Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Dieta japonesa

Dieta japonesa: como funciona e quais seus benefícios

Compartilhar
Créditos: 
Pexels
Legenda: 
Dieta japonesa
Atualizado em  novembro 2023

Quem busca sempre por um estilo de vida mais saudável com certeza já se deparou com artigos e notícias sobre a famosa dieta japonesa, não é mesmo? Baseada em alimentos simples e frescos, essa é uma dieta que pode fazer muito bem para a saúde.

Mas afinal, o que compõe a dieta japonesa, quais os benefícios que ela pode trazer para a saúde e de que forma posso introduzi-la na minha alimentação? Buscando sanar suas dúvidas, o Que Bem Que Faz trouxe este artigo com algumas informações sobre essa dieta que podem lhe ajudar. Fique ligado!

 

O que é a dieta japonesa

A dieta japonesa é uma dieta tradicional que se baseia no consumo de alimentos como peixes, frutos do mar, plantas e uma quantidade relativamente pequena de proteína animal, açúcares industrializados e gorduras.

Como o nome sugere, a dieta japonesa se inspira na culinária do Japão, e consiste em alimentos frescos, sazonais e variados, feitos de forma simples e em pequenas quantidades.

Muito rica em nutrientes, a dieta japonesa pode trazer uma série de benefícios para a saúde. Entenderemos um pouco mais sobre esses benefícios a seguir.

 

Que benefícios a dieta japonesa traz para a saúde

Por se tratar de uma dieta que foca no consumo de alimentos sazonais minimamente processados, a dieta japonesa está ligada a diversos benefícios para a saúde.

Rica em compostos e nutrientes ótimos para uma vida saudável

A dieta japonesa é rica em diversos nutrientes, como fibras, cálcio, magnésio, ferro e vitaminas A, C e E. Esses nutrientes costumam ser encontrados nos diversos vegetais que são sugeridos pela dieta.

Além disso, os chás, peixes e as algas marinhas são alimentos ricos em antioxidantes – que melhoram o funcionamento do sistema imunológico e evitam o desenvolvimento de doenças – e no ômega-3 – que faz bem para a saúde dos olhos, do cérebro e do coração.

Pode melhorar a saúde digestiva

Por se tratar de uma dieta extremamente rica em fibras, a dieta japonesa pode ser uma grande aliada para quem tem problemas digestivos. A fibra insolúvel presente em algas, soja, frutas e vegetais ajuda a mover os alimentos através do intestino, diminuindo o risco de constipação.

Além disso, esses alimentos também possuem uma quantidade considerável de fibra solúvel, que pode ajudar o organismo a combater bactérias nocivas para o sistema digestivo e prevenir o desenvolvimento de doenças ao longo da vida.

Ajuda na perda de peso

Com uma dieta tão rica em vegetais e outros alimentos saudáveis, era de se esperar que ela poderia ajudar na perda de peso, não é? Pois é, a dieta japonesa pode ser uma grande aliada para quem quer perder uns quilinhos – além de ser boa também para quem quer apenas manter o seu peso.

Mas de que forma a dieta japonesa ajuda na perda de peso? A resposta é bastante simples: muitos dos alimentos presentes nessa dieta proporcionam uma grande sensação de saciedade e, por conta disso, nos ajudam a não comer em excesso.

Promove a longevidade

O Japão é um dos países com a maior expectativa de vida do mundo, e é claro que um estilo de vida saudável pode ajudar nisso, não é mesmo? A dieta japonesa se baseia no consumo do menor número possível de alimentos processados ou industrializados. Isso também ajuda a manter baixo seu teor de gordura, ajudando a prevenir o desenvolvimento de problemas de saúde ao longo da vida.

 

Como seguir a dieta japonesa

A dieta japonesa consiste em um alimento base fácil de preparar: uma sopa, um prato principal e alguns acompanhamentos da sua escolha. Vejamos alguns exemplos de alimentos que costumam ser consumidos na dieta japonesa:

Além disso, o chá tem uma presença muito forte na dieta japonesa, sendo consumido antes, durante e após as refeições. Geralmente há uma preferência pelo chá verde ou o chá de cevada, no entanto, você pode adaptar a dieta para o chá de sua preferência.

 

Que cuidados tomar antes de seguir a dieta japonesa

Claro que, como toda dieta, é necessário que alguns cuidados sejam tomados antes de introduzi-la em sua alimentação.

De modo geral, a dieta japonesa não faz nenhum mal para a saúde; no entanto, é recomendado que ela seja feita com o acompanhamento e orientação de um nutricionista, que possa adaptar a dieta exatamente para o seu organismo e garantir que não lhe falte nenhum nutriente.

Visitas regulares ao médico, principalmente para identificar se há algum tipo de alergia a algum alimento presente nessa dieta, também é um cuidado recomendado.

Tomando todos os cuidados necessários, é perfeitamente possível seguir essa dieta e curtir um estilo de vida saudável e, principalmente, saboroso – afinal, a culinária japonesa é uma delícia!


Perguntas frequentes

  • Quais os benefícios da dieta japonesa para a saúde?

    Os benefícios que a dieta japonesa proporciona para a saúde são vários, podendo ir desde a perda de peso, até o aumento na expectativa de vida. Além disso, por se tratar de uma dieta muito rica em nutrientes, quem segue essa dieta pode evitar o desenvolvimento de doenças ao longo da vida.

  • Que alimentos devo evitar na dieta japonesa?

    Por se tratar de uma dieta com baixo consumo de proteínas, o consumo de carne vermelha costuma ser evitado. Apesar disso, não evite alimentos deliberadamente: procure orientação de um nutricionista.

     

Fontes

https://www.webmd.com/diet/features/diets-of-world-japanese-diet https://www.healthline.com/nutrition/japanese-diet#the-diet https://www.bbcgoodfood.com/howto/guide/why-japanese-diet-so-healthy

O QbemQfaz é um portal de conteúdos sobre saúde, nutrição, bem-estar e alimentação saudável da Nestlé. Os conteúdos desse site têm caráter informativo e não substituem o aconselhamento e acompanhamento médico, nutricional e de outros profissionais de saúde.