Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Pessoas sorridentes curtindo o carnaval brasileiro.

Folia consciente: 9 dicas para curtir o carnaval com saúde

Compartilhar
Atualizado em  novembro 2023

Um dos feriados mais agitados do nosso calendário está chegando e, por isso, precisamos conversar sobre todo o cuidado necessário para garantir um carnaval com saúde e segurança! 

Essa folia, que enche as ruas todos os anos com milhões de pessoas e aumenta o astral de todo mundo, faz parte da nossa cultura há séculos. Desde então, vem se transformando e ganhando celebrações que movimentam todo o país. 

Entretanto, é preciso tomar cuidado para não se deixar levar somente pela euforia, colocando-se em risco por meio de descuidos e excessos. 

A saúde mental e física ainda devem ser prioridades para evitar quaisquer imprevistos durante as comemorações. Assim, todos conseguem aproveitar os dias e criar lembranças positivas ao curtir o carnaval com saúde, deixando a comemoração ainda melhor! 

Pensando nisso, o Que Bem Que Faz trouxe 9 dicas práticas para você curtir a folia mais esperada do ano com muita saúde! Vamos lá?

 

Como aproveitar o carnaval com saúde?

Neste artigo, listamos algumas das práticas mais importantes para garantir um carnaval com saúde e os principais motivos de manter uma vida saudável e balanceada independente da época do ano! 

  1. É uma maratona, não uma corrida de 100 metros

O feriado de carnaval é longo, principalmente porque se junta com o fim de semana anterior. Por isso, se for celebrar todos os dias, seja na rua ou em festas fechadas, vá com calma, distribua a loucura entre os dias e não queime a largada. Você ainda terá bastante tempo para curtir com seus amigos e família! 

  1. Hidrate-se muito bem

A água é uma das melhores amigas do organismo, especialmente por compor cerca de 60% do corpo humano. Ela é essencial para o bem-estar e saúde, pois é uma das responsáveis pelo transporte de oxigênio, sais minerais e nutrientes por todo o corpo.

Mantenha-se hidratado sempre que possível, beba bastante água entre os drinks e ofereça um gole para os seus amigos quando eles pedirem. Um corpo bem hidratado pode diminuir os riscos de ressaca, fadiga e outros sintomas de excesso de folia!

  1. Alimente-se bem e de forma equilibrada

Tudo o que é consumido passa pelo estômago e pelo intestino delgado. Se o estômago estiver vazio quando você começar a beber, por exemplo, o álcool entra muito mais rápido na sua corrente sanguínea. Nessas situações, as chances de ficar bêbado mais rápido são maiores, podendo ser perigoso, principalmente em folias de rua. 

Além disso, os alimentos trazem força, energia e nutrientes para o seu corpo cansado. Então, certifique-se de fazer todas as refeições principais de forma equilibrada, evitando excessos de gordura e sal, e priorizando legumes, carboidratos e proteínas.

  1. Priorize um bom sono

O sono é essencial para o corpo humano e para a saúde mental. E, honestamente, o seu cérebro não sabe que é carnaval, e vai continuar buscando a necessidade das 8 horas de sono! 

Apesar de ser difícil encontrar todo esse tempo para dormir durante as celebrações, é importante priorizar um bom descanso todos os dias, mesmo que sejam mais curtos.

Se você tiver dificuldades em dormir nessas situações, o ideal é colocar um prazo para si mesmo, encontrar um local o mais silencioso possível, pouco iluminado, deixar o celular longe e fechar os olhos. Com certeza, o corpo estará cansado e ajudará a sua mente a pegar no sono. 

  1.  Utilize roupas ideais para o momento

Sinônimo de fantasias e glitter, o carnaval é o momento ideal para mostrar toda sua criatividade. No entanto, para curtir uma folia saudável, é preciso considerar a parte externa do corpo também. 

Por isso, utilize roupas confortáveis e adequadas para cada local. Se for pular carnaval em bloquinhos de rua, evite ir de chinelo para não cortar o pé, por exemplo. Se as suas coxas raspam, lembre-se de usar algum tecido mais largo entre elas ou passar um creme hidratante para diminuir o atrito. 

Aproveitando o tópico vestimentas, também evite ir de bolsas grandes ou com o celular no bolso. Aposte em doleiras ou pochetes que fiquem na frente do corpo para garantir mais segurança e evitar furtos durante as festas.

  1. Evite excessos e não misture

Beber com moderação e não misturar os tipos de álcool são duas dicas fundamentais para você e seus amigos curtirem um carnaval com saúde! Se sentir que está ficando muito alterado, pause a bebida e coma algo leve, como uma fruta. 

  1. Passe protetor solar!

O protetor solar corporal e facial são itens essenciais do carnaval e do dia a dia. Além de proteger contra os raios UVA e UVB, evitando qualquer irritabilidade na pele, ele ajuda a diminuir a ocorrência de manchas e de queimaduras

  1. Conheça seus limites

Antes de sair de casa, defina seu limite de bebidas e apegue-se à ele! Não acompanhe o resto do pessoal só porque eles aguentam mais. Esse passo é um dos mais importantes para garantir uma curtição tranquila e saudável

O autoconhecimento é crucial para esses momentos que exigem mais responsabilidade.

  1. Conte com os seus amigos e familiares

Caso aconteça de passar mal, seja por bebida, calor, desidratação ou qualquer outro motivo, avise as pessoas que estão com você: quanto antes conseguir ajuda, mais seguro será!

Não se esqueça de um pós-carnaval com saúde também!

Os dias que seguem o feriado também merecem uma atenção um pouco maior. Apesar do carnaval ter sido cansativo, saia para caminhar ou fazer algum exercício físico após os dias de folia. Isso ajudará o seu corpo a voltar à rotina e acelerar o processo de desintoxicação!

Além disso, acrescente alimentos que ajudam na recomposição de nutrientes e sais minerais do corpo, como frutas, peixes, gengibre e muita água! Se quiser descobrir outros alimentos que podem ajudar no pós-carnaval e com a ressaca, você pode conferir o artigo completo em nosso blog.

Seguindo essas dicas que trouxemos, fica muito mais fácil curtir um carnaval com saúde e segurança. São dicas de cuidado pessoal para o feriado, mas servem para qualquer evento ou situação em que as pessoas tornam-se mais vulneráveis! 

Por fim, lembre-se sempre: curtir a vida faz bem, mas curtir a vida com saúde e responsabilidade é melhor ainda! 

Se quiser receber mais dicas de como garantir o bem-estar e uma vida equilibrada, acesse nosso portal e compartilhe as informações com todos os seus amigos!

 


Perguntas frequentes

Como aproveitar o carnaval com saúde? 

Aproveitar um carnaval com saúde envolve uma série de medidas importantes, como hidratação adequada, alimentação equilibrada, um bom sono, proteção contra o sol e um cuidado com o consumo de álcool.
 

 

Referências

Staying Healthy during Carnival Season. LCMC Health, 2017.

Partying safely – tips for teenagers. Better Health Channel, 2018.

Alcohol and Health: The Good, the Bad, and the Ugly. Healthline, 2018.

Top 7 tips for safe drinking. Health Direct, 2022.

O QbemQfaz é um portal de conteúdos sobre saúde, nutrição, bem-estar e alimentação saudável da Nestlé. Os conteúdos desse site têm caráter informativo e não substituem o aconselhamento e acompanhamento médico, nutricional e de outros profissionais de saúde.