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Quantidade de açúcar por dia: consciência alimentar e bem-estar

Legenda: 
Quantidade de açúcar por dia: colher com açúcar

O açúcar ou o docinho de sobremesa não são vilões e podem fazer parte do cardápio saudável, desde que sejam consumidos de maneira consciente e balanceada. Parece difícil, mas é preciso maneirar na quantidade de açúcar por dia.

Confira informações super importantes sobre o tema e descubra como a consciência alimentar pode te ajudar.

 

Consumo de açúcar é alto entre os brasileiros

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) o consumo de açúcar entre os brasileiros está acima do recomendado: apenas 10% das calorias ingeridas por dia deveriam vir do açúcar, mas os brasileiros consomem aproximadamente 16,3% do valor calórico total diário recomendado.

Curiosidade

Você sabia que o Brasil é o 4º maior consumidor de açúcar do mundo? Esse número foi levantado pela Sucden, uma multinacional do ramo açucareiro, em um estudo realizado em 2014.

 

Consciência alimentar: menos consumo de açúcar

Cortar qualquer tipo de açúcar da alimentação pode ser um enorme desafio, mas uma das formas de fazer isso acontecer é desenvolver a consciência alimentar e aprender a entender o nosso próprio corpo, como a fome, saciedade, sede e o sono.

Fazer melhores escolhas deve ser a estratégia constante de um conjunto de ações ligadas ao comportamento, que está diretamente associada ao estilo de vida saudável. A prática de bons hábitos promove bem-estar, e é o próprio bem-estar que contribui positivamente para a prática e a manutenção das boas escolhas.

Praticar a inclusão de alimentos essenciais, como por exemplo, frutas, legumes e verduras, ao invés da restrição de outros alimentos, também é uma estratégia para a melhoria dos hábitos de vida. Além disso, organizar e planejar a rotina alimentar é parte importante de todo esse processo.

 

Qual a quantidade de açúcar por dia?

O ideal é que a quantidade de açúcar por dia seja no máximo em torno de 1 porção/dia de aproximadamente 25g. Por isso, é importante dosar o tamanho das porções e escolher as opções com embalagens individuais ou avulsas.

Uma sugestão é planejar qual o melhor momento para consumir esse alimento doce e evitar o açúcar de adição (aquele que usamos para adoçar bebidas, etc).

Essas pequenas ações diárias fazem parte de um comportamento de sucesso. Praticar atenção plena (mindful eating) durante as refeições e lanches intermediários é uma recomendação para se adquirir consciência alimentar e sobretudo, encontrar prazer e satisfação nas boas escolhas do dia a dia.

Bianca Naves, nutricionista especialista em Medicina do Estilo de Vida pelo American College of Lifestyle Medicine. Sócia diretora da Clínica Nutrioffice. Nutricionista colaboradora do Programa Jornalístico Hoje em Dia, transmitido pela Record.

 

Perguntas frequentes?

Qual é a quantidade ideal de açúcar para consumir por dia?

O ideal é que a quantidade de açúcar por dia seja no máximo em torno de 25g, o que dá mais ou menos seis colheres de chá.

Como reduzir o açúcar na alimentação?

A melhor maneira de reduzir o açúcar é desenvolver a consciência alimentar e aprender a entender o nosso próprio corpo, como a fome, saciedade, sede e o sono. Essa redução deve fazer parte de uma estratégia para fazer melhores escolhas de alimentação e estilo de vida. Planejar a rotina alimentar também ajuda muito.

 

Fontes:

https://aps.saude.gov.br/noticia/15359#:~:text=Os%20brasileiros%20consomem%2050%25%20a,adulto%20%C3%A9%20de%2012%20colheres http://mds.gov.br/area-de-imprensa/noticias/2016/junho/brasil-e-o-4o-maior-consumidor-de-acucar-do-mundo https://www.inca.gov.br/dicas/alimentacao-e-nutricao/saiba-como-identificar-o-acucar-escondido-nos-alimentos

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas