Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Melhor posição para dormir com cólica existe?

Legenda: 
Melhor posição para dormir com cólica: mulher dormindo

As cólicas menstruais podem ser muito incômodas na hora de dormir e, por mais que existam métodos para atenuar as dores – como chás, bolsas quentes e até analgésicos –, muitas vezes a dor persiste durante a noite.

Por isso, vamos listar as melhores posições para dormir com cólica menstrual e te ajudar a ter um sono tranquilo. Antes, porém, vamos entender um pouco mais sobre as cólicas menstruais. Vamos lá?

 

Cólicas menstruais

As cólicas menstruais ocorrem mensalmente e podem ser muito dolorosas. Elas são resultado da não fecundação do óvulo e, consequentemente, da não gravidez. São divididas em duas:

1. O primeiro tipo é mais “normal” e geralmente aparece um tempinho depois das primeiras menstruações.
2. O segundo tipo de dor é provocado por doenças ou distúrbios, como por exemplo a endometriose, mioma ou outras alterações do útero e dos ovários.

Mensalmente, o corpo da mulher se prepara para uma nova gravidez, preparando o útero com o endométrio, tecido criado no interior do órgão para abrigar o óvulo e fazê-lo aderir nas paredes do útero.

Quando o organismo entende que esse óvulo não foi fecundado, há uma série de sinalizações e ações hormonais que iniciam a descamação do endométrio. A descamação ocasiona dores – as famosas cólicas menstruais – e dura até que todos esses “preparativos” do corpo sejam eliminados.

Agora que você já sabe como as cólicas são ocasionadas, vamos listar as melhores posições para dormir com cólica.

 

Melhores posições para dormir com cólica

Posição fetal

A posição fetal talvez já seja conhecida. De fato, muitas mulheres, na base da tentativa e erro, acabam descobrindo que ela é uma das melhores posições para dormir com cólicas.

A explicação para o alívio que a posição fetal proporciona para as dores menstruais é: ela faz o abdômen relaxar, o que diminui a dor das contrações. Ela ainda ajuda a esquentar um pouco a área, aumentando a sensação de conforto, que também ajuda.

De lado com os braços dados

Apesar de pouco comum, essa posição pode ser bem cômoda para dormir com cólica. Para deixá-la ainda mais cômoda e dar mais suporte à coluna, é bom colocar um travesseiro ou almofada entre as pernas.

A posição consiste em deitar de um lado e dar uma espécie de abraço em si mesma. Ela ainda pode ser combinada com a posição fetal, o que pode aquecer um pouco mais a área e ajudar a aliviar as dores.

De bruços

Muitas mulheres também se deitam de bruços quando a dor da cólica aperta. É uma posição que pode ajudar a diminuir as dores menstruais, embora não seja bom recorrer sempre a ela: dormir sempre nessa posição pode fazer a coluna sofrer e trazer outros tipos de dores.

Para algumas mulheres, ela é uma das melhores posições para dormir com cólica, já que faz com que a região fique aquecida e acomoda melhor o útero, podendo ajudar principalmente nas cólicas que se concentram no baixo ventre. Mas, vale repetir, o melhor é só deitar nessa posição quando não houver outro jeito de diminuir a dor.

 

Posições para aliviar a cólica

Existem posições que não são tão úteis na hora do sono, mas que podem auxiliar ao longo do dia se sua cólica for intensa. São elas:

Balasana

A balasana, ou a posição da criança, é muito utilizada na ioga e pode ser uma grande aliada para atenuar as cólicas menstruais. Para fazê-la é necessário:

1. Ajoelhar sobre um tapete
2. Separar os joelhos até a linha do quadril
3. Inclinar-se para frente e posicionar braços para trás
4. Encostar a testa no chão ou em uma almofada

Essa postura ajuda a proporcionar um descanso orgânico e a normalização da pressão arterial.

Supta Baddha Konasana

A Supta Baddha Konasana, ou a posição da borboleta deitada, é uma ótima posição para acomodar melhor os ovários. Além disso, ela acalma e relaxa por ajudar a desfazer tensões pélvicas.

1. Deite no chão com o braços abertos em uma linha reta
2. Dobre as pernas e una os pés

Baddha Konasana

A posição da borboleta ajuda a abrir a área da virilha e atenua dores menstruais. Ela é cômoda e mais simples do que as outras duas anteriores. Para ficar nessa postura basta:

1. Sentar-se no chão
2. Encontrar as solas dos pés – flexionando as pernas
3. Segurar os tornozelos

É importante salientar que se você possui algum tipo de lesão nos joelhos, virilhas ou qualquer outra que possa te causar dor na hora de fazer os movimentos, é melhor não reproduzir essas posições. Se você tem interesse em realizar posições de ioga em casa, peça auxílio de algum profissional da área.

Para mais dicas de saúde, alimentação e vida equilibrada, é só visitar o Que Bem que Faz e aproveitar todo o nosso conteúdo.


Perguntas frequentes

  • Como aliviar as cólicas?

    Você pode fazer o uso de medicamentos para atenuar a dor, bolsas de água quente, tomar chás ou realizar alguma dessas posições.

  • Quanto tempo duram as cólicas?

    Normalmente, as cólicas menstruais podem durar entre 1 e 3 dias, com diferentes intensidades.

  • Posso comer doces durante o período menstrual?

    O mais recomendado é que os doces e as comidas gordurosas sejam evitadas durante o período menstrual, isso porque esses alimentos podem aumentar as ações inflamatórias e pode aumentar as cólicas e dores nas mamas.

Referências

https://bvsms.saude.gov.br/colicas-menstruais/ https://www.healthline.com/health/positions-to-help-period-cramps#best-positions

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas