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Frutas ricas em proteínas: 35 opções para encontrar esse nutriente

Legenda: 
Frutas ricas em proteínas: laranja, mamão e limão

Uma alimentação diversificada, com comidas nutritivas, é fundamental para manter um estilo de vida saudável. Entre os nutrientes essenciais estão as proteínas, importantes para a formação de diversas partes e elementos do corpo humano – como pele, músculos, cabelos, hormônios e neurotransmissores.

As principais fontes de proteínas são de origem animal, como carnes – de vaca, de frango, de porco e de outros animais –, peixes, frutos do mar, ovos, leite e derivados.

Mas os vegetarianos e veganos podem contar com alimentos ricos nesse nutriente vindos do reino vegetal. Entre as fontes vegetais de proteínas, as leguminosas e oleaginosas são as melhores opções, pois possuem maior quantidade desse macronutriente por grama. Os principais alimentos desses grupos são: ervilha, grão-de-bico, feijão – e suas variações –, lentilha, nozes, amêndoas, avelãs e castanhas-do-pará.

Frutas ricas em proteínas são mais raras, sendo esse um grupo alimentar onde a presença do nutriente é menos expressiva. Por isso, o comum é combinar frutas com outros alimentos para que se atinja a quantidade diária recomendada. Apesar disso, elas são ricas em diversas vitaminas e minerais importantes para o bom funcionamento do organismo, então busque comer três porções de frutas por dia e orgulhe seu nutricionista.

 

Frutas comuns com proteínas

As frutas do dia a dia – aquelas que você encontra na maioria dos supermercados – são fontes incríveis de nutrientes variados. Simples, conhecidas e deliciosas, elas surpreendem no quesito valor nutricional.

1. Goiaba
2. Pêssego
3. Limão
4. Banana
5. Laranja
6. Romã
7. Kiwi
8. Damasco
9. Abacate
10. Mexerica, tangerina, bergamota ou poncã
11. Amora
12. Jaca
13. Cereja
14. Manga
15. Framboesa
16. Groselha
17. Mirtilo ou blueberry
18. Lichia

 

Frutas exóticas com proteínas

Essas frutas são originárias de diversas partes do mundo e ganharam fãs no Brasil também. Desde a (nem tão exótica) graviola até a completamente desconhecida açofeifa, a lista de frutas ricas em proteínas possui vários sabores únicos.

19. Graviola ou jaca-de-pobre
20. Fruta-do-conde, anona, pinha ou ata
21. Granadilha, granadilla, maracujá colombiano ou maracujá doce
22. Jujuba ou açofeifa
23. Durião ou durian
24. Tamarindo
25. Physalis ou fisális
26. Toranja ou grapefruit
27. Feijoa, goiaba-da-serra ou goiaba-do-mato
28. Drupa, sabugo ou baga do sabugueiro
29. Melão cantaloupe

 

Frutos secos com proteínas

Tal como as frutas frescas, os frutos secos também são fontes saudáveis de diversos nutrientes, incluindo proteínas. Clássicas da ceia de Natal, as uvas-passas e os damascos secos são um presente para o seu organismo. Apesar do trocadilho péssimo, as frutas são realmente maravilhosas.

30. Uva-passa
31. Uva-passa branca
32. Damasco seco ou desidratado
33. Pêssego seco ou desidratado
34. Cereja desidratada
35. Jujuba ou açofeifa desidratada


Perguntas frequentes

  • Que frutas são ricas em proteínas?

    Apesar das frutas não serem muito ricas em proteínas, elas podem complementar a ingestão diária desse nutriente. Para isso, as principais frutas são: goiaba, kiwi, abacate, damasco, pêssego, banana e laranja. Além dessas, diversas frutas exóticas também possuem quantidades razoáveis de proteínas, como graviola, durião, tamarindo, fruta-do-conde e goiaba-da-serra.

  • Quais são os alimentos mais ricos em proteínas?

    Esse nutriente está presente principalmente em alimentos de origem animal, como carnes, laticínios, ovos e outros. Entre as fontes vegetais, as leguminosas e oleaginosas possuem as maiores quantidades de proteínas por porção, principalmente feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico, nozes, amêndoas, castanhas-do-pará e avelãs.

  • Quais são as melhores fontes de proteínas para vegetarianos?

    Para quem não consome carne ou alimentos de origem animal, o segredo é apostar nas leguminosas e oleaginosas. As frutas também podem ser usadas para complementar a quantidade diária de proteínas.

Fontes:

https://www.myfooddata.com/articles/fruits-high-in-protein.php

https://tools.myfooddata.com/nutrient-ranking-tool/Protein/Fruits/Highest/Common/Simple

https://www.tuasaude.com/beneficios-das-proteinas/

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas