Créditos: gettyimages
Legenda: Não é só a água de coco que é ótima para a saúde (além de ser uma delícia).

Fruto tropical super popular em terras brasileiras, o coco é um daqueles itens que são ótimos para ter no cardápio. É um alimento rico em nutrientes importantes, além de ser bastante versátil na cozinha do dia a dia.

LEIA TAMBÉM

No Brasil, temos quatro tipos diferentes de coco: verde, seco, butiá e babaçu. Boa parte do que consumimos são os tipos verde e seco, enquanto o butiá e o babaçu são mais comuns nas regiões sul e norte e nordeste, respectivamente. Quer motivos para incluí-lo no seu cardápio? Confira!

A água de coco é excelente para hidratar o corpo

O líquido presente no coco verde, também conhecido como coco baiano, possui muitos nutrientes que o tornam ótimos para reidratar e repor o que foi perdido depois de praticar exercícios físicos.

Tem nutrientes que são ótimos para a saúde toda

O coco tem a polpa rica em gordura, ótima para dar mais energia ao organismo. Inclui-lo no cardápio é uma maneira fácil de garantir os benefícios da fruta.

Melhora a função intestinal

As fibras e o poder hidratante do coco ajudam a te livrar do sofrimento na hora de fazer cocô. Não é só na polpa ou na água, não: a farinha de coco tem alto nível de fibras insolúveis, sendo uma boa substituta à farinha de trigo no preparo de receitas doces e salgadas, principalmente por quem tem alergia ou intolerância ao glúten.

É uma ótima opção para quem não consome lactose

Para pessoas veganas e para quem não consome lactose, é uma alternativa fácil e que substitui o leite de vaca nas receitas. Uma das principais vantagens dessa fruta está no aproveitamento total dela, desde a polpa até a água, então você pode aproveitar para fazer o leite de coco em casa também. A consistência é mais próxima ao leite de vaca e funciona perfeitamente bem em qualquer receita, sem dar gosto de coco. Experimente receitas como o Muffin de Banana com Coco e Panquequinhas de Banana e Coco sem Açúcar e sem Glúten, por exemplo, certamente vão fazer sucesso por aí.

Se você ainda não é fã de coco, aproveite todos estes motivos para torná-lo um de seus alimentos favoritos – do lanche à farofa, tudo combina com ele.

Assine a nossa Newsletter

A certificação de metodologias que nos auxiliam a lidar com o desafiador cenário globalizado.

Digite um e-mail válido.