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7 comidas para ajudar a emagrecer: conheça quais são!

Legenda: 
comidas para emagrecer: potes

Se você está em busca de perder uns quilinhos, ou então de manter o peso, saiba que existem alimentos para emagrecer, que podem dar uma mão para acelerar o metabolismo, melhorar o trânsito intestinal, trazer saciedade e combater a retenção de líquidos. É importante lembrar que nenhum alimento isolado causa a perda de peso! Porém, fazer uma dieta equilibrada, associada à prática de exercícios físicos, pode acelerar – e muito – o processo de emagrecimento. Confira abaixo alguns desses alimentos que podem ajudar a emagrecer.

 

Alimentos para emagrecer

1. Alimentos fermentados

Exemplos desses alimentos para emagrecer são o kefir e o kombucha. Ambos são ricos em probióticos, os quais têm o poder de regular a microbiota e melhorar a função intestinal. Dessa forma, é possível diminuir a constipação (o famoso intestino preso!), o excesso de gases e o inchaço, o que, de imediato, já reduz bastante a circunferência abdominal e melhora o bem-estar.

Dica de consumo: misture o kefir com sementes ou castanhas. Já o kombucha geladinho vai bem acompanhando alguma fruta da sua preferência.

2. Chá verde

O chá verde é rico em uma substância chamada galato de epigalocatequina, um poderoso antioxidante que promove a queima de gordura da região abdominal. Ele também possui propriedades termogênicas devido à cafeína, responsável por acelerar o metabolismo e favorecer a queima de gordura, sendo um exemplo líquido dos alimentos para emagrecer.

Dica de preparo: adicione um punhado dessa folha em uma xícara de água fervente (250 ml). Deixe em fogo baixo por 5 a 10 minutos; em seguida, tampe a panela, desligue o fogo e deixe repousar por cerca de 10 minutos antes de coar e consumir.

3. Chia

A chia é uma semente rica em fibras que tem alto poder de saciedade. Isso porque, quando a semente absorve água, ela se transforma numa espécie de gel capaz de propiciar uma dilatação do estômago. É aí que acontece o efeito da saciedade - o que faz com que você não fique beliscando comidinhas fora de hora!. Além disso, a chia tem baixo índice glicêmico - o que faz com que a glicose seja liberada mais lentamente no corpo, o que também ajuda a se manter mais saciada(o). Bacana, não é?!Por todos esses motivos, a chia é um dos mais famosos alimentos para emagrecer.

Dica de consumo: misture-a com água, leite, bebidas vegetais ou iogurte.

4. Canela

A canela é uma especiaria com efeito termogênico – ou seja, tem a capacidade de acelerar o metabolismo, fazendo com que o processo de queima de gordura corporal seja mais rápido. Além disso, ela também ajuda a reduzir os picos de açúcar no sangue, diminuindo a resistência à insulina, o que também favorece a perda de peso, sendo uma das mais saborosas comidas para emagrecer.

Dica de consumo: adicione uma pitada de canela em preparações como frutas, sucos, vitaminas, café, chá, bolo e panquecas.

5. Folhosos

Os vegetais folhosos são ótimos alimentos para uma dieta de perda de peso, pois oferecem maior saciedade às refeições e aumentam a ingestão de minerais essenciais, sem alterar o valor calórico do prato. Então, na hora de montar seu cardápio com comidas para emagrecer, não se esqueça desses alimentos que ajudam a emagrecer com saúde.

Dica de consumo: para montar uma boa salada, prepare de 2 a 3 folhosos de sua preferência – como alface crespa/roxa e rúcula –, adicione alguma fruta ou legume cozido, uma variedade de oleaginosa (como castanhas ou amêndoas), e algum molho, como vinagre balsâmico ou azeite extra-virgem. Assim fica muito mais fácil e saboroso consumir esses alimentos para emagrecer no dia a dia.

6. Pimenta

Além de possuir poderosos antioxidantes que reduzem inflamações e protegem as células de danos, a pimenta é rica em uma substância chamada capsaicina, que tem ação termogênica. Ela também é benéfica para o processo digestivo, pois é capaz de aumentar a temperatura do corpo e a taxa metabólica em até 20%, acelerando os batimentos cardíacos e fazendo com que nosso corpo consuma mais calorias. Por isso, é um dos melhores alimentos que ajudam a emagrecer naturalmente.

Dica de consumo: adicione um toque de pimenta na preparação de diversos alimentos, como caldos, sopas e feijão; ou em molhos, como o de tomate.

7. Chocolate amargo

Devido à presença de uma substância chamada teobromina, que é semelhante à cafeína, esse alimento pode ajudar a acelerar o metabolismo. O chocolate amargo também proporciona a sensação de bem-estar, pois ajuda na liberação do hormônio serotonina. Tudo de bom, não é mesmo?!

Dica de consumo: o segredo é sempre ter moderação. Logo, de 2 a 4 quadradinhos de chocolate (10-20 g) após o almoço são o suficiente para fornecer esses benefícios e ainda proporcionar uma melhor aderência à dieta. Vale lembrar que os chocolates meio amargos ou amargos são os que possuem maior teor de cacau, que contém todos esses benefícios que mencionamos assim - por isso, vale dar preferência a estas opções!

Quanto melhor for a inclusão e adaptação desses alimentos para emagrecer na sua alimentação, mais eles poderão te ajudar a perder aqueles quilos a mais. Mas vale lembrar sempre de que hábitos de vida saudáveis são indispensáveis para perder peso, viu?! E você, consegue incluir esses alimentos para emagrecer na sua rotina?

Lilian Barbosa, nutricionista

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas