Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Vitalidade e disposição no adulto: o papel das vitaminas no nosso cotidiano

Legenda: 
Vitalidade e disposição: adultos se preparando para correr

A nossa alimentação é uma das principais chaves para garantirmos a saúde e qualidade de vida – afinal, é da alimentação que extraímos os nutrientes necessários para realizar nossas atividades. Alimentos de baixa qualidade e vazios de valor nutricional são prejudiciais para a nossa saúde como um todo, podendo elevar demais a quantidade de açúcares, gorduras e sódio no sangue e causar doenças como diabetes, colesterol alto e pressão alta.

Para que nós tenhamos disposição e vitalidade, precisamos de uma boa reserva de nutrientes para garantir energia para o nosso corpo ao longo do dia. Isso significa que temos que selecionar alimentos que nos ajudem a alcançar nossas necessidades diárias de cada nutriente.

As vitaminas – assim como os minerais, proteínas etc – têm funções muito importantes no nosso organismo e elas podem garantir muita vitalidade e disposição. Neste artigo, vamos falar um pouco sobre o papel das vitaminas na vitalidade e disposição dos adultos, vendo principalmente as vitaminas mais importantes para nos dar energia.

 

Vitaminas: o que são?

As vitaminas são estruturas presentes em diversos alimentos: frutas, vegetais, cereais e alimentos de origem animal, como as carnes, ovos e frutos do mar. Elas fortalecem nosso sistema imunológico, ajudam as proteínas a manter ou formar tecidos, e atuam em nossos processos metabólicos (reações físico-químicas que ocorrem no nosso organismo).

As vitaminas, assim como os minerais, fazem parte do grupo dos micronutrientes, sendo preciso apenas pequenas quantidades para suprir as necessidades diárias. Porém, apesar de serem necessárias pequenas quantidades, isso não significa que devemos prestar menos atenção à presença desses nutrientes na alimentação.

Os micronutrientes são reservados em pequenas quantidades no nosso corpo. Isso significa que precisamos manter uma alimentação saudável sempre, para assim garantirmos a quantidade correta de todas as vitaminas. Passar longos períodos com uma alimentação pobre pode causar uma deficiência em micronutrientes e ocasionar doenças.

 

Vitalidade e disposição no adulto - o papel das vitaminas

Algumas vitaminas podem nos ajudar muito com a nossa disposição e vitalidade ao longo do dia, garantindo energia para que realizemos nossas atividades com o melhor desempenho possível.

Vitamina B1

A vitamina B1 – também chamada tiamina – é uma vitamina do complexo B que age de diversas formas, desde auxiliando no nosso sistema cognitivo até garantindo o bom funcionamento de músculos e nervos. Uma de suas funções é a de ajudar a metabolizar os carboidratos, fornecendo glicose para as células. Mas o que isso significa?

Ter quantidades devidas de vitamina B1 no corpo garante que os carboidratos sejam metabolizados da maneira ideal, fazendo com que as nossas células tenham reserva energética. Essa reserva de energia é a que vai fazer com que nossas células trabalhem bem nos nossos músculos e nervos, não nos deixando cansados. Isso faz com que tenhamos vitalidade e disposição para realizar nossas atividades ao longo do dia.

Essa vitamina é encontrada em alimentos como:

Vitamina B2

Assim como a vitamina B1, a vitamina B2, ou a riboflavina, faz parte do complexo B e ajuda na produção de energia. Enquanto a vitamina B1 diz mais a respeito da metabolização de carboidratos, a vitamina B2 está mais vinculada com a metabolização de proteínas e lipídios (gorduras).

Isso porque ela possui coenzimas que atuam na metabolização desse componentes – o que ajuda a queimar gorduras, já que transformam os lipídios em energia. Ou seja, as proteínas e os lipídios são metabolizados, resultando em uma reserva energética para as células e gerando energia.

Além de nos fornecer vitalidade e disposição, a vitamina B2 ainda ajuda a manter a saúde da nossa pele, da mucosa e sa visão. E também auxilia na cicatrização!

Essa vitamina está presente em alimentos como:

Vitamina B3

A niacina, conhecida como vitamina B3, também é responsável por fornecer energia para o nosso corpo. Ela age em conjunto com as vitaminas B1 e B2, ajudando a metabolizar os carboidratos, lipídios e proteínas, levando a um melhor aproveitamento dos nutrientes e fornecendo vitalidade e disposição – uma vitamina essencial para a obtenção de energia.

Além de ser uma vitamina do complexo B que nos fornece energia, ela ajuda a regular os níveis de colesterol e glicose no sangue, auxilia no bom funcionamento do sistema nervoso e melhora a circulação do sangue, entre outras diversas funções.

Essa vitamina está presente em alimentos como:

Vitamina B5

Assim como a vitamina B3, o ácido pantotênico – ou a vitamina B5 – atua na transformação de nutrientes em energia – ou seja, ajuda no metabolismo de nutrientes. Essa vitamina ajuda a diminuir o cansaço e a fadiga, favorecendo muito para que mantenhamos nossa vitalidade e disposição ao longo do dia.

Ela também atua na sintetização de hormônios, diminui o estresse, auxilia na saúde da pele e do cabelo e participa da produção de células do sangue, entre outros benefícios.

A vitamina B5 está presente em muitos alimentos e alguns deles são:

Vitamina B6

Como podemos ver, muitas vitaminas do complexo B ajudam no nosso metabolismo, não é mesmo? Isso não é diferente com a piridoxina, ou vitamina B6, já que ela também participa do metabolismo de carboidratos, lipídios e proteínas, principalmente na quebra do glicogênio (nossa reserva energética) nos músculos e fígado.

Essa vitamina ainda é importante para a produção de neurotransmissores (substâncias que transportam informações entre dois ou mais neurônios), combate os radicais livres, auxilia no controle do colesterol, participa da produção de DNA, alivia sintomas da TPM, atua no processo de absorção do ferro e em outras funções.

Alguns alimentos que contêm vitamina B6 são:

Vitamina B12

A última vitamina do complexo B também nos ajuda muito, garantindo vitalidade e disposição. A vitamina B12, ou cianocobalamina, fornece energia para as nossas células e participa de diversas funções como: previne a anemia e osteoporose, melhora o humor, mantém a saúde de unhas e cabelos e auxilia na saúde do cérebro, evitando a perda de neurônios.

Essa vitamina está presente em alimentos como:

Vitamina D

A vitamina D é muito conhecida por garantir a saúde dos ossos e prevenir doenças relacionadas a eles, mas ela age de outras formas também. A vitamina D3, ou calciferol, é muito importante para nos dar disposição também, já que o efeito dessa vitamina contra os sintomas da depressão são cada vez mais reconhecidos pela ciência.

A vitamina D ainda pode ajudar na prevenção de uma série de doenças autoimunes, como alergias, artrite, doenças inflamatórias intestinais, e a diabetes. Para conseguir essa vitamina, a melhor fonte, de longe, é tomar um banho de sol: os raios solares são os maiores fornecedores dessa vitamina; por isso, aproveite os horários antes das 10h e após às 16h para se expor ao sol por alguns minutos.

Mas o sol não é o único que fornece vitamina D3 – alguns alimentos também podem ser fonte dela, como:

Agora que você já sabe todas as vitaminas que ajudam na vitalidade e disposição, é hora de colocar as dicas em prática e adicionar esses alimentos à sua dieta!

Se quiser mais dicas de saúde e nutrição, explore o site do Que Bem que Faz e nutra-se de informação!


Perguntas frequentes

  • Suplementação é o ideal para ter vitalidade e disposição?

    Como as necessidades nutricionais das vitaminas são bem pequenas, raramente é necessário suplementação de vitaminas. A mais comum, e geralmente uma das únicas que os nutricionistas recomendam, é a suplementação de vitamina D, já que está cada vez mais difícil as pessoas conseguirem ter tempo de tomar sol. Então a melhor coisa a se fazer é prestar atenção aos seus alimentos e garantir uma boa quantidade de vitaminas.

  • Qual a melhor vitamina?

    Na verdade, não tem uma vitamina melhor ou pior: todas tem que estar em equilíbrio no nosso corpo. Isso porque todas as vitaminas são importantes, cada uma com a sua função dentro do corpo. Algumas são mais conhecidas, como as vitaminas C, D, E e do complexo B – mas nosso corpo precisa de todas igualmente, já que existem processos que dependem da ação delas, como sínteses de hormônios e enzimas, por exemplo.

  • Como a alimentação ajuda na vitalidade e disposição?

    Uma alimentação rica em nutrientes, como carboidratos, proteínas, lipídios, fibras, vitaminas e minerais, garante uma boa vitalidade e disposição para suas atividades ao longo do dia. Isso porque garantimos uma boa reserva energética e todos os nutrientes para que as reações físico-químicas sejam feitas no nosso corpo.

     

     

Fontes

https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/alimentacao_saudavel.pdf https://www.healthline.com/nutrition/best-supplements-for-energy#TOC_TITLE_HDR_2

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas