Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Alimentação saudável

Alimentação saudável: mitos e verdade

Compartilhar
Atualizado em  novembro 2023

Ter uma vida saudável é a meta da maioria das pessoas. E, para envelhecer com saúde, é indispensável cuidar da alimentação e se manter sempre ativo fisicamente. Apesar da vontade, muitos de nós esbarramos em vários desafios que impedem essa mudança de estilo de vida de, de fato, acontecer – um dos mais comuns, e que nos faz sentir como Davi diante de Golias, é a alimentação. Mas será que comer bem é tão difícil assim?

Algo que dificulta muito a caminhada rumo a uma alimentação saudável são os mitos que rondam o assunto. Mas até que ponto essas crenças são verdade? No artigo de hoje, nós vamos desvendar algumas questões que impedem muitas pessoas de adotar um estilo de vida saudável – e, se você não é do tipo que se incomoda com spoiler, aí vem um dos grandes: se alimentar bem é mais fácil do que você imagina!

 

O que é uma alimentação saudável?

Antes de irmos aos mitos e verdades sobre alimentação saudável, vamos entender melhor o que é, de fato, comer bem e com saúde. Muitas pessoas pensam que para praticar uma rotina alimentar equilibrada é preciso ser metódico, comprar vários suplementos, pesar todos os ingredientes e investir em uma série de comidas especiais. Contudo, uma alimentação saudável consiste apenas em consumir alimentos capazes de oferecer ao organismo todos os nutrientes necessários para o seu bom funcionamento.

Para isso, é preciso variar no cardápio, cores e texturas dos alimentos, para garantir uma quantidade equilibrada e diversificada de vitaminas, minerais, proteínas, gorduras, fibras e carboidratos. A quantidade ideal de cada um desses itens pode variar de acordo com a idade, altura e peso do indivíduo. Por isso, para ter um plano alimentar adequado, não deixe de consultar um nutricionista.

 

Mitos e verdades sobre alimentação saudável

Carboidratos precisam ser abolidos

Mito! Os carboidratos são frequentemente demonizados entre os componentes nutricionais – segundo a crença popular, eles são os grandes responsáveis pelo ganho de peso e precisam ser eliminados do cardápio se você deseja melhorar a qualidade da alimentação. No entanto, esses compostos têm uma função indispensável para o corpo: eles são os principais responsáveis pela produção de energia no organismo. A falta de carboidratos provoca sintomas como fraqueza, tontura, irritabilidade e até depressão. Por isso, para ter uma alimentação saudável e manter sempre a disposição, é preciso incluir os alimentos fonte de carboidratos, priorizando sempre suas versões integrais.

Alimentos com glúten e lactose oferecem riscos à saúde

Mito! Não há indícios científicos para embasar a afirmação de que o glúten e a lactose, se consumidos por indivíduos saudáveis, podem fazer mal para a saúde. Então, se você não é celíaco ou intolerante à lactose, não é preciso eliminar da sua dieta os alimentos que contêm farinha de trigo, centeio, cevada e leite.

Comer de três em três horas faz bem

Verdade! Comer em pequenas porções a cada três horas pode colaborar para uma alimentação saudável, pois reduz a fome ao longo do dia, além de ajudar a diminuir a ansiedade até a próxima refeição. Contudo, não há embasamento científico suficiente para a afirmação de que comer em vários intervalos ao longo do dia ajuda a acelerar o metabolismo, pois estudos sobre o assunto não identificaram diferenças relevantes entre o efeito térmico produzido em duas dietas similares, diferenciadas apenas pela frequência das refeições.

Os alimentos perdem alguns nutrientes quando são cozidos

Verdade! Por serem ricos em água, os legumes e verduras podem perder até 50% de suas vitaminas e sais minerais dependendo do modo como são cozidos. As frutas, pelo mesmo motivo, também são prejudicadas pelo cozimento. Por isso, o ideal é cozinhar os alimentos no vapor ou no microondas com pouca água. Para termos uma ideia da diferença na perda dos nutrientes, no cozimento em água com a panela aberta é possível perder até 60% da vitamina C dos vegetais, enquanto no vapor essa porcentagem cai pela metade, podendo chegar a apenas 10% de perda.

Alimentos são capazes de desintoxicar o organismo

Mito! Diariamente, quando respiramos, comemos ou bebemos, entramos em contato com variadas substâncias químicas que podem causar reações adversas no organismo. Contudo, o próprio corpo se encarrega de eliminar esses elementos por meio da própria respiração, transpiração, fezes e urina – é por isso que quando exageramos na comida ou na bebida, vamos ao banheiro com mais frequência. Os sucos, sopas e outras receitas detox que têm efeito diurético somente auxiliam no processo de eliminação dessas substâncias, pois fazem com que o fluxo urinário aumente, mas não têm o poder de desintoxicar o organismo.

Ovo aumenta o colesterol

Mito! Quem nunca ouviu essa afirmação ao menos uma vez na vida? Periodicamente surgem algumas modas alimentares e com elas são apontados alguns “inimigos” da saúde e a bola da vez, por muito tempo, foi o ovo. É verdade que o colesterol está presente na composição do alimento – uma unidade de 100 gramas possui cerca de 373mg de colesterol –, mas desde que preparado com pouca gordura, de preferência cozido, o ovo é um ótimo aliado para a construção de uma alimentação saudável. Além disso, o alimento é pouco calórico e muito nutritivo, pois é rico em proteínas, vitaminas A, E, do complexo B e diversos minerais.

O segredo para praticar uma alimentação saudável e manter o corpo sempre em sua melhor forma é apostar em alimentos coloridos e caprichar na diversidade do cardápio para ter acesso à maior variedade possível de nutrientes. Para isso, vale a pena conferir as dicas nutricionais nas demais publicações aqui do Que Bem que Faz!


Perguntas frequentes

  • Uma alimentação saudável precisa ser cara?

    Não. É possível se alimentar bem gastando pouco, visto que os alimentos mais nutritivos são aqueles que já fazem parte da nossa dieta – como legumes, verduras e frutas – e não costumam ser muito caros. Para economizar ainda mais, opte por consumir os produtos da estação, que são os que estão disponíveis em grande quantidade

  • É preciso deixar de comer comidas gordurosas para ser saudável?

    Além de nutrir nosso corpo, a comida exerce a função de proporcionar prazer – não é à toa que, sempre que temos oportunidade, nos reunimos com a família e os amigos para aproveitar aquela refeição gostosa. Por isso, não é necessário abolir a pizza, o churrasco e a cervejinha no final de semana: o segredo está na moderação. Não consumir em grandes quantidades e sempre priorizar os alimentos mais nutritivos no dia a dia.

  • Quanto mais colorido o prato melhor?

    Sim! Um prato cheio de nutrientes é aquele que conta com uma grande variedade de ingredientes naturais e coloridos. Isso acontece porque a pigmentação dos alimentos está relacionada aos nutrientes que carregam, e quanto maior a variedade de cores, maior a quantidade de substâncias que fazem bem para a saúde.

Fontes

https://www.asbran.org.br/noticias/pesquisa-brasileiros-buscam-mais-a-alimentacao-saudavel

https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2018-05/pesquisa-mostra-que-80-dos-brasileiros-buscam-alimentacao-saudavel

https://bvsms.saude.gov.br/alimentacao-saudavel/

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/19943985/

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/9155494/

https://www.scielo.br/j/csc/a/SH5DXn8RqQx657hvRc9YcDc/?lang=pt

O QbemQfaz é um portal de conteúdos sobre saúde, nutrição, bem-estar e alimentação saudável da Nestlé. Os conteúdos desse site têm caráter informativo e não substituem o aconselhamento e acompanhamento médico, nutricional e de outros profissionais de saúde.