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Frango saudável: saiba tudo sobre esta ave rica em nutrientes e importante na dieta

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Frango saudável

Cada brasileiro comeu em média 45 quilos de frango em 2020. Esta é disparada a proteína animal mais consumida no país. E não à toa: além de ser mais barata que as outras carnes, é também uma opção saudável. Mas é saudável como? Quais nutrientes um pedaço de frango consegue nos proporcionar? Fica tranquilo que vamos destrinchar tudo agora mesmo.

Frango é saudável?

Podemos dizer que sim. É claro que, como tudo na vida, a gente não pode exagerar nem abrir mão de alguns cuidados no seu preparo. A gente vai falar disso já já. Por enquanto, vamos às boas notícias: o frango é altamente rico em vários nutrientes, como selênio, proteína, fósforo, entre outros.

Em uma porção de 100 gramas de peito de frango contém 31,5 g de proteína, aproximadamente 56% do recomendado do valor diário recomendado. Os especialistas apontam que o ser humano deve consumir em média diariamente 0,8 grama de proteína por cada quilo de peso corporal.

Este nutriente é responsável, entre outras coisas, por manter a massa muscular e reparar seus tecidos. Já o selênio ajuda a função imunológica, a saúde da tireoide e a fertilidade.

Além disso, a ave também é rica em vitaminas B6 e B12, que têm papel fundamental na saúde cerebral, na síntese de DNA e na produção de energia. Boas notícias mesmo, não?

 

Outros benefícios do frango

Que o frango é saudável e rico em nutrientes, a gente já sabe. Agora vamos ver quais outros benefícios ele pode nos proporcionar. Devido ao seu baixo teor de gorduras  e rico em proteínas, essa é uma boa opção para quem deseja emagrecer.

Pesquisas apontaram que ingerir mais proteínas nos traz uma sensação de saciedade maior, ajudando na perda de peso e na manutenção da famosa massa magra. Aliado a determinados exercícios, o frango também pode ajudar a te deixar mais musculoso.

 

Desvantagens do frango

Então, falamos de alguns cuidados antes de consumir o frango, certo? Vamos agora ver quais são.

As desvantagens do frango têm muito mais a ver com o seu preparo do que com a carne dele.

Algumas opções fritas ou empanadas, como nuggets ou pipocas de frango (snacks), são repletos de gorduras que, em excesso,  fazem mal à saúde. As opções processadas também não são recomendadas, já que podem conter muito sódio e conservantes artificiais.

 

Qual é mais saudável: frango ou peru?

Você com certeza já fez esta pergunta. Qual ave é melhor? Qual tem mais proteínas? Ora, tanto o frango quanto o peru são ricos em proteínas de alta qualidade e podem ser considerados saudáveis. Porém, como já dissemos antes, não tenha uma dieta focada apenas em uma ou outra opção: a variedade de alimentos é a chave do sucesso.

 

Há um corte de frango mais saudável que outro?

Quando falamos em frango, sempre nos referimos a carne branca. Porém, não podemos esquecer que na própria ave também tem cortes considerados escuros.

A carne branca, encontrada principalmente no peito, é uma excelente opção para quem deseja uma dieta com baixo teor de gordura e alto teor de proteínas. Já a considerada carne escura, encontrada principalmente na coxa e sobrecoxa, tem mais zinco, ferro, selênio e vitaminas B.

 

Como fazer um frango saudável

Já vimos que algumas maneiras de preparar um frango podem não ser boas opções. Mas, então, qual é o melhor preparo? Aqui vai algumas dicas:

Frango grelhado

Grelhar um frango é uma opção rápida e saudável para que você aumente a quantidade de proteínas consumidas. Para deixar a refeição ainda mais completa e saudável, experimente acrescentar alguns vegetais.

Frango Assado

Outra opção de preparo é o frango assado, principalmente para quem está tentando perder peso. O frango assado está repleto de nutrientes necessários para o corpo humano, além de ter baixo teor de gordura e calorias.

Frango frito

Essa é para quem não abre mão de um franguinho frito de vez em quando (mas nada de chutar o balde). A dica para amenizar os efeitos da fritura é utilizar o mínimo de  óleo ou até mesmo uma fritadeira sem óleo. Acrescentar vegetais vai deixar a refeição mais equilibrada.

 

Dicas

Uma dieta balanceada pode ser muito beneficiada com a inclusão do frango. O ideal é que se consuma no máximo de 85 a 113 gramas por porção. A título de comparação, 100 gramas de frango desfiado equivalem a cinco colheres de sopa.

Já sobre o preparo, o recomendável é fazê-lo de alguma maneira saudável, como dissemos acima. Frango refogado ou cozido no vapor também são boas opções.

Além disso, é importante que sua dieta seja variada e não contenha apenas o frango. É aconselhável consumir outras fontes de proteínas e outros alimentos, para que sua refeição seja a mais saudável possível.

 

Receitas saudáveis com frango

Agora que já conhecemos os benefícios e as melhores maneiras de se fazer um frango, que tal aprender receitas de pratos saudáveis com frango?

Frango assado com Quiabo e Cenoura, uma opção mais robusta.

 

Perguntas frequentes:

Frango é uma carne saudável?
Sim, esta carne traz mais benefícios do que possíveis prejuízos para a nossa saúde, já que é fonte de proteínas, minerais, e contém menos gorduras do que alguns cortes de carne bovina, por exemplo. Muitas vezes o modo de preparo, por exemplo a fritura, que diminui o aspecto saudável do alimento.

Quais os benefícios de comer frango?
O frango é altamente rico em vários nutrientes, como selênio, proteína, fósforo, entre outros. Devido ao seu baixo teor calórico e riqueza em proteínas, ele também é uma boa opção para quem deseja emagrecer.

Qual é a melhor maneira de comer o frango?
As melhores opções são frango grelhado ou assado. Também pode ser refogado ou cozido no vapor. Caso deseje um frango frito, opte por usar pouco óleo ou até mesmo uma fritadeira sem óleo.

Frango ou peru é mais saudável?
Tanto o frango quanto o peru são ricos em proteínas de alta qualidade e podem ser considerados saudáveis. Porém, não tenha uma dieta focada apenas em uma ou outra opção. A variedade de alimentos é a chave do sucesso.

Há um corte de frango mais saudável que outro?
Não. A carne branca, encontrada principalmente no peito, é uma excelente opção para quem deseja uma dieta com baixo teor de gordura e alto teor de proteínas. Já a parte considerada carne escura, encontrada principalmente na coxa e sobrecoxa, tem mais zinco, ferro, selênio e vitaminas B.

Agora que você sabe o bem que o frango faz e conheceu ótimas receitas com ele, é só encaixá-lo na dieta. Vale lembrar que este texto não substitui a consulta com um especialista. Caso deseje uma dieta específica, recomendamos procurar um nutricionista.

 

Fontes:

healthline.com/nutrition/is-chicken-good-for-you#healthy-preparations

healthline.com/health/food-nutrition/healthiest-meat#beef

healthline.com/nutrition/protein-in-chicken

healthline.com/nutrition/turkey-vs-chicken#dark-meat

opresenterural.com.br/consumo-de-frango-no-brasil-aumenta-5-em-2020-segundo-abpa/#:~:text=O%20brasileiro%20deve%20finalizar%20comendo,Associa%C3%A7%C3%A3o%20Brasileira%20de%20Prote%C3%ADna%20Animal.

opresenterural.com.br/carne-de-frango-e-a-proteina-animal-mais-consumida-no-brasil/

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Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas