Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

4 Sintomas da Falta de Nutrientes no Corpo | ConteúdosBio

Legenda: 
4 Sintomas da Falta de Nutrientes no Corpo: Mulher bocejando

Anemia, câimbra e mais: 4 sintomas da falta de nutrientes no corpo

Vitaminas e minerais em baixa devem ser recuperados por meio de uma dieta equilibrada

Nossa saúde depende de micronutrientes (vitaminas e minerais) em todos os estágios da vida – da infância à terceira idade. Eles são necessários para o desenvolvimento adequado, realização de funções fisiológicas vitais e a prevenção de doenças.

No que diz respeito à ingestão de nutrientes no Brasil, as notícias são um pouco ruins. Segundo dados da POF (Pesquisa de Orçamentos Familiares), há hoje uma baixa prevalência no consumo de vitaminas e minerais.

Os números são impressionantes: a inadequação de cálcio é de 99%, seguida de perto pela de magnésio (91%). Já a falta de vitamina A é uma realidade para 72% da população e a de ferro, para 26,5%.

A deficiência crônica desses micronutrientes é conhecida como fome oculta e afeta cerca de um terço da população mundial. Em termos globais, podem ser incluídas aí a falta de iodo, de zinco e de ácido fólico nas vidas das pessoas.

A boa notícia é que esses nutrientes podem ser obtidos por meio de uma dieta equilibrada, de suplementação e de alimentos fortificados (o leite, por exemplo), e assim evitar problemas de saúde.

Listamos, a seguir, os principais sintomas da falta de nutrientes no corpo, qual vitamina ou mineral faz falta em cada caso e em que alimentos encontrá-los para reequilibrar o organismo. Mas lembre-se: o médico sempre deverá ser consultado no surgimento de qualquer um desses sintomas, pois apenas ele saberá, com base em análise e exames, como encaminhar a recuperação do paciente.

Cada corpo é um corpo e não existe receita milagrosa, ok?

 

Câimbra

Causa - falta de potássio

Onde encontrar o nutriente – leite integral, iogurte natural, queijo minas fresco, carne bovina, carne de frango, peixes (especialmente a pescada), amendoim, frutas e hortaliças (batata, melão, mamão, abacate, cenoura e banana).

 

Anemia

Causa - falta de ferro e de vitamina B12

Onde encontrar o nutriente – ferro: frutas (goiaba, laranja e mamão), vegetais (tomate, beterraba, brócolis, repolho, couve-flor, abóbora e nabo), cereais (farinha de milho é o principal), proteína animal (carne bovina, peixes e aves, além de leite e seus derivados) e oleaginosas (amêndoa, castanha do pará e amendoim); vitamina B12: bife de fígado cozido, mariscos, coração cozido, ostras cruas, carne bovina, leite (integral ou desnatado), ovos.

 

Baixa energia e cansaço constante

Causa - falta de proteínas e carboidratos

Onde encontrar o nutriente – proteínas: peito de frango, bisteca de porco, carne bovina, leite, ovo cozido, feijão, iogurte natural, arroz, milho cozido; carboidratos: leite, mandioca, aveia, batata, cereais, feijão, pães, banana, damasco seco, figo, kiwi, mamão, morango, uva.

 

Estresse

Causa - baixa nas vitaminas C e do complexo B, em magnésio, manganês e cálcio

Onde encontrar o nutriente – vitaminas C, B, magnésio e manganês: brócolis, chicória, acelga e alface; cálcio: leite e seus derivados.

Fonte consultada: nutricionista Renata Piermarini Azambuja, da Nutrition, Health and Wellness Unit da Nestlé Brasil Ltda.

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas