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Como a alimentação impacta na saúde da pele, unhas e cabelo?

Legenda: 
Alimentação impacta na saúde: mulher se olhando no espelho

A alimentação impacta na saúde de todo o nosso corpo, oferecendo nutrientes para realizar nossas funções básicas. Os alimentos nos fornecem energia para que realizemos nossas ações, e exatamente por isso que devemos ter refeições completas, que supram nossas necessidades diárias e sejam capazes de nos manter saudáveis e ativos.

E como a alimentação impacta na saúde da pele, unhas e cabelo? Essa é uma pergunta recorrente, já que poucas pessoas sabem que os alimentos são super importantes para estruturar nossas unhas e manter a vitalidade dos cabelos e da pele.

Neste artigo vamos falar um pouco sobre como a alimentação impacta na saúde da pele, unhas e cabelos, além de como são estruturados e seus componentes.

 

Unhas

As unhas são compostas por células queratinizadas que ajudam a proteger o final das falanges distais, ou seja, o último segmento dos nossos dedos. A queratina presente nas células é uma proteína fibrosa que tem como função impermeabilizar as estruturas que estão por cima, protegendo de choques físicos, água, sol e agentes externos.

As placas de células queratinizadas (unhas) ajudam a proteger os dedos sem dificultar movimentos delicados, e permitem a apreensão de pequenos objetos sem dificuldade. Elas são compostas por cinco camadas compactas e fortemente aderidas umas às outras.

A dureza das unhas é garantida pela elevada concentração de enxofre e a cor que vemos depende da oxigenação do sangue presente nos vasos da derme. As unhas de idosos, cirróticos (pessoas que têm cirrose) e pessoas com doenças renais, apresentam uma coloração mais pálidas e com menos brilho.

 

Cabelos

Os fios de cabelo, assim como as unhas, também possuem células queratinizadas, ajudando a impermeabilizar a superfície do couro cabeludo. Os fios partem de bolsas de células vivas que estão por debaixo da pele, chamados de folículos capilares.

Além da queratina – que são proteínas –, os fios de cabelo são compostos por lipídeos (gorduras), água, pigmentos e entre outras substâncias. E, assim como nas unhas, os fios apresentam enxofre na sua composição, além de componentes como carbono, oxigênio, nitrogênio e hidrogênio; e minerais, como ferro, alumínio, zinco, cobre e iodo.

A forma dos fios depende da disposição das ligações químicas formadas entre as moléculas que compõem o cabelo. A coloração dos fios também depende da quantidade de proteínas e melanina – pigmento que dá cor ao cabelo, olhos e pele.

 

Pele

A pele também possui uma camada de queratina em suas zonas mais externas, protegendo o nosso corpo contra a perda de água, choques físicos e agentes externos. Pode não parecer, mas ela é o maior órgão do corpo humano, responsável por excretar substâncias – como o suor, liberado pelas glândulas sudoríparas.

Ela é formada pela epiderme, derme e a hipoderme, sendo a epiderme a mais externa, recoberta por uma camada de queratina e pelos. A epiderme é formada ainda por cinco camadas, separando-a da derme.

Já a derme é composta por duas camadas, e é nela que estão os vasos sanguíneos e linfáticos, nervos, pelos e glândulas. Por último, a hipoderme é repleta de células que armazenam gordura, sendo ela a camada responsável por fornecer energia, proteger de choques mecânicos e isolar o corpo, preservando a temperatura corporal.

De modo geral, dá para perceber que a queratina é um dos elementos principais para garantir a saúde da pele, unhas e cabelo. Mas então, como a alimentação impacta na saúde da pele, unhas e cabelo? Quais alimentos podemos comer?

 

Alimentos que ajudam na produção de queratina

Há alguns alimentos que ajudam na produção de queratina, contribuindo diretamente para a saúde da pele, unhas e cabelo.

Ovos

Os ovos são ótimos alimentos para a produção de queratina, porque a biotina – um dos nutrientes essenciais para a produção de queratina – está presente nos ovos. Além disso, a proteína do ovo também ajuda diretamente na produção de queratina.

Cebola

A cebola, além de ser um ótimo condimento para complementar o sabor das refeições, é um alimento que ajuda na formação de queratina, pois apresenta antioxidantes que são convertidos em componentes dessa proteína.

As cebolas ainda podem ajudar a manter os folículos capilares saudáveis, pois apresentam quantidades consideráveis de folato.

Salmão

O salmão é um peixe rico em proteínas e biotina, além de – como é o caso de todos os peixes – ser rico em ômega-3, uma gordura saudável para o coração e que demonstrou ser muito útil para o crescimento capilar, além de ajudar na estrutura do cabelo.

Batata doce

A batata doce promove a produção de queratina por ser rica em carotenóides, que são convertidos em vitamina A. A vitamina A é uma das vitaminas que ajuda na síntese de queratina, que ajuda na saúde da pele, unhas e cabelo.

Manga

As mangas são frutas ricas em vitaminas A, e também em outros nutrientes como vitamina C e folato, que são componentes que ajudam muito na saúde da pele, unhas e cabelo. Isso faz dela uma fruta muito boa para manter a estrutura das partes do corpo que necessitam de queratina.

Alho

O alho é um ótimo alimento para a saúde da pele, unhas e cabelo, pois contém substâncias que se transformam em aminoácidos que compõem a queratina. Alguns estudos ainda indicam que o alho pode ser muito bom para promover a cicatrização, possui propriedades antimicrobianas e ajuda a combater o envelhecimento.

O alho ainda é um alimento rico em antioxidantes, que pode ajudar no sistema imunológico e prevenir doenças.

Couve

A couve é uma verdura rica em vitamina A – que ajuda na produção de queratina –, vitamina C e proteína. A vitamina C funciona como um antioxidante, contribuindo para a saúde da pele, já que estimula a produção de colágeno. É uma verdura que age muito na saúde e estrutura da pele.

Fígado

O bife de fígado é um alimento super nutritivo, representando uma fonte concentrada de biotina. Além disso, é rico em proteína e vitamina A (além de outras vitaminas e minerais), sendo muito eficiente para a saúde da pele, unhas e cabelo.

Cenoura

Assim como a batata doce, a cenoura é rica em carotenóides que se transformam em vitamina A. A cenoura ainda é rica em vitamina C e biotina, ajudando na saúde da pele, unhas e cabelo. A vitamina C também auxilia na cicatrização, aliviando inflamações e aumentando a proteção da pele.

 

Alimentos ricos em enxofre

Como citado anteriormente, o enxofre é um mineral presente nas estruturas da pele, unhas e cabelo; por isso, consumir alimentos com enxofre fornece nutrientes para essas estruturas. Alguns deles são:

Se quiser mais dicas sobre saúde e alimentação, explore o site do Que Bem que Faz e nutra-se de informação!

Lembramos que, se você tiver problemas com fraqueza excessiva nas unhas e cabelo, ressecamento de pele e queda de cabelo, vá a um médico!


Perguntas frequentes

  • O que é bom para a saúde da pele, unhas e cabelo?

    Alimentos ricos em vitamina C e A, além de alimentos que ajudam na produção de queratina, são os mais benéficos para a saúde da pele, unhas e cabelo. Alguns alimentos ricos em vitamina C são as frutas cítricas (como a laranja, tangerina e etc), enquanto alimentos ricos em vitamina A são os de cor alaranjada, como a abóbora e cenoura, entre outros.

    FONTES

    http://www.campusvirtual.ufsj.edu.br/mooc/ciencianacomunidade/composicao-e-estrutura-dos-cabelos/

    https://www.unifal-mg.edu.br/histologiainterativa/pele-e-anexos/

    https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/85/85131/tde-23102012-153919/publico/2012SanchesEstudo.pdf

    https://www.healthline.com/nutrition/keratin-rich-foods

    https://www.healthline.com/nutrition/foods-with-sulfur#food-beverage-sources

FONTES

http://www.campusvirtual.ufsj.edu.br/mooc/ciencianacomunidade/composicao-e-estrutura-dos-cabelos/ https://www.unifal-mg.edu.br/histologiainterativa/pele-e-anexos/ https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/85/85131/tde-23102012-153919/publico/2012SanchesEstudo.pdf https://www.healthline.com/nutrition/keratin-rich-foods https://www.healthline.com/nutrition/foods-with-sulfur#food-beverage-sources

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas