Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Cacau em pó? Fruta? Conheça todos os tipos de cacau

Legenda: 
Tipos de cacau: cacau em pó

O cacau é um fruto surgido de uma árvore chamada de cacaueiro. Ela é brasileira, originária da amazônia, e se desenvolve em regiões quentes como no sudeste da Ásia ou na África oriental, sendo um elemento primordial para a criação do chocolate que é comercializado por todo o mundo. Neste artigo iremos conhecer todos os tipos de cacau e como ele é processado até chegar ao adorado chocolate. Confira a seguir.

 

O fruto do cacau

Para conhecer melhor todos os tipos de cacau, é preciso começar em sua origem, isto é, entendendo os tipos de frutos de cacau que existem. Assim, podemos distinguir três diferentes espécies de cacaueiros: o forasteiro, crioullo e trinitário. Mas o que isso significa? Entenda melhor a seguir:

Cacau forasteiro

Presente em 80% da produção mundial, é a espécie de cacau mais comum, seus frutos podem ser mais ovais ou com um formato similar a um melão e suas sementes são achatadas e de coloração violeta. Super interessante, não é mesmo?

Cacau crioullo

O cacau tipo crioulo está presente em apenas 5% da produção mundial e é conhecido como um cacau mais “fino”. Ou seja, é um fruto de melhor qualidade, que pode ser identificado pela casca fina e rugosa que vai do verde ao amarelo de acordo com seu grau de maturidade. São frutos com sementes grandes e normalmente brancas ou levemente violetas, apesar de seu sabor e aroma intenso, acaba sendo mais suscetível a doenças e por isso não é muito fácil de cultivar.

Cacau trinitário

Esse tipo de cacau é um híbrido natural, de boa qualidade e menos suscetível a doenças. Podem ser identificados por suas sementes que vão do amarelo pálido ao roxo escuro, sendo uma opção intermediária entre as principais espécies de cacau.

O cacau é colhido duas vezes por ano e suas sementes são o que irão dar origem ao chocolate ou cacau em pó como conhecemos hoje, enquanto sua polpa lembra a graviola ou o cupuaçu e pode ser utilizada em sucos e geleias.

 

Benefícios do fruto do cacau

Embora o cacau seja mais consumido após diversos processos, a fruta do cacau em sua forma mais natural pode oferecer diversos benefícios para nosso organismo, como por exemplo:

Esses são apenas alguns dos nutrientes e benefícios que podem ser encontrados no fruto do cacau. Agora vamos conferir de que outras formas podemos consumir esse delicioso alimento?

 

Cacau em pó

Muito utilizado em receitas, o cacau em pó é uma boa forma de obter os benefícios do cacau sem o excesso de açúcares e gordura.

O processo de transformar o fruto do cacau em cacau em pó, consiste basicamente em secar os grãos de cacau que são triturados até formarem um pó fino e bom para o consumo. Após esse processo, muitas indústrias tratam esse cacau natural com alcalinizantes para que tenha uma cor mais clara e um aspecto e sabor mais suave.

 

Nibs de cacau

Outra forma saudável de consumir o cacau é através dos nibs. Podem ser utilizados em bolos e outras receitas sabor chocolate. Contudo tem um sabor mais amargo do que o cacau em pó e pode não ser do agrado de todos.

Os nibs de cacau consistem em pedaços do grão de cacau triturados. Alguns podem ser torrados ou fermentados para alterar o seu sabor. São uma opção ideal para os amantes de chocolate que procuram uma opção mais saudável e nutritiva, já que estão entre os derivados de cacau menos processados do mercado, contendo fibras, proteínas e gorduras saudáveis. Além disso, os nibs se destacam por seus minerais como o ferro, magnésio, fósforo, zinco, manganês e cobre que ajudam a manter seu corpo saudável e a distribuir oxigênio pelo organismo. Super nutritivo, não é mesmo?

 

Do cacau ao chocolate

De acordo com a ANVISA, o chocolate precisa ter ao menos 25% de cacau em sua composição para ser considerado chocolate no Brasil. Essas regras mudam de acordo com cada país, então ao comprar chocolates importados é comum que eles tenham sabor e textura diferentes do nosso. Vamos entender um pouco melhor como o cacau se torna chocolate?

Bem para isso, quatro etapas são necessárias, que são essas:

1. Primeira etapa: nessa etapa, o fruto do cacau é colhido e aberto, suas sementes são retiradas, fermentadas e secas. Essa etapa é chamada de pré-processamento do cacau.
2. Segunda etapa: aqui, acontece a classificação do cacau, onde as sementes são separadas para cada tipo de chocolate de acordo com sua qualidade e coloração.
3. Terceira etapa: essa é a fase de torrefação, ou seja, as sementes são torradas para alcançar o sabor e o aroma desejado do chocolate.
4. Quarta etapa: nesta etapa obtemos os nibs de cacau que são pedaços da semente torrados e triturados. A partir deles, o cacau é moído para alcançar uma massa homogênea que é o conhecido chocolate 100% cacau. Para outros tipos de chocolate, açúcar, leite e outros ingredientes são adicionados.

Agora que já conhecemos todos os tipos de cacau e como esse saboroso fruto se transforma no amado chocolate, que tal experimentar algumas receitas com cacau?


Perguntas frequentes

  • Quais são os tipos de cacau?

    Existem três variedades de cacau: o forasteiro, crioulo e trinitário. Sendo o forasteiro o mais comercializado ao redor do mundo.

  • Qual o melhor tipo de cacau em pó?

    Existem dois tipos de cacau em pó: o natural e o alcalino. O cacau em pó natural consiste na forma mais próxima do fruto em seu estado natural e, portanto, tem um sabor mais amargo. O cacau em pó alcalino passa por um processo de alcalinização que deixa seu sabor mais suave e a sua coloração mais clara. Sabendo disso, o cacau em pó alcalino tem um sabor melhor.

  • Qual o chocolate mais saudável?

    O chocolate 100% cacau, apesar de seu sabor mais amargo, é o mais saudável já que não conta com a adição de açúcares, leite ou gordura.

  • Qual a diferença do cacau para o chocolate?

    O cacau é o fruto do qual o chocolate se deriva. Entre eles, uma série de processos precisa ser utilizada para transformar essa fruta no querido chocolate.

     

Fontes

https://www.cnabrasil.org.br/assets/arquivos/215-CACAU.pdf https://www.santabarbarachocolate.com/cacao-discoveries/ https://www.healthline.com/nutrition/cacao-vs-cocoa#nutrition https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3038885/ https://www.williescacao.com/world-cacao/different-cacao-varieties/#:~:text=Corporate-,THE%20DIFFERENT%20CACAO%20VARIETIES,hybrids%20exist%20of%20each%20strain. https://www.realfoods.co.uk/article/cacao-and-cocoa-your-questions-answered https://www.naturespath.com/en-ca/blog/the-health-benefits-of-cacao/ https://www.cacaofruitco.com/ https://floridafruitgeek.com/2019/07/31/what-its-like-to-eat-cacao-fruit/ https://www.blogs.unicamp.br/descascandoaciencia/2020/04/10/cacau-fabricacao-chocolate/ http://www.uesc.br/projetos/consciencia/arquivos/cultura_cacau.pdf https://www.webmd.com/diet/health-benefits-cacao https://www.healthline.com/nutrition/cocoa-powder-nutrition-benefits https://www.ecycle.com.br/nibs-de-cacau/

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas