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Vitamina B1: benefícios da tiamina e onde podemos encontrá-la

Legenda: 
Vitamina B1: Pão Integral

Há várias vitaminas, e cada uma desempenha uma função no nosso organismo. As vitaminas do complexo B, como a vitamina B12, são parte desse universo – e hoje é dia de se aprofundar em uma delas: a vitamina B1.

Também conhecida como tiamina, a vitamina B1, segundo explica a nutricionista Gabriela Pereira, é uma vitamina essencial do complexo B e foi a primeira a ser descoberta nesse grupo.

“Ela tem importante papel no metabolismo dos carboidratos e aminoácidos. Participa do processo de geração de energia, síntese de DNA e nucleotídeos. É um componente importante das membranas neuronais”, explicou a especialista.

 

Benefícios da Vitamina B1

Assim como todas as vitaminas, a B1 também tem sua importância. A especialista Gabriela Pereira listou alguns deles:

O fato de estar ligada a todas essas funções faz com que a deficiência de vitamina B1 possa trazer alguns problemas para a saúde do nosso corpo. Ainda de acordo com Gabriela Pereira, pessoas com baixos índices de vitamina B1 podem ter problemas como:

A doença beribéri afeta a respiração, os movimentos dos olhos, o coração e o estado de alerta. Ela é causada por um acúmulo de ácido pirúvico na corrente sanguínea, um efeito colateral de seu corpo não ser capaz de transformar comida em combustível.

Já a síndrome de Wernicke-Korsakoff é tecnicamente dois distúrbios diferentes. A doença de Wernicke afeta o sistema nervoso e causa deficiências visuais, falta de coordenação muscular e declínio mental. Se a doença de Wernicke não for tratada, pode levar à síndrome de Korsakoff. A síndrome de Korsakoff prejudica permanentemente as funções da memória no cérebro.

Só por esses dois exemplos, percebemos a importância da vitamina B1 em nosso organismo. Mas onde encontrá-la? Vamos mostrar agora mesmo.

 

Alimentos ricos em vitamina B1

Já está mais que provado que precisamos ter uma dieta com alimentos ricos em tiamina. São fontes ricas de vitamina B1, de acordo com a nutricionista Gabriela Pereira:

Alimentos não processados;

 

Vitamina B1: quando posso usar?

Ok, já conhecemos os benefícios da vitamina B1 para o organismo e os problemas que sua deficiência pode causar. Também conhecemos alguns alimentos ricos em vitamina B1. Mas será que podemos passar a tomá-la indiscriminadamente? Não é bem assim. Pelo menos é o que afirma a nutricionista Gabriela Pereira.

“Quando se observa que há déficit nutricional por meio de recordatório alimentar, sinais e sintomas, exames bioquímicos, é importante a avaliação de um profissional qualificado para orientar a suplementação individualizada”, afirma e completa.

“A tiamina é encontrada facilmente no reino vegetal, basta ter uma alimentação variada baseada em plantas que não irá faltar vitamina B1 na sua vida”. Ou seja, conforme já dissemos acima, uma dieta equilibrada já vai ser suficiente para que suas taxas desse nutriente estejam em dia – então não precisa se preocupar quanto a isto. Porém, como ressaltou a nutricionista Gabriela Pereira, quem vai dar este veredicto é um profissional qualificado.

Para finalizar, embora a deficiência de tiamina seja bastante incomum, vários fatores ou condições, como alcoolismo ou idade avançada, podem aumentar esse risco. A deficiência de tiamina pode se apresentar de várias maneiras, e os sintomas muitas vezes são inespecíficos, o que dificulta sua identificação.

Assim como a vitamina B6 e a vitamina K, a B1 também tem seus momentos de brilhar. E agora você já sabe dos seus superpoderes.


Perguntas Frequentes

  • O que é a tiamina e para que ela serve?

    É uma vitamina essencial do complexo B, a primeira do grupo a ser descoberta; tem importante papel no metabolismo dos carboidratos e aminoácidos. Participa do processo de geração de energia, síntese de DNA e nucleotídeos. É um componente importante das membranas neuronais.

  • Quais os benefícios da vitamina B1 e quais problemas podemos ter caso estejamos com os níveis de vitamina B1 baixos em nosso corpo?

    Benefícios: Importante para o sistema cognitivo, pois é componente de membranas neuronais. Importante para a memória e concentração. Participa do metabolismo dos carboidratos, aumentando a disponibilidade de glicose para as células; importante para o metabolismo aeróbio; essencial para o funcionamento dos músculos, nervos e coração.

    Problemas: Beribéri, Encefalopatia de Wernick, edema, taquicardia, comprometimento de funções sensitivas, motoras e reflexas.

  • Quais alimentos ricos em vitamina B1?

    Alimentos não processados, pão integral, cereais, amêndoas, sementes, feijão, vegetais de cor verde escura, carne (bovina e suína), peixe, fígado, castanha do Pará e ervilha.

    Fontes:

    https://www.healthline.com/health/vitamin-watch-b1-thiamine

    https://www.healthline.com/nutrition/thiamine-deficiency-symptoms#TOC_TITLE_HDR_7

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas