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A importância da proteína para o 50+

Legenda: 
A importância da proteína para o 50+: tofu

A perda muscular e problemas como a sarcopenia e a osteoporose se tornam mais comuns com a chegada à terceira idade. Por conta disso, se alimentar de forma saudável, adotar uma dieta rica em proteínas e praticar exercícios físicos regulares são essenciais após os 50 anos. Entenda melhor a importância da proteína para o 50+.

 

Porque precisamos de proteína?

Constituídas de aminoácidos essenciais para a manutenção dos músculos, pele, ossos e órgãos, as proteínas são importantes para a manutenção dos tecidos em nosso corpo, mantendo a elasticidade e a resistência dos mesmos.

Após os 50 anos, com o processo de envelhecimento, é comum que o corpo passe a perder massa muscular. Por conta disso, é importante ingerir mais proteína do que uma pessoa jovem.

A recomendação diária de proteína para um adulto comum é de 0,8g de proteína por kilo; já na terceira idade, essa recomendação é aumentada para 1,2g a 1,5 grama de proteína por quilo ao dia.

 

A importância da proteína para o 50+

O envelhecimento é uma das certezas da vida, levando a mudanças físicas e mentais que transformam a maneira como vivemos. Sabendo disso, é importante adotar hábitos saudáveis para prevenir possíveis dificuldades que podem aparecer conforme envelhecemos.

Sarcopenia

A sarcopenia é uma doença causada pela perda de massa muscular causada pelo envelhecimento. Com sintomas que incluem dificuldade de andar, desequilíbrio e quedas constantes, a sarcopenia pode ser prevenida ao praticar exercícios físicos regularmente e consumindo alimentos ricos em proteínas, para manter a musculatura do corpo mais forte e resistente.

Osteoporose

Muito se fala sobre cálcio ou vitamina D para prevenir e tratar a osteoporose; contudo, a proteína é outro elemento importante para evitar essa doença. A proteína constitui aproximadamente 50% do volume ósseo e um terço da massa dos ossos – ou seja, é super importante para ter ossos saudáveis e fortes. Ingerir mais leite e outros produtos ricos em proteínas pode te ajudar a ter uma vida melhor e repleta de bem-estar, uma vez que a osteoporose pode causar dores e fraturas que ninguém deseja.

A proteína é um nutriente super importante, principalmente ao envelhecer. Contudo, é preciso estar sempre em dia com seu médico e tentar montar uma dieta adequada com o auxílio de um nutricionista, pois o excesso de proteína pode fazer mal para aqueles que sofrem com algum problema nos rins. Nesses casos, é preciso mais atenção à quantidade ideal de proteína a ser consumida.

 

Como consumir mais proteína?

Uma dúvida comum é: “como faço para consumir mais proteína?”. Essa pergunta pode ser respondida ao entender melhor quais são os alimentos ricos em proteínas, e aqui estão alguns:

Adicionar ovos e uma vitamina de leite no café da manhã, um pedaço de carne acompanhado de ervilhas ou feijão no almoço ou na janta, alguma proteína no lanche da tarde através de um mingau de aveia ou barra de cereal, ou conhecer alguns sucos proteicos são boas ideias para começar a comer mais proteína. Em todo caso, você ainda pode conferir nosso artigo sobre como consumir mais proteína, para ter mais informações.


Perguntas frequentes

  • Quantas calorias um idoso precisa por dia?

    A necessidade calórica de um idoso é 1700 kcal por dia. No entanto, a maioria dos idosos mantém seu consumo entre 1320 e 1564 kcal ao dia, devendo estar atentos para ingerir a quantidade necessária.

  • Qual a relação de idade com a recomendação proteica?

    Conforme envelhecemos, a recomendação proteica aumenta de 0,8g/kg ao dia para de 1,2 a 1,5g/kg ao dia.

     

Fontes

https://www.aarp.org/health/healthy-living/info-2018/protein-needs-fd.html#:~:text=Protein%20helps%20to%20keep%20our,live%20independently%20as%20we%20age.&text=In%20our%20older%20years%2C%20we,muscle%20mass%2C%20strength%20and%20function. https://khn.org/news/why-older-adults-should-eat-more-protein-and-not-overdo-protein-shakes/ https://www.healthhub.sg/live-healthy/2076/seniors-need-more-protein https://www.washingtonpost.com/national/health-science/for-older-adults-a-protein-rich-diet-is-important-for-health/2019/01/18/886926ce-1a78-11e9-88fe-f9f77a3bcb6c_story.html https://www.ndtv.com/health/if-youre-in-your-50s-60s-eat-this-much-protein-every-day-2009202 https://www.aarp.org/health/healthy-living/info-2017/over-60-healthy-living-tips.html https://journals.lww.com/nutritiontodayonline/fulltext/2019/05000/optimizing_dietary_protein_for_lifelong_bone.5.aspx#:~:text=In%20addition%20to%20calcium%20in,in%20the%20prevention%20of%20osteoporosis.&text=Protein%20makes%20up%20roughly%2050,one%2Dthird%20of%20its%20mass.

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas