Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Chá saudável: 9 bebidas para melhorar a qualidade de vida

Legenda: 
Chá saudável

Os chás têm sido consumidos mundo afora por milhares de anos. A infusão de folhas e água se tornou tão popular que, atualmente, é marca registrada de algumas culturas, como a turca e a inglesa. Mas não é apenas pelo sabor que os chás conquistaram seu espaço na rotina alimentar de milhões de pessoas: sua variedade de substâncias apresenta diversos benefícios à saúde. No Brasil, o consumo de chás saudáveis até perde para o cafezinho; mas basta cair um pouquinho a temperatura que eles já caem nas graças dos brasileiros. A bebida costuma ser mais apreciada nas épocas frias, mas ela é tão benéfica à saúde que vale a pena saboreá-la também no restante do ano!

Para te convencer a incluir essa bebida na sua rotina alimentar, nós preparamos um artigo sobre chás saudáveis e quais benefícios seu consumo pode proporcionar para a saúde. Durante a leitura, você vai descobrir quais são os melhores chás saudáveis e como cada um deles pode te ajudar a ter uma vida com mais saúde e bem-estar. Não deixe de conferir!

 

Qual a origem do chá?

Muito apreciado na Ásia Oriental, uma lenda chinesa sugere que o chá se originou naquela região. Segundo a crença popular, a bebida foi descoberta pelo imperador Shen-Nung quando, próximo a uma grande árvore silvestre, ele esquentava água na tentativa de purificá-la. Naquele momento, o vento, que soprava forte, derrubou algumas folhas dentro do caldeirão onde o líquido estava sendo fervido. Isso provocou uma mudança na coloração e no cheiro da água. O imperador chinês, intrigado, resolveu provar a infusão e gostou tanto do que sentiu que passou a consumir a bebida regularmente. Assim, o chá se popularizou na China e depois no restante do mundo.

Não se sabe se essa história é real ou apenas uma lenda – mas é inegável que o chá, além de ser delicioso, é capaz de proporcionar inúmeros benefícios à saúde. No Brasil, a preferência é pelo cafezinho; contudo, em algumas regiões, o hábito de tomar chá ainda persiste pela influência dos imigrantes e dos indígenas, que utilizavam as infusões como forma de tratamento para várias doenças.

 

Quais os benefícios do chá?

Uma pesquisa realizada pela Academia Chinesa de Ciências Médicas constatou que consumir chás saudáveis pelo menos 3 vezes por semana ajuda a diminuir significativamente o risco de sofrer de derrame (acidente vascular cerebral) e de desenvolver doenças do coração. E ainda tem mais! O estudo indicou que beber chá regularmente ajuda a prolongar a vida – ou seja, indivíduos que consomem chá mais de 3 vezes por semana tendem a ser mais longevos.

 

Chás saudáveis: quais são eles?

Escolher um chá saudável é uma tarefa um tanto trabalhosa – e não porque é difícil encontrar chás saudáveis, muito pelo contrário: existe uma variedade de tipos de chá e todos apresentam benefícios à saúde. Por conta dessa diversidade de aromas e sabores, é um pouco difícil escolher qual o melhor para cada situação. Para facilitar a sua vida, nós preparamos essa seleção com os melhores chás saudáveis. Durante a leitura, você vai entender como essas bebidas agem no organismo e em quais áreas da saúde elas atuam.

Chá saudável: hibisco

O chá de hibisco é feito a partir das flores da planta hibiscus sabdariffa. A bebida chama atenção pela cor diferenciada. Após fazer a infusão com as flores, a água ganha uma coloração vermelho-vivo. O chá de hibisco ficou famoso nas redes sociais por ser indicado como um alimento aliado do emagrecimento. Mas seus benefícios vão muito além! Estudos indicaram que consumir o chá de hibisco ajuda a controlar a pressão arterial e a regular o nível de colesterol no organismo. A bebida ainda é rica em antioxidantes, que ajudam a combater o envelhecimento precoce, neutralizando os radicais livres.

Apesar de ser um chá saudável, por reduzir os níveis de estrogênio no organismo, o consumo do hibisco não é recomendado para gestantes e pessoas que fazem uso de anticoncepcionais ou medicamentos para reposição hormonal.

Chá saudável: chá-verde

O chá-verde é um dos chás saudáveis mais bebidos ao redor do mundo. Ele faz parte de uma cultura milenar de consumo de chás como alternativas medicinais. Graças às inovações científicas, pesquisas recentes confirmaram que muitos dos benefícios atribuídos ao consumo da bebida são reais! O chá-verde é rico em diversos antioxidantes, como flavonoides e catequinas, que ajudam a combater o envelhecimento precoce das células. Para os diabéticos, o chá-verde também pode ser considerado um chá saudável, pois ele contribui para que o organismo se torne mais sensível à ação da insulina, o que ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue. Ainda para quem treina, o chá-verde pode ser uma boa pedida, pois é termogênica! Isso quer dizer que ela ajuda a acelerar o metabolismo, dando mais energia e potencializando a queima de gorduras.

Chá-saudável: chá-preto

A planta que dá origem ao chá-preto é a mesma do chá-verde, e ambos são chás saudáveis; a diferença entre os dois está no processo de produção. Enquanto o chá-preto é manuseado para que as folhas entrem em processo de oxidação, o chá-verde é trabalhado para evitar que isso aconteça. É por isso que um tem a coloração mais clara que o outro. Quanto aos benefícios, o chá-preto possui menos antioxidantes, mas se destaca por auxiliar no processo digestivo, diminuir os níveis de colesterol e ajudar a aumentar a concentração.

Chá-saudável: camomila

A camomila é muito conhecida pela crença popular de que ela ajuda a induzir o sono. Essa hipótese foi colocada à prova em um estudo publicado pelo Journal of Advanced Nursing. A pesquisa indicou que as pacientes com insônia que consumiram o chá de camomila antes de dormir apresentaram melhoras na qualidade do sono em menos de duas semanas de teste. Isso acontece porque a camomila possui uma quantidade elevada de flavonoides – principalmente a apigenina, que tem função calmante. Mas a camomila não é um chá saudável apenas por isso: ela ainda apresenta mais benefícios! Segundo pesquisas, a bebida auxilia no processo de digestão e na redução de inflamações.

Chá-saudável: hortelã

De aroma e sabor inconfundíveis, o chá de hortelã, além de ser muito benéfico à saúde, é também uma delícia! A bebida é rica em antioxidantes que atuam no combate ao envelhecimento precoce, beneficiando a saúde da pele e dos cabelos. Pesquisas feitas pela Universidade Estadual Paulista também indicaram que o chá de hortelã possui vários benefícios para o sistema digestivo: segundo os estudos, a hortelã auxilia na digestão e ajuda a reduzir os sintomas de problemas gastrointestinais, como úlceras no estômago, diarreia e gastrite. Pessoas que sofrem de alergias ou asma também podem se beneficiar desse chá saudável, pois a hortelã ajuda a abrir as vias respiratórias, combatendo a sensação de nariz entupido e facilitando a respiração.

Chá-saudável: mate

A erva mate é muito consumida na região Sul do Brasil. A bebida produzida a partir do mate pode ser chamada de várias maneiras: quando a infusão é feita em água fria, ela se chama tererê; quando em água quente, ela é chamada de chimarrão; já se a erva for tostada, ela é chamada de chá-mate. Esse último é mais comum na região Sudeste do Brasil.

A partir da erva mate pode ser obtido um chá saudável, pois as substâncias contidas na planta são muito benéficas à saúde. Um dos maiores ganhos do consumo da bebida se deve à quantidade de cafeína contida na erva. A cafeína estimula a atividade cerebral, ajudando a dar mais foco e energia para atividades físicas e intelectuais. Além disso, o chá-mate ainda ajuda a aumentar a imunidade, pois contém boas quantidades de vitaminas e minerais.

Chá-saudável: limão com mel

A combinação de limão e mel é um dos maiores aliados das mamães no combate a gripes, resfriados e dores de garganta. E elas não estão erradas em apostar nesses ingredientes! O limão é um fruto rico em vitamina C e antioxidantes, elementos que ajudam a fortalecer o sistema imunológico. Já o mel, além de delicioso, é fonte de vitaminas e minerais, além de ter ação anti-inflamatória e antiviral. Juntos, esses ingredientes formam um chá saudável e poderoso para o fortalecimento da imunidade.

Chá-saudável: cidreira

A erva-cidreira, também conhecida como capim-limão ou capim-santo, conquista por seu aroma agradável e sabor marcante. Mas esses não são os únicos motivos pelos quais essa bebida é amplamente consumida: ela também possui diversas propriedades benéficas à saúde que fazem dela um chá saudável. Assim como acontece com a camomila, a erva-cidreira também pode ser considerada como um sedativo natural. Ela ajuda a aliviar a ansiedade e o estresse, pois possui substâncias que agem no cérebro, proporcionando uma sensação prolongada de bem-estar e tranquilidade.

Chá-saudável: canela

A canela é uma especiaria originária do Sri Lanka, muito utilizada em receitas doces e bebidas. Além de ser saboroso e aromático, o chá de canela proporciona muitos benefícios à saúde! Segundo pesquisas, o consumo da bebida pode servir como terapia complementar para diabetes tipo 2, pois ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue e a tornar o organismo mais sensível à insulina. O chá de canela também pode ser considerado um chá saudável, pois age como um anti-inflamatório natural; além de que, por possuir ação diurética, ajuda a combater a retenção de líquidos no corpo.

Agora que você já conhece os melhores chás saudáveis, basta escolher o seu favorito e colocar a água para ferver!

Se você gostou dessas dicas e não quer perder nenhuma novidade, não deixe de acompanhar as atualizações do Que Bem Que Faz!


Perguntas Frequentes

  • Qual a melhor forma de adoçar meu chá saudável?

    Uma boa opção para quem não gosta de tomar chá sem açúcar é optar por adoçantes, mel ou açúcares que possuem um índice glicêmico menor, como o açúcar de coco, açúcar mascavo e açúcar demerara.

  • Qual o chá mais saudável para começar o dia?

    Ter energia é indispensável para começar o dia bem. Por isso, na hora de escolher um chá saudável, vale a pena optar por bebidas com cafeína, como o chá-verde e o chá-preto. Mas lembre-se de não exagerar na quantidade, pois cafeína em excesso pode provocar taquicardia.

  • Qual é o melhor chá saudável para pessoas com insônia?

    O chá de camomila e o chá de erva-cidreira são as melhores pedidas para evitar a insônia, pois essas bebidas possuem propriedades naturais que ajudam a induzir o sono.

 

Fontes

https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf https://revistacafeicultura.com.br/?mat=24102 https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/30879/5/Ch%C3%A1VerdePropriedades.pdf https://www.eatright.org/health/wellness/preventing-illness/the-health-benefits-of-tea https://www.nepa.unicamp.br/noticias/1/os-milagres-do-hortela#:~:text=O%20Hortel%C3%A3%20%C3%A9%20uma%20excelente,ajuda%20na%20preven%C3%A7%C3%A3o%20de%20acnes. https://repositorio.unesp.br/handle/11449/108581

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas