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Em uma balança, uma mulher usa uma calça cinza e está com os pés amarrados com uma fita métrica para representar quanto tempo o corpo demora para emagrecer.

Quanto tempo o corpo demora para emagrecer?

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Atualizado em  novembro 2023

Muitas pessoas têm como objetivo a perda de peso - seja pela saúde, ou pela estética. Uma pergunta que, geralmente, acompanha essa meta e serve para criar expectativas é “quanto tempo demora para emagrecer?”.

A grande questão é que, apesar de existirem formas práticas de perder peso mais rápido, todo o processo de emagrecimento não é linear e nem padronizado. Cada organismo reage de maneiras diferentes e possui um ritmo único para perder peso. 

Não existe uma receita pronta que garanta que todas as pessoas percam na mesma velocidade e seguindo os mesmos métodos. No entanto, seguindo algumas dicas, conversando com especialistas e conhecendo o seu próprio corpo, dá para seguir uma rotina saudável e ter uma noção melhor sobre o tempo das coisas.

Neste artigo, a QBemQFaz trouxe algumas informações para explicar quais são os principais fatores que afetam a perda de peso e como eles influenciam na hora de saber quanto tempo o corpo demora para emagrecer. Vamos lá?

 

Como funciona a perda de peso?

De modo geral e resumido, o corpo humano perde peso quando são consumidas menos calorias do que ele necessita e do que ele queima por dia. Da mesma forma que ele ganha peso conforme o indivíduo consome mais calorias do que queima. 

Também é importante citar que peso refere-se tanto à gordura corporal, como à massa magra, que inclui ossos, órgãos, ligamentos e músculos. 

Para compreender melhor sobre como funciona a perda e ganho de peso, é preciso entender que o número de calorias consumidas e queimadas, também conhecido como queima de energia, é composto da seguinte maneira:

  • Taxa metabólica basal (TMB): representa entre 60% e 75% dos gastos energéticos diários. É a energia gasta para realizar funções essenciais do organismo, como a respiração, circulação sanguínea, manutenção da temperatura corporal, entre outros;
  • Atividade física (AF): representa 15% a 30%. Energia gasta durante atividades físicas;
  • Alimentação: representa 10%. A energia gasta durante a absorção, digestão, metabolismo dos alimentos e armazenamento de reservas de energia.

Se quiser entender melhor sobre o que são calorias e descobrir quanto cada pessoa deve consumir diariamente, a QBemQFaz criou um guia completo!

Um outro ponto importante é que conforme você vai emagrecendo, será demandado cada vez mais tempo e esforço para perder peso. Isso ocorre porque o seu metabolismo vai desacelerar para compensar a perda de calorias, chamado de compensação metabólica.

Ela acontece para preservar e armazenar gordura para qualquer ação que necessite de energia. Assim, quanto menos calorias você consome, o seu corpo entende que precisa fazer um estoque de gordura (energia) para funcionar.

Por isso, não se preocupe se o ritmo de emagrecimento está diminuindo durante o processo, pois é normal e faz parte do organismo, ok?

Quanto tempo demora para emagrecer: fatores que influenciam na perda de peso

A velocidade em que cada corpo emagrece depende de diversos fatores, e muitos deles estão fora do nosso controle. Listamos os principais, acompanhe a seguir.

Histórico familiar e genética

A genética afeta diretamente o tipo de metabolismo de cada indivíduo. E ele está relacionado não somente com a facilidade de alguém perder peso, mas também com as chances de uma pessoa tornar-se obesa. Um metabolismo lento pode fazer com que o processo de emagrecimento seja um pouco mais devagar.

Gênero

Biologicamente, as pessoas do sexo feminino possuem uma taxa de gordura corporal em relação aos músculos maior do que pessoas do sexo masculino. E essa relação pode afetar no ritmo de perda de peso também. 

De acordo com um estudo publicado no site National Library of Medicine, e realizado com mais de dois mil participantes, em que todos se voluntariaram para seguir uma dieta de 800 calorias por oito semanas, foi descoberto que os homens perderam 16% mais peso do que as mulheres.

Alimentação

Como já é de se esperar, a qualidade da alimentação afeta muito o tempo que você demora para emagrecer. No entanto, além das obviedades, como tamanho das refeições e consumo de gorduras e açúcares em excesso, existem alguns outros fatores relacionados à comida para ficar de olho. 

Foi descoberto que fazer refeições muito tarde da noite piora a tolerância de açúcar no sangue e reduz a quantidade de queima de gordura no organismo. O estudo, publicado pelo The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, afirma que o consumo de calorias no final do dia está associado com a obesidade e com a síndrome metabólica.

Dados iniciais

O ponto inicial do seu processo de emagrecimento também afeta diretamente na velocidade em que você perde peso. Uma pessoa com um peso maior ou com um nível de gordura corporal mais alto têm chances de emagrecer com mais facilidade no começo. 

Isso ocorre porque a porcentagem de peso perdida é proporcional ao peso inicial de cada um. Então, mesmo que os números (em %) fiquem iguais, na balança, uma pessoa mais pesada terá perdido mais quilos. Exemplo: imagine que a média de perda de peso é de 4%, uma pessoa com 125 kg perderá 5 kg em um mês, enquanto uma pessoa com 75 kg perderá 3 kg.

Além desses fatores, existem muitos outros que podem gerar consequências no ritmo de emagrecimento, como algumas medicações, questões hormonais, qualidade do sono, condições de saúde e doenças, idade e entre outros.

Dicas para acelerar o processo de emagrecimento de forma saudável

Como não há uma resposta exata e única sobre quanto tempo demora para emagrecer, a QBemQFaz trouxe algumas dicas sobre como acelerar esse processo de maneira saudável.

O primeiro passo é conhecer o seu corpo e o seu metabolismo. Para isso, procure profissionais da área para fazer uma análise completa do seu organismo. Com essas informações, torna-se mais fácil criar uma dieta e seguir uma rotina que se encaixe bem de acordo com suas necessidades. 

Também fale com especialistas hormonais, como endocrinologistas, para verificar se há alguma informação importante que você precisa ficar sabendo antes de começar o processo de emagrecimento para perder peso. Consultar-se com profissionais é essencial para  seguir uma vida mais saudável, gerenciando expectativas e objetivos realistas para cada tipo de corpo.

Além disso, manter uma alimentação equilibrada e uma boa hidratação é uma das formas mais eficazes de ver o resultado durante o seu processo de emagrecimento. 

Crie uma rotina de exercícios e mexa o corpo, pelo menos, uma vez ao dia. Se você não gosta de academia, procure caminhar, correr, fazer yoga, pilates ou algum esporte. O importante é manter o corpo em movimento, pois isso ajuda a queimar calorias e ainda faz bem para a saúde mental.

Ajuste o seu dia a dia de uma maneira que consiga manter uma qualidade de sono, se alimentar bem e se sentir bem. O estresse é uma das coisas que pode atrapalhar nessa jornada. Por isso, priorize sua saúde, tenha hobbies, equilibre vida profissional e pessoal, e saiba que o processo de emagrecimento é único para cada corpo.

E lembre-se: você não precisa focar em quanto tempo demora para emagrecer, e sim nas coisas que estão sob seu controle! Se gostou dessas informações e quer ficar por dentro de conteúdos sobre saúde, nutrição e bem-estar, continue nos acompanhando aqui no QBemQFaz!

 

Perguntas Frequentes

Qual é a primeira parte do corpo que emagrece? 

Cada corpo reage de maneiras diferentes quando está no processo de emagrecimento, dependendo de diversos fatores. Porém, de modo geral, os homens têm tendência de emagrecer primeiro na barriga e no tronco, enquanto as mulheres perdem peso dos quadris.

É possível perder quantos quilos em um mês? 

Seguindo uma rotina saudável e tendo um acompanhamento de profissionais, é possível perder, em média, 5 quilos em um mês.

Quais são as fases do emagrecimento? 

Na primeira fase do processo de emagrecimento, o indivíduo começa perdendo peso de forma mais rápida e contínua. No entanto, chegando em um certo limite, devido à compensação metabólica, o ritmo de perda de peso começa a diminuir.

 


Referências

How Long Does It Take to Lose Weight?. Healthline, 2020.

How Your Body Fights Weight Loss. Northwestern Medicine, 2022.

How Long Does It Take To Lose Weight—and Keep It Off? A Nutritionist Explains, Health. 2022.

You’re Getting Fit, but Where Do You Lose Weight First?. Healthline, 2020.

Metabolic Effects of Late Dinner in Healthy Volunteers - a Randomized Crossover Clinical Trial. The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, 2020.

Men and women respond differently to rapid weight loss: Metabolic outcomes of a multi-centre intervention study after a low-energy diet in 2500 overweight, individuals with pre-diabetes. National Library of Medicine, 2018.

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