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Em uma academia, um homem e uma mulher estão fazendo exercício anaeróbico, segurando pesos em cima da cabeça.

Exercício anaeróbico: o que é e como ele afeta seu corpo

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Atualizado em  novembro 2023

Você pode nunca ter ouvido falar no termo, mas se está acostumado à prática de atividades físicas, é possível que conheça alguns exercícios anaeróbicos. Afinal, esse é um estilo de treino bastante comum e eficiente, independente da finalidade da sua preparação.

Resumidamente, os exercícios físicos podem ser divididos em dois tipos: os aeróbicos, que significa “com oxigênio”, e os anaeróbicos, ou “sem oxigênio”. Ambos são importantes para a saúde, porém tem formas distintas de atuação no corpo.

O QBemQFaz explica a diferença entre exercícios aeróbicos e anaeróbicos e dá dicas para você aplicar esse tipo de atividade no seu treino.

 

O que é exercício anaeróbico?

Antes de tudo, vamos explicar o que são os exercícios aeróbicos: são as atividades físicas que exigem oxigênio para produzir energia. Eles são prolongados, com intensidade baixa ou moderada, de longa duração e repetições dos movimentos. Também são chamados de atividades cardiovasculares e alguns exemplos dessa modalidade são caminhada, dança e pedalada.

Já os exercícios anaeróbicos, ao contrário do anterior, não utilizam oxigênio para a produção de energia. Em vez disso, as atividades anaeróbicas quebram a glicose que já está em seus músculos como forma de ganho de energia. Por isso, dependem da energia armazenada em seu corpo a partir de carboidratos, proteínas e gorduras consumidas previamente.

Eles se caracterizam por ter alta intensidade, curta duração, rapidez de movimento e trabalhar músculos focalizados na prática. Essas atividades proporcionam o ganho de resistência localizada, ou seja, é uma ótima pedida para quem deseja aumentar o fortalecimento muscular.

Entre os principais tipos de atividades anaeróbicas, é possível citar:

  • Musculação;
  • Pilates;
  • Crossfit;
  • Calistenia;
  • Abdominais;
  • Corrida intervalada, como tiros de 100 metros.

Benefícios do exercício anaeróbico 

  1. Aumenta a força e resistência musculares

Os exercícios anaeróbicos têm a finalidade de extrair o máximo de potencial físico possível do indivíduo em um curto período. Essas ações de explosão fortalecem e tonificam os músculos, criando resistência corporal. Além de melhorar o condicionamento físico como um todo, promove a saúde e o equilíbrio para o corpo.

  1. Queima calorias

O exercício anaeróbico é um importante aliado no emagrecimento. Isso porque ajuda a aumentar o metabolismo à medida que constrói e mantém a massa muscular magra. Quanto mais músculos magros você tiver, mais calorias queimará durante a próxima sessão de suor, além de aumentar a queima de calorias pós-treino.

  1. Melhora da função cardíaca

As atividades anaeróbicas são indispensáveis para quem procura uma melhora na saúde do coração. Em associação aos exercícios cardiovasculares, ou seja, um programa de treinos que contemple atividades de alta e baixa intensidades é o mais completo para garantir a redução de risco cardíaco.

  1. Melhora da função pulmonar

Assim como a função cardíaca, a respiração também se beneficia pela combinação de exercícios de alta e baixa intensidade. Por isso, os exercícios anaeróbicos são essenciais para manter a saúde dos pulmões em alta.

  1. Aumento da densidade óssea

O treinamento de resistência proporcionado pelos exercícios anaeróbicos é capaz de aumentar a força e a densidade dos ossos do corpo humano. A longo prazo, esse benefício ajuda a reduzir as chances do desenvolvimento da osteoporose.

  1. Protege as articulações

O desenvolvimento de massa muscular e da densidade óssea pode auxiliar a proporcionar uma proteção adicional às articulações. Isso resultará também em uma maior proteção contra lesões.

  1. Aumenta a energia

Uma das finalidades do exercício anaeróbico é proporcionar um aumento da capacidade do corpo de armazenar glicogênio, usado como energia pelo corpo. O aumento dessa substância dá mais energia para a próxima sessão de atividade física intensa, melhorando a capacidade física e atlética.

Riscos da prática de exercícios anaeróbicos

Os principais riscos associados aos exercícios anaeróbicos estão intimamente ligados ao estado de saúde prévio à prática da atividade. Por isso, uma supervisão médica capacitada é essencial antes e durante a prática de exercícios anaeróbicos. 

Apenas a avaliação profissional poderá analisar o impacto na saúde e acompanhar o progresso dos treinos de forma saudável para o corpo.

Além disso, um fator preocupante são as lesões derivadas dos exercícios anaeróbicos. Tanto o nível de exigência dos músculos, como a execução errada dos movimentos da atividade, podem causar contusões musculares. É importante saber respeitar os limites do corpo, para que os tecidos possam se adaptar progressivamente a movimentos e potências maiores.

Entre os principais riscos da prática de atividades anaeróbicas estão:

  1. Lesões musculares

Contraturas, rupturas ou distensões são comuns durante a prática de atividades de alta intensidade. Por isso, respeite os limites do seu corpo e não force excessivamente seus músculos.

  1. Problemas prévios de saúde

Romper com o sedentarismo é a melhor forma de buscar uma melhora na saúde, porém é importante lembrar que cada pessoa tem características e necessidades próprias. Todo indivíduo que queira iniciar a prática de exercícios precisa passar por uma avaliação médica, afinal qualquer problema de saúde pode representar um risco à saúde quando não identificado.

  1. Fadiga muscular

Realizar atividades físicas de alta intensidade e não respeitar o tempo de intervalo entre elas pode levar à exaustão do músculo.

Planeje o seu exercício com cuidado

De modo geral, é possível falar que não há uma contraindicação absoluta à prática de exercícios anaeróbicos. Com um acompanhamento especializado e respeitando os limites impostos pelo corpo, é possível manter a segurança da atividade. 

Além disso, também não se pode esquecer da importância da alimentação saudável e da hidratação adequada antes, durante e depois da prática.

Se você está pronto para iniciar a prática de exercícios anaeróbicos por conta própria, confira este conteúdo sobre movimentos que você pode fazer em casa - mas não se esqueça de passar por uma avaliação médica antes de se jogar nos treinos!

 


Referências

What is anaerobic exercise?. WebMD, 2021

What you need to know about anaerobic exercise. Healthline, 2019

The health benefits of anaerobic exercise. Piedmont Health

Efeitos do exercício aeróbico e anaeróbico em variáveis de risco cardíaco em adultos com sobrepeso. Faculdade Social da Bahia, 2008.

O QbemQfaz é um portal de conteúdos sobre saúde, nutrição, bem-estar e alimentação saudável da Nestlé. Os conteúdos desse site têm caráter informativo e não substituem o aconselhamento e acompanhamento médico, nutricional e de outros profissionais de saúde.