Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Rotina diária: como ela pode ajudar a melhorar sua saúde

Legenda: 
Rotina diária: mulheres se alongando na praia

Quando vivemos uma vida que é cheia de responsabilidades, fica difícil adaptar a rotina para conseguir ter um estilo de vida mais saudável. Apesar disso, com pequenas mudanças na rotina, é possível não apenas mudar para melhor seu estilo de vida, mas também trazer diversos benefícios para sua saúde física e mental.

Pensando nisso, o Que Bem que Faz elaborou este artigo, que conta com uma série de hábitos que podem ser tomados para fazer das suas rotinas diárias, um momento de cuidados com a saúde. Acompanhe.

 

Rotinas para melhorar a saúde física

Quando falamos em mudanças nas rotinas diárias, a primeira coisa que vem em mente é a mudança de certos hábitos de forma a promover uma melhora na saúde física. Claro: a mudança nas rotinas diárias não se resume apenas a isso, mas melhorar a saúde física é um passo fundamental para uma melhor qualidade de vida. Veja alguns desses hábitos.

Alimentar-se bem

Ter uma alimentação saudável é essencial para melhorar a saúde física. Você pode começar monitorando o tamanho do seu prato: uma alimentação sem exageros, com a ingestão apenas da quantidade de nutrientes de que o organismo necessita e respeitando sua fome pode contribuir não apenas para uma melhora da saúde física, mas também da saúde mental.

Você pode também diminuir a ingestão de certos tipos de alimentos, como o sal, as frituras e as comidas muito gordurosas. Lembrando que diminuir não é cortar: você pode apreciar uma pizza ou um hambúrguer de vez em quando sem problemas.

Não deixar de fora alimentos que são fontes de energia pode te deixar mais disposto para fazer as atividades do dia a dia. Por isso, os carboidratos (como pães, arroz, batata e massas) são importantes. Além disso, carne vermelha, frango e leite, por exemplo, são alimentos ricos em vitamina B12, um nutriente fundamental para a disposição. Inseri-los na alimentação é um primeiro passo delicioso para quem quer ter uma rotina diária mais saudável.

Aliás, quando o assunto é alimentação, vale sempre a pena procurar a orientação de um nutricionista. Afinal, comer faz parte da rotina diária de todo mundo, e é muito bom poder contar com ajuda para garantir que a nossa alimentação seja a melhor possível.

Praticar atividades físicas regularmente

A prática de atividades físicas é outro hábito em que muitas pessoas pensam muito quando o assunto é rotina diária saudável. E essas pessoas estão certas. A prática regular de atividade física traz diversos benefícios para o organismo.

A prática de exercícios é boa para o organismo, pois pode ajudar a prevenir uma série de doenças, como doenças degenerativas dos órgãos e dos músculos; pode ajudar a melhorar a saúde do cérebro, do coração e do pulmão. E, no campo da saúde mental, a atividade física ajuda na produção de hormônios que trazem uma sensação de prazer, felicidade e tranquilidade, o que torna esse hábito muito bom para quem quer lidar com problemas psicológicos como a ansiedade e a depressão.

Caso não seja possível colocar a prática de exercícios na rotina diária, vale a pena procurar pelo menos alguns momentos na semana: dessa forma, a prática de exercícios físicos se tornará algo presente na sua vida para, no futuro, se tornar um hábito diário.

Descansar sempre que possível

Claro que nem tudo na vida é se exercitar, se alimentar bem e, principalmente, trabalhar e estudar. O ser humano precisa de momentos de descanso durante o dia. Dessa forma, é possível repor a energia que gastamos durante a realização das obrigações diárias.

Além do descanso durante os horários de trabalho e estudo, é ideal que o ser humano tenha uma boa noite de sono. Assim, toda a energia que foi gasta durante o dia pode retornar para o corpo, deixando a pessoa mais disposta para mais um dia. Além disso, dormir ou descansar ajudam a relaxar os músculos, o que fornece ao corpo uma sensação de prazer e tranquilidade.

Caso você seja uma pessoa mais agitada, não é necessário estar parado para conseguir descansar. É possível ter um momento de relaxamento e descanso ao ler um livro, ver um filme, praticar um esporte, tricotar um cachecol ou mesmo tomar um chá. Pessoas são diferentes e encontram formas diferentes de descansar: procure pela forma de descanso que melhor se adequa ao seu estilo de vida.

 

Quais os benefícios de seguir uma rotina

Uma rotina pode lhe ajudar em diversos aspectos da sua vida. Desde a regulagem do sono, que ocorre quando você estabelece um horário para dormir e o aplica todos os dias, até melhorar no desempenho acadêmico e profissional, quando se decide a forma como organizar seus horários e seus momentos de descanso.

 

Como organizar a rotina diária

Uma rotina diária adequada à sua vida ajuda a melhorar não apenas a saúde física, mas a mental também, como já vimos. É muito boa a sensação de ter tudo em ordem e ver as coisas da nossa vida andando. Para ajudar você nessa tarefa, vamos dar aqui algumas dicas de como organizar a sua rotina diária.

Seja realista na organização do dia

Cobrar-se demais pode trazer diversos problemas para a saúde mental, como depressão, ansiedade ou a síndrome de burnout. Procure reconhecer quais são os seus limites e busque organizar a sua rotina diária baseando-se neles. Por mais que uma pessoa queira carregar o mundo em suas costas, , só é possível carregar o tanto que sua capacidade permite.

Melhorar a rotina com os erros

Depois de planejar a rotina diária, é hora da prática! Pode ser que ela dê certo de primeira, mas pode ser que as coisas não saiam como planejado. Não tem problema. Tome consciência dos erros e use cada uma para ajustar a sua rotina. A paciência é o segredo.

Viva o presente

Mesmo com uma rotina planejada e ajustada, a gente sabe que tem dia que as coisas vão sair dos eixos. Até porque, os imprevistos existem. Contudo, você não precisa se deter neles mais do que o necessário. Se aconteceu alguma surpresa no seu dia (e elas podem ser boas), lide com elas e depois passe para o próximo item da rotina tranquilamente.


Perguntas frequentes

  • O que é uma rotina?

    Uma rotina é algo que costumamos seguir regradamente durante o dia-a-dia como, por exemplo, do momento que acordamos até a ida ao trabalho ou à escola, os passos que seguimos durante esse período dificilmente serão um diferente do outro todos os dias, isso se chama rotina.

  • Como fazer uma rotina diária?

    Observe os seus atos por alguns dias, você verá que alguns costumam se repetir mais que outros, considere esses atos a sua prioridade diária, após isso veja os momentos de tempo livre que existem em sua agenda e tente aproveitá-los com algo que possa trazer benefícios para sua saúde, seja a prática de exercícios ou a leitura de um livro.

     

Referências

https://www.healthline.com/nutrition/10-benefits-of-exercise

https://encasa.unav.edu/alimentacion/habitos-saludables/ https://www.ucl.ac.uk/students/news/2020/apr/10-benefits-helping-others https://www.nhsinform.scot/healthy-living/mental-wellbeing/five-steps-to-mental-wellbeing https://www.nhs.uk/every-mind-matters/mental-wellbeing-tips/top-tips-to-improve-your-mental-wellbeing/ https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6378489/ https://www.nm.org/healthbeat/healthy-tips/health-benefits-of-having-a-routine https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6378489/

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas