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Quais são as mudanças no nosso organismo após 50+

Legenda: 
Mudanças no organismo: casal de idosos

O envelhecimento é um processo do qual não há como fugir – por isso, é importante entender o que acontece com nosso corpo. Nesse artigo, compreenderemos melhor as mudanças de nosso organismo e como lidar com elas. Afinal, conhecer o próprio corpo é essencial.

 

Mudanças na pele e no cabelo

Após certa idade a pele se torna mais fina e seca, e menos elástica. Isso acontece pois o organismo passa a produzir menos gordura e óleo; além disso, a produção de colágeno é reduzida em 1% ao ano desde os 25 anos, fazendo com que aos cinquenta um complemento de colágeno seja necessário. A exposição ao sol também é outro fator que se torna evidente após os 50 anos – afinal, toda exposição solar sem protetor pode causar rugas, sendo necessária uma boa rotina de skincare. Quanto aos cabelos, tendem a perder sua pigmentação, se tornando cinzas e mais ralos no couro cabeludo.

 

Mudanças no funcionamento do cérebro

Algumas dificuldades passam a ser mais comuns após os 50 anos de idade. Lembrar de nomes pode se tornar mais difícil, assim como fazer várias coisas ao mesmo tempo ou simplesmente prestar atenção em algo. Por outro lado, seus neurônios continuam se formando, seu vocabulário pode se tornar mais extenso e aprofundado e suas experiências de vida acumuladas têm grande valor para seu cérebro. É importante lembrar que esse é um bom momento para começar a aprender algo novo e exercitar a saúde cerebral; além disso, exercícios físicos e uma dieta ricas em frutas e vegetais – como a dieta mediterrânea – são super importantes.

 

Cuidado com os ossos

Dentre as mudanças que ocorrem no nosso organismo após os 50, o cuidado com os ossos requer muita atenção. Após a menopausa, as mulheres podem perder até 20% da densidade óssea nos próximos 5 ou 7 anos, correndo mais riscos de desenvolver osteoporose. Por isso, é importante estar em dia com os nutrientes: uma dieta rica em cálcio e vitamina D são essenciais para ter ossos saudáveis.

 

Mudanças hormonais

A mudança hormonal mais conhecida é aquela que ocorre nas mulheres. A menopausa normalmente ocorre por volta dos 51 anos e, além do desaparecimento da menstruação, ocasiona mudanças de humor, pele seca, calor repentino e alterações na libido.

Os homens também não saem ilesos das alterações hormonais que a idade traz consigo e passam a perder 1% da testosterona ao ano a partir dos 40, sofrendo também com as alterações hormonais e a queda de vitalidade.

Assim, é importante aprender a lidar com essas mudanças do organismo após os 50, respeitando os processos do próprio corpo e suas necessidades.

 

Se sentindo mais feliz

Um estudo feito pela Associação Americana de Pessoas Aposentadas (AARP) mostrou que a felicidade aumenta cada vez mais com o tempo após os 50 e as pessoas se tornam cada vez mais satisfeitas com as próprias vidas, se estressando e preocupando menos. Uma explicação é que emoções como raiva e tristeza se tornam menos frequentes ao envelhecer, bem como as pessoas começam a entender que os momentos ruins passam e as notícias boas são muito preciosas.

É importante ter em mente que envelhecer é um processo natural para todos os seres humanos, e que as mudanças no nosso organismo após os 50 são necessárias, devendo ser aceitas e entendidas. É preciso, cada vez mais, estar atento ao próprio corpo, fazer consultas médicas frequentes para garantir que tudo está bem, se alimentar adequadamente, praticar exercícios físicos e, acima de tudo, se lembrar de ser feliz. Dessa forma, você conseguirá ter uma vida mais saudável, satisfatória e longa.


Perguntas frequentes

  • Quais são as mudanças no nosso organismo após os 50?

    Além da aparência física, as alterações hormonais como a menopausa, rugas e flacidez na pele, diminuição da produção de colágeno, perda muscular e de densidade óssea e dificuldade de concentração são apenas algumas das mudanças que ocorrem no nosso organismo após os 50.

  • O que comer após os 50?

    Se alimentar de forma equilibrada é sempre importante, mas com a idade é preciso apostar ainda mais nos alimentos ricos em cálcio, colágeno, ômega-3, vitamina D, fibras e proteínas. Você pode entender mais sobre envelhecimento saudável nesse nosso artigo: 50+: boa nutrição e sabor é claro!

     

Fontes

https://www.nia.nih.gov/health/how-aging-brain-affects-thinking https://www.webmd.com/healthy-aging/ss/slideshow-what-to-expect-in-your-50s https://www.healthline.com/nutrition/healthy-eating-50s-60s https://www.healthline.com/health/menopause/hrt-effects-on-body https://www.thehealthy.com/aging/mind-memory/protect-your-brain/ https://www.everydayhealth.com/senior-health/osteoporosis/7-ways-improve-bone-health-after-age-50/ https://www.aarp.org/health/healthy-living/info-09-2012/what-to-expect-in-your-50s.html

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas