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12 Dicas de cuidado pessoal que podem mudar sua vida!

Legenda: 
Dicas de cuidado pessoal

Caminhar, beber água, uma boa noite de sono… Essas coisas simples, quando aplicadas na rotina, podem melhorar significativamente a sensação de bem-estar e promover um estilo de vida mais saudável e feliz.

1. Beber água: O corpo humano é constituído aproximadamente em 60% por água. Esta água é responsável pelo transporte de nutrientes, oxigênio e sais minerais em nosso corpo. Isso significa que manter-se hidratado é um dos hábitos mais importantes a ser adicionado em sua rotina, principalmente quando falamos sobre uma vida com mais bem-estar – afinal, uma pessoa que não se hidrate corretamente pode sentir dores de cabeça, apresentar pele e lábios ressecados, fadiga e outros sintomas indesejados. Uma boa dica para se lembrar de consumir água é manter sempre uma garrafinha perto de você, próxima à vista, ou até mesmo determinar um despertador como lembrete. Além disso, é importante lembrar que alguns chás, ou alimentos como a melancia, são boas fontes de líquidos para incrementar seu consumo de água.
2. Dormir bem: O sono é uma parte essencial do nosso dia-a-dia. É durante o sono que nosso corpo recupera as energias, repara os tecidos, produz proteínas e mantém o cérebro saudável. Não dormir bem pode fazer com que você tenha problemas de produtividade, concentração, dificuldade de socializar e até mesmo fique com a imunidade baixa. Especialistas indicam que um adulto comum precisa de, em média, 8 horas diárias de sono. Uma boa dica, caso você tenha dificuldades para dormir, é tentar se desconectar das telas, evitando utilizar o computador ou celular por ao menos uma hora antes de dormir; bem como evitar dormir em lugares iluminados ou barulhentos, pois isso dificulta que seu corpo durma de forma tranquila e relaxada.
3. Definir uma rotina: Se organizar é um passo importante para ter um cotidiano mais tranquilo e livre de estresse. Ter uma rotina definida pode te ajudar a dormir e acordar de forma mais tranquila, se alimentar melhor, procrastinar menos e saber mais claramente quais são as suas prioridades. A definição de uma rotina é um passo importante para colocar em prática todas as outras dicas apresentadas nesta lista e otimizar o seu bem-estar. Comece definindo um horário de dormir e acordar, abra as janelas todos os dias, defina um horário para uma caminhada, etc. Assim, aos poucos você terá definido tarefas diárias e será possível se organizar melhor, seja no trabalho ou quando ocorrer algum imprevisto.
4. Ter hobbies: Essa dica de autocuidado é simples e consiste em dedicar um tempo para fazer uma coisa que você gosta – como ler um livro, desenhar ou jogar videogame. Além de serem um jeito de sair de uma rotina estressante, hobbies são uma boa forma de conhecer e criar novas conexões com pessoas e coisas. Ter um hobbie pode te ajudar a se conhecer melhor e, ao fazer algo que gosta, as pessoas tendem a se sentir menos estressadas e mais contentes.
5. Se exercitar: Quando praticamos qualquer tipo de exercício físico o corpo libera hormônios; dentre eles temos a conhecida serotonina, o hormônio do bem-estar, que é capaz de promover sensações de satisfação e felicidade. Manter uma rotina frequente de exercícios físicos pode ser difícil, mas com dedicação e cuidado, exercitar-se pode valer muito a pena. Algumas dicas de cuidado pessoal para quem quer praticar mais exercícios é começar uma rotina diária simples – como, por exemplo, meia hora de caminhada, ou correr por quarenta minutos.
6. Comer de forma saudável: Uma alimentação saudável é o caminho ideal para manter a mente e o corpo equilibrados. É importante lembrar que os nutrientes e vitaminas de que necessitamos vêm diretamente de nossa alimentação. Portanto, é preciso ser conscientes quanto aos hábitos alimentares e alimentos que são ingeridos, procurando sempre manter uma alimentação equilibrada – pois uma pessoa saudável, sem necessidades vitamínicas especiais, acaba por otimizar seu bem-estar através de cuidados pessoais simples, como se alimentar bem.
7. Passar um tempo ao ar livre: Uma pesquisa feita no japão, pela universidade de Chiba, mostrou que pessoas que têm mais contato com o ar livre e com a natureza também acabam por ter uma diminuição do hormônio do estresse (cortisol), da frequência cardíaca e da pressão arterial. Assim, além da exposição ao sol – que promove a absorção de vitamina D –, passear ao ar livre pode, comprovadamente, te deixar menos estressado e prevenir problemas como ansiedade, além de ser uma atividade super relaxante que exige apenas uma caminhada.
8. Ler mais: Pode não parecer uma dica de cuidado pessoal, mas complementar sua rotina com hábitos de leitura é uma boa maneira de fortalecer o cérebro e a saúde mental. O hábito de ler permite a ampliação do nosso vocabulário, ajuda na memória, no raciocínio, no desenvolvimento de um senso mais crítico e, até mesmo na empatia – afinal, ler pode ser uma boa forma de se colocar no lugar de outra pessoa. Um conselho para ler mais é começar definindo uma meta, como uma ou duas páginas por dia durante a noite. Com o tempo, o hábito de ler deve se intensificar.
9. Cozinhar: Cozinhar é um hábito de cuidado pessoal que se relaciona diretamente com a dica de comer de forma saudável. Afinal, ao cozinhar uma refeição, você acaba entendendo e tendo mais responsabilidade sobre os alimentos ingeridos, é possível controlar melhor a quantidade de sal ou açúcar que vai em suas refeições e optar por alimentos mais saudáveis. Além disso, cozinhar promove o bem-estar, uma vez que você acaba se concentrando mais e prestando mais atenção ao que está sendo feito. Isso pode também aumentar sua autoestima, à medida que você aprende a preparar pratos cada vez mais elaborados e difíceis. Aqui você pode conferir 80 receitas fáceis para quem não tem intimidade com a cozinha e algumas dicas para melhorar suas habilidades na cozinha.
10. Música: Escutar música possui efeitos muito positivos para a saúde mental. A música pode ser escutada enquanto você se exercita, lê ou cozinha, e é uma boa maneira de promover o bem-estar. A música nos permite ser mais criativos, nos ajuda a processar emoções, lidar com a dor ou nos concentrar em determinada coisa. Separar um momento durante a semana para escutar algumas faixas de música pode ser benéfico para sua saúde mental e ainda te auxiliar a fazer outras tarefas, como lavar as louças.
11. Ficar em dia com a saúde: Consultas e exames médicos esporádicos e preventivos são necessários para garantir que tudo em seu corpo está indo bem. O acompanhamento profissional é importante para garantir que tudo no seu corpo esteja funcionando adequadamente, bem como para receber orientação sobre qualquer mudança que você venha a fazer em seu dia a dia – como uma nova dieta, ou uma rotina de exercícios diferente – e checar se está adequada ao seu perfil.
12. Socializar: Por fim, essa dica de cuidado pessoal consiste em se conectar com as pessoas ao seu redor. Com a crise do Covid-19 descobrimos como o isolamento social pode trazer sensações de ansiedade, impotência e humor deprimido. É preciso então manter-se em contato com outras pessoas, socializar e conversar para melhorar a sensação de bem-estar psicológico, prevenindo doenças psicossomáticas e garantindo um estilo de vida mais saudável.

Essas dicas de cuidado pessoal buscam ajudar a ter uma vida mais saudável e com mais bem-estar, através de mudanças pequenas na rotina. É necessário, assim, ser autoconsciente e entender que é possível incorporar essas dicas de cuidado pessoal no seu cotidiano. Aqui no QueBemQueFaz você pode conferir uma sessão inteira dedicada ao bem-estar para te ajudar nessa jornada.


Perguntas frequentes

  • O que é autocuidado?

    Autocuidado consiste em cuidar de si próprio, em diferentes aspectos da vida: mental, físico, emocional, social e espiritual.

  • O que é ter saúde mental?

    Saúde mental consiste no equilíbrio entre suas bases físicas e psíquicas.

Fontes:

https://socientifica.com.br/quanta-agua-existe-no-corpo-humano/

https://www.healthline.com/nutrition/19-hydrating-foods#TOC_TITLE_HDR_3

https://www.healthline.com/nutrition/10-reasons-why-good-sleep-is-important#2.-Good-sleepers-tend-to-eat-fewer-calories

https://www.healthline.com/nutrition/17-tips-to-sleep-better

https://www.pfizer.com.br/noticias/ultimas-noticias/dormir-bem-importancia-de-uma-boa-noite-de-sono#:~:text=%C3%89%20durante%20o%20sono%20que,manter%20corpo%20e%20mente%20saud%C3%A1veis

https://www.healthline.com/health/healthy-morning-routine

https://facilconsulta.com.br/blog/rotina-saudavel/

https://www.healthline.com/health/healthy-morning-routine

https://www.scielo.br/j/rbme/a/nmsrxHqN5yFqTv8GLdYLM6n/?format=pdf&lang=pt

https://www.ecodebate.com.br/2019/04/12/atividades-ao-ar-livre-em-contato-com-a-natureza-trazem-beneficios-para-saude-e-bem-estar/

https://www.pucrs.br/blog/habito-de-leitura-estimula-o-cerebro-e-promove-beneficios-para-a-saude-mental/

https://www.cambridgekitchens.co.uk/blog/cooking-good-wellbeing/

https://wiselivingmagazine.co.uk/health/wellbeing/music-for-wellbeing/

https://hospitalsantamonica.com.br/por-que-a-falta-do-convivio-social-impacta-na-nossa-saude-mental/

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas