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Jantar nutritivo: 50 receitas com os alimentos mais vitaminados

Legenda: 
Jantar Nutritivo: brócolis

Comeu bastante no jantar e acha que está nutrido? Será mesmo? Saiba que existe uma diferença entre encher a barriga e se alimentar bem. Às vezes o prato está preenchido com muitos alimentos, mas é pobre em nutrientes. Então, se a intenção é ter um jantar nutritivo, é importante saber diferenciar uma refeição para matar a fome de uma bem vitaminada.

E como o Que bem que faz sabe que nem sempre dá tempo de preparar uma refeição completa e manter uma rotina saudável, o site preparou uma lista de receitas perfeitas para ter um jantar simples e nutritivo, sem muito trabalho nem necessidade de ficar horas na cozinha.

A nossa dica é: comece pela batata-doce, que cozinha rapidinho e vai dar muita energia.

Passe pelo gengibre, que dá um sabor marcante às comidas e deixa o jantar nutritivo e saudável. Depois invista na abóbora, que é pouco calórica e, além de garantir saúde e bem-estar, também ajuda a emagrecer. O brócolis e a couve-flor são da mesma família e, juntos ou separados, vão deixar os pratos deliciosos e ricos em vitaminas e minerais.

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Dicas para um jantar nutritivo e feliz

Antes de embarcar nas nossas receitas deliciosas para um jantar nutritivo e rápido, a gente separou algumas sugestões que vão facilitar a sua vida. Segue conferindo tudo!

- Aproveite o fim de semana para planejar o cardápio da semana. Isso vai facilitar muito a sua vida;

- Cozinhe os alimentos que podem ser congelados em maior quantidade, e congele as porções que serão consumidas a cada dia;

- O vizinho é camarada? Então aproveite e faça trocas saudáveis com ele para que os dois possam ter variedade na hora do jantar nutritivo;

- Divida tarefas na cozinha com todos os membros adultos da família, para que ninguém fique sobrecarregado na cozinha.

 

Receitas para um jantar nutritivo e saudável

Chegou o momento mais gostoso do artigo. É hora de aprender a preparar receitas deliciosas para deixar o jantar nutritivo. Listamos 50 pratos diferentes para que nunca faltem ideias e o menu seja sempre o mais variado possível.

Batata-doce: o alimento mais nutritivo para o jantar

Os marombeiros de plantão já conhecem o poder da batata-doce. Mas quem disse que você precisa ser um atleta para ter esse alimento sempre na mesa? O tubérculo é um alimento saudável, fonte de energia e de fibras – e esse último nutriente é aquele que tira a preguiça do intestino e te ajuda a fazer cocô.

Quando adicionamos batata-doce ao cardápio, é fácil ter um jantar nutritivo e rápido. É que além das fibras, ela tem sais minerais e vitaminas A, B e C, além de uma vantagem que você vai adorar: ajuda a emagrecer. Então, aproveite nossas dicas e prepare um menu inteiro para ter um jantar nutritivo e pouco calórico todos os dias:

Gengibre para um sabor marcante no jantar nutritivo

Quem já ouviu falar em chá de gengibre sabe do seu potencial diurético, que ajuda a fazer xixi e impede a retenção de líquido no corpo. Também sabe que ele contribui para desinchar e emagrecer. E se você está entre as pessoas que ainda não conhecia os benefícios desse tubérculo, a gente dá aquela forcinha para te deixar bem informado e com receitas maravilhosas para usar o gengibre no jantar nutritivo e saudável.

Vitamina B6, cobre, magnésio e potássio são alguns dos principais nutrientes do gengibre. E tem mais: estudiosos apontam o tubérculo como um grande aliado na prevenção do câncer. O consumo do gengibre ajuda também a aumentar a imunidade e deixa a pele e os cabelos mais bonitos. Com um jantar simples e nutritivo preparado com gengibre, você só terá vantagens.

Jantar simples e nutritivo com abóbora

A textura aveludada da abóbora deixa qualquer jantar nutritivo muito mais saboroso. Para os que querem ficar nutridos e ainda perder peso, esse é mais um alimento para ter na lista de receitas, porque ela é rica em fibras. A abóbora ainda é uma ótima opção de refeição leve, para antes de dormir.

A abóbora também é fonte de vitaminas A e C: a primeira é ótima para a visão; a segunda, todo mundo sabe, previne gripes e resfriados. E dá para fazer pratos muito variados para um jantar nutritivo com abóbora – desde sopas, até macarrão.

Brócolis: para deixar o jantar nutritivo mais verdinho

Nada de comer e ficar à noite inteira com aquele empachamento que tira o sono! Prepare um jantar nutritivo e pouco calórico com brócolis e tenha certeza de que irá dormir como um bebê. É que o vegetal tem propriedades laxantes que ajudam na digestão e rendem um jantar nutritivo leve.

E tem mais: o brócolis é rico em vitamina A e C, além de ser fonte de proteínas, cálcio, ferro e da boa e velha fibra. É também um alimento pouco calórico, ou seja, vai te ajudar a perder ou manter o peso. E quer uma notícia ainda melhor? Estudos revelam que o vegetal tem propriedades anticancerígenas.

Couve-flor deixa o jantar nutritivo especial

Olha aí mais um alimento altamente saudável e perfeito para ter no jantar nutritivo. Vitaminas do complexo B e vitamina C? Tem! Proteínas, carboidratos, fibra, cálcio, potássio e ferro? Também tem! Isso quer dizer que, se tiver couve-flor na refeição, sua alimentação estará completa.

A melhor parte é saber que o jantar nutritivo e saudável também pode ser delicioso, porque com a couve-flor dá para fazer arroz, suflê, sopa, bolinhos e até strogonoff.

 

O que é um jantar nutritivo?

Deu para notar que jantar nutritivo é sinônimo de comida gostosa, né? São tantas as formas de deixar a refeição variada e saborosa que até vai dar mais vontade de ficar na cozinha.

Agora ficou claro que um jantar nutritivo é composto de vegetais, carnes, peixe, arroz e até massas: tudo na medida certa vai garantir que o prato seja saudável e leve para uma noite de descanso perfeita.


Perguntas frequentes

  • 1. O que é um jantar nutritivo e saudável?

    Um jantar nutritivo garante que o organismo receba os nutrientes necessários. A boa alimentação precisa ter, por exemplo, frutas, verduras, legumes, hortaliças, leite, carnes magras, grãos e cereais. Esses nutrientes ajudam a manter o corpo funcionando bem, com saúde, energia e bem-estar.

  • 2. O que se deve comer em um jantar nutritivo?

    Para ter um jantar nutritivo é importante que os alimentos que irão ao prato sejam ricos em vitaminas, fibras e minerais. Alimentos como batata-doce, gengibre, abóbora, brócolis e couve-flor são alguns exemplos do que não pode faltar no cardápio.

  • 3. Qual a base para ter um jantar nutritivo todos os dias?

    A base para ter um jantar nutritivo todos os dias é incluir variados alimentos, ter moderação para não comer muito (nem pouco) e equilíbrio para unir qualidade e quantidade dos alimentos.

  • 4. Qual o melhor alimento para um jantar nutritivo?

    Sopas, saladas, arroz e legumes são ótimas ideias de comidas saudáveis para o jantar nutritivo. Esses pratos são ricos em nutrientes como vitaminas, proteínas e carboidratos.

    Fontes

    https://www.receitasnestle.com.br/receitas/sopa-da-fazenda

    https://www.scielo.br/j/csc/a/n3sxS3DYmgbTDXzD5sFn7rP/?lang=pt

    https://www.bbc.com/portuguese/geral-45424589

    https://www.bbc.com/portuguese/vert-fut-43311266

    https://home.unicruz.edu.br/wp-content/uploads/2020/06/AVALIA%C3%87%C3%83O-FITOQU%C3%8DMICA-E-ANTIOXIDANTE-DO-EXTRATO-HIDROETAN%C3%93LICO-DA-FOLHA-DA-BATATA-DOCE-Ipomoea-batatas-L-Lam-Tha%C3%ADs-Salasar.pdf

    http://www.esalq.usp.br/acom/clipping/arquivos/18-01-14_conheca_os_beneficios_do_gengibre_para_a_sua_saude_m_de_mulher_mdm.pdf

    https://www.asbran.org.br/noticias/alem-de-outros-beneficios-a-abobora-ajuda-na-perda-de-peso

    http://atividaderural.com.br/artigos/4e83a54945d96.pdf

    https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/112205/000954048.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas