Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Dieta detox: alimentos diuréticos para o dia a dia

Legenda: 
Dieta Detox

A dieta detox – ou de desintoxicação – é uma estratégia de dieta popular que pretende facilitar a eliminação de toxinas e a perda de peso. Ela é basicamente uma dieta com baixas calorias, desequilibrada nas proporções de nutrientes, com períodos de jejum e ingestão de grandes quantidades de água, vegetais e frutas recém-processadas – o que, segundo seus defensores, facilitaria a desintoxicação do fígado, seguida da indução à diurese (ou seja, em outras palavras, a eliminação de xixi!). Porém, sabe-se que, ao seguir uma alimentação adequada e saudável, o processo de desintoxicação ocorre de forma natural e diariamente no organismo, sem necessidade de mudanças radicais da alimentação, que poderiam gerar riscos à saúde.

 

Dieta detox: o que as pesquisas dizem?

O CRN (Conselho Regional de Nutrição/2007) relatou que: “apesar de ser disseminada pela mídia como sinônimo de emagrecimento, saúde e estratégia de limpeza das toxinas do corpo, faltam evidências científicas que amparam a utilização de dietas detox. Além disso, sua utilização não é condizente com os princípios da alimentação adequada e saudável”.1

Um estudo realizado em 2017 mostra que a maioria das dietas publicadas em revistas e mídias digitais não científicas apresentam inadequações na distribuição de nutrientes, o que pode comprometer a saúde das pessoas2. Sendo assim, é possível ver que a melhor estratégia seria não se apegar a essas “dietas da moda”; mas, sim, seguir um plano alimentar individualizado e acompanhado por profissional habilitado, ou seja, um nutricionista.

 

Alimentos diuréticos dentro e fora da dieta detox

Alimentos que estimulam a diurese, um dos protagonistas da dieta detox, podem ser incluídos na alimentação sim! . Esses alimentos diuréticos possuem alto teor de água na sua composição, contribuindo para a hidratação e reduzindo o inchaço do corpo.

Sabendo disso, preparamos um teste rápido para saber se você conhece quais são os alimentos que podem ajudar na diminuição da retenção de líquidos! Ao realizar o teste, anote suas respostas e confira o resultado abaixo. Em seguida, conheça um pouco mais sobre os alimentos diuréticos.

 

Teste de conhecimentos básicos sobre alimentos diuréticos

Pergunta 1: Qual dos seguintes alimentos tem maior efeito diurético?

A) Pepino e abacaxi

B) Couve e agrião

Pergunta 2: Água de coco também funciona como diurético?

A) Com certeza

B) Acho que não

Pergunta 3: O que elimina mais líquido do corpo: água ou melancia?

A) Água

B) Melancia

Pergunta 4: Qual é a melhor bebida para diminuir retenção de líquidos?

A) Café e chá-verde da folha

B) Todo tipo de chás, até os de saquinho

Pergunta 5: Qual fruta tem melhor efeito diurético?

A) Cranberry

B) Uva

Resultado:

Mais respostas Letra A

Parabéns! Você conhece bem alguns dos alimentos que podem ajudar na redução do inchaço e na retenção de líquidos. Inclua esses alimentos diuréticos na sua alimentação sempre que sentir uma retenção maior.

Mais respostas Letra B

Isso mostra que você precisa estudar um pouco mais quais são os alimentos que podem auxiliar no processo de diurese! Confira abaixo quais são eles e tente incluí-los aos poucos na sua alimentação.

 

Alimentos diuréticos: muito além das dietas detox

Água, água de coco e alimentos ricos em água

Quando se fala em aumentar a eliminação de líquidos, o item principal sempre será a água. Beber água, ao contrário do que se poderia imaginar, ajuda a combater a retenção de líquidos – pois, quando não se ingere água o suficiente, o corpo pode interpretar que deve combater essa escassez criando reservas maiores de água no organismo. Alimentos predominantemente compostos por água também podem ajudar na hidratação e prevenção da retenção, como o abacaxi, a melancia ou o pepino, e ainda a própria água de coco.3

Bebidas cafeinadas

Bebidas que contêm cafeína, como o café e alguns chás – o verde e o preto, por exemplo – também funcionam como diuréticos, devido à metabolização da cafeína no organismo, que induz à excreção de água.4

É importante lembrar que o chá de saquinho não oferece os mesmos benefícios dos chás feitos da folha, do caule ou de qualquer outra parte da planta. Para garantir todos os efeitos de determinado chá, prefira sempre os naturais, comprados a granel para fazer em casa.5-6

Suco ou chá de cranberry

O suco de cranberry é um bom diurético – daí sua fama de boa opção para o tratamento de infecção urinária. O suco ou chá dessa fruta, além de serem ricos em antioxidantes e combaterem infecções, também aumentam a excreção de água na urina, diminuindo a retenção de líquidos.7

Todos os alimentos de que falamos nesse texto podem ajudar na diurese, mantendo sempre uma alimentação equilibrada. Porém, como a dieta detox é uma dieta restritiva, ela não é recomendada, pois não pode ser seguida por muitos dias, uma vez que isso pode gerar efeitos secundários como: fraqueza, tontura, baixo consumo de proteínas, desequilíbrio de vitamina e minerais, dor de cabeça, constipação e/ou diarreia. Dito isso, é importante ressaltar que pessoas mais debilitadas, imunodeprimidas, diabéticos, doentes renais, crianças, gestantes e lactantes não devem segui-la. Para mais informações sobre saúde e nutrição, continue lendo nossos artigos!

Lilian Barbosa, nutricionista

E se você quer saber mais sobre alimentação e saúde, explore o site do Que Bem que Faz, e use Chat Nutri para tirar suas dúvidas sobre saúde e nutrição em tempo real e nutra-se de informação!

 

Fontes

https://www.cfn.org.br/wp-content/uploads/2015/07/Dieta-Detox_Nota-tecnica-do-CFN1.pdf

http://www.rbne.com.br/index.php/rbne/article/view/793

https://www.scielo.br/j/rbme/a/3ZTrhnhrpBBvZnSWFxXsjrB/?lang=pt

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27225921/

https://www.scielo.br/j/cta/a/CCVPXJ97bHn7N4mwDBN5qTJ/?lang=pt

https://www.scielo.br/j/cta/a/jL3vtqzbtswD7xkxdMKVMMQ/?lang=pt

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23538307/

Contribuição de:
Lilian Barbosa
Lilian Barbosa

Nutricionista esportiva e clínica.

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas