Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Chás termogênicos: 7 opções que vão dar um up no seu metabolismo

Legenda: 
Chás termogênicos

Quem não gosta de uma boa xícara de chá? Não importa a estação, o chá, quente ou gelado, é uma ótima companhia para um fim de tarde relaxante. Mas, além de serem uma delícia, os chás podem ajudar a melhorar a sua saúde, pois contêm substâncias e nutrientes benéficos ao organismo.

Hoje nós vamos falar de uma classe específica de chás: os chás termogênicos. Durante a leitura você vai descobrir o que são os termogênicos, quais os seus benefícios e uma lista de chás termogênicos naturais que vão te ajudar a acelerar o metabolismo.

 

O que são os chás termogênicos? Como eles agem?

Quem nunca tomou uma xícara de chá quente e em seguida sentiu calor? Isso não acontece apenas por conta da temperatura da bebida, mas também porque alguns chás possuem propriedades termogênicas, que aumentam a temperatura do corpo e aceleram o metabolismo.

O processo de aceleração do metabolismo acontece porque o chá termogênico possui substâncias que dificultam a absorção dos nutrientes pelo organismo. Mas isso não é algo ruim, muito pelo contrário! Esse esforço a mais faz com que o chá termogênico requeira do organismo mais empenho do que o habitual para absorver os nutrientes de uma bebida convencional. Assim, o corpo gasta mais energia e faz com que o metabolismo trabalhe com mais força, aumentando a queima de calorias mesmo em estado de repouso.

 

Quais são os benefícios do consumo dos chás termogênicos?

Por acelerar o metabolismo, os chás termogênicos são grandes aliados de quem está em busca de perder peso. Quando aliado a uma alimentação equilibrada e à prática frequente de exercícios físicos, os chás termogênicos são capazes de dar mais energia e acelerar o processo de queima de calorias.

 

Quais cuidados devem ser tomados ao consumir os chás termogênicos?

Apesar de muito benéficos à saúde, os chás termogênicos devem ser consumidos com moderação. Isso porque muitos chás possuem uma quantidade elevada de cafeína que, apesar de dar energia ao corpo, pode prejudicar o sono. Além do quê, muitos deles contêm propriedades diuréticas e, se consumidos em excesso, podem sobrecarregar os rins e o fígado.

 

Chás termogênicos naturais

Agora que você já sabe o que são os chás termogênicos e já conhece seus benefícios, nós preparamos para você algumas dicas de chás termogênicos naturais que vão te ajudar a dar uma acelerada no seu metabolismo. Confira!

Chá de casca de abacaxi

Além da polpa, a casca do abacaxi também pode ser consumida. Ela é rica em fibras e antioxidantes que ajudam no bom funcionamento do aparelho digestivo e auxiliam no combate aos radicais livres, grandes responsáveis pelo envelhecimento precoce. A bebida ainda tem propriedades termogênicas e diuréticas capazes de acelerar o metabolismo, auxiliando na queima daquelas gordurinhas indesejadas e ajudando a diminuir a retenção de líquidos.

Chá de gengibre

O gengibre é uma raiz com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Além de ajudar a acelerar o metabolismo, o chá termogênico de gengibre contribui na prevenção de doenças relacionadas ao coração e ajuda na digestão. Ele ainda tem ação diurética e anticoagulante, o que ajuda a prevenir a retenção de líquidos. O ideal é que indivíduos portadores de problemas do coração e/ou hipertireoidismo consultem um médico antes de iniciar o consumo regular do chá de gengibre, pois o excesso da bebida pode causar taquicardia e aceleração do metabolismo – o que pode ser prejudicial a quem tem problemas na tireoide.

Cravo da índia

Com sabor e perfume inconfundíveis, o cravo-da-índia é um poderoso termogênico, capaz de acelerar o metabolismo e potencializar o emagrecimento. Além disso, ele possui propriedades que ajudam na digestão, favorecendo o bom funcionamento da flora intestinal. O chá termogênico de cravo-da-índia ainda é capaz de provocar pequenas contrações no útero, o que pode aumentar o fluxo e diminuir a duração do ciclo menstrual – porém, por esse mesmo motivo, o consumo do chá de gengibre não é recomendado a grávidas. Mulheres que estão amamentando e crianças menores de seis anos também estão na lista dos que devem evitar o consumo da bebida.

Chá de Hibisco

O hibisco é uma planta medicinal com propriedades termogênicas capazes de acelerar a queima de calorias por meio da aceleração do metabolismo. A planta ainda possui efeito diurético, que contribui para a diminuição da retenção de líquidos, além de ajudar a regular o colesterol e prevenir o envelhecimento das células. O consumo desse chá termogênico não é recomendado a mulheres grávidas e lactantes.

Chá-preto

O chá-preto é um chá termogênico feito a partir da erva-mate tostada. Suas propriedades ajudam o metabolismo a trabalhar mais rápido, o que contribui para a queima de calorias. Sua composição também é cheia de antioxidantes: substâncias capazes de inibir os radicais livres, retardando o envelhecimento. Por conter uma quantidade alta de cafeína, o consumo do chá-preto não é recomendado no período da noite, para que não atrapalhe o sono.

Chá de canela

O chá de canela é um poderoso chá termogênico e diurético capaz de acelerar o metabolismo e diminuir a retenção de líquidos. Ele ainda pode ajudar a reduzir inflamações e a pressão arterial, e produzir leves contrações no útero, ajudando a aumentar o fluxo menstrual e diminuindo a druação do ciclo. O consumo do chá não é recomendado a mulheres grávidas e lactantes. Pessoas com hipoglicemia também devem ter atenção ao consumir a bebida, visto que a canela ajuda a reduzir o açúcar no sangue.

Chá de guaraná

O pó de guaraná, além de estimular a aceleração do metabolismo, contém uma grande quantidade de cafeína e Ômega 3 em sua composição. Suas propriedades são capazes de estimular o sistema nervoso central, proporcionando mais energia e retardando a fadiga. O consumo do chá termogênico de guaraná não é recomendado no período da noite, pois pode prejudicar o sono.


Perguntas frequentes

  • Chás termogênicos fazem mal à saúde?

    Os chás termogênicos proporcionam muitos benefícios à saúde, desde que consumidos com moderação. Caso haja excesso de consumo, eles podem sobrecarregar os rins e o fígado, além de provocar taquicardia e insônia.

  • Chá termogênico emagrece?

    Os chás termogênicos aceleram o metabolismo, potencializando a queima de gordura. Mas só beber o chá não provoca emagrecimento! Os benefícios dos chás termogênicos só podem ser alcançados desde que o consumo da bebida esteja associado a uma rotina de alimentação saudável e à prática de exercícios físicos.

  • Grávidas podem tomar chá termogênico?

    O consumo de termogênicos não é recomendado a mulheres grávidas. Isso porque muitos chás termogênicos provocam pequenas contrações no útero que, apesar de serem leves, podem levar a problemas graves para o bebê.

    Fontes

    https://www.health.harvard.edu/staying-healthy/tea-a-cup-of-good-health

    https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6273558/

    https://clinicaltrials.gov/ct2/show/NCT03089593

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas