7 benefits of regular physical activity. Mayo Clinic, 2021. 

Benefícios do esporte para a saúde menta. Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, 2021.

O QbemQfaz é um portal de conteúdos sobre saúde, nutrição, bem-estar e alimentação saudável da Nestlé. Os conteúdos desse site têm caráter informativo e não substituem o aconselhamento e acompanhamento médico, nutricional e de outros profissionais de saúde.