Legenda: chá verde

O corre-corre da esteira, a caminhada acelerada e o sobe e desce das barras de ferro precisam de fortes aliados na corrida em busca de uma vida saudável. E o chá verde é um deles. A planta é um tanto amarga, mas tem tudo para deixar a vida uma doçura e sem prejudicar a diabetes, já que nem precisa usar açúcar.

O chá verde ganhou fama principalmente por ser uma espécie de 'fórmula natural' de emagrecimento. As propriedades da bebida ajudam sim a dar aquela afinada na silhueta  porque têm efeito termogênico - o que significa que ela aumenta a temperatura do corpo -, que ajuda a queimar calorias. 

Agora, separe a sua xícara de chá, se quiser, faça uma pipoca, e venha conhecer mais sobre essa planta cheia de benefícios. 

O que é chá verde?

O chá verde vem de uma planta chinesa chamada Camellia sinensis. E a explicação para seu nome é tão óbvia que chega a ser engraçada. O chá verde tem esse nome porque depois do processamento, que teve um tempo menor de oxidação das folhas, a sua cor é verde.

Benefícios do chá verde: por que faz bem?

Entre todos os benefícios do chá verde, o que mais chama atenção (e cá entre nós, o mais buscado pelas pessoas, rs) é a sua eficácia para emagrecer. Por ser um chá com efeito termogênico - o que significa que a bebida aumenta a temperatura do corpo -, ele ajuda a queimar calorias. 

Além disso, as substâncias presentes no chá verde, como polifenóis e catequinas, ajudam na redução da gordura corporal. A consequência disso? Diminuição de peso. 

E se vai tomar chá verde fique sabendo que seus benefícios vão muito além da ajuda na hora de emagrecer. As propriedades da planta podem, inclusive, contribuir no tratamento de doenças crônicas como: diabetes e até mesmo doenças do coração. 

Rico em vitamina C (sim, aquela famosa, presente na laranja e no limão), vitamina B1 (presente nas carnes) e B2 (que a gente normalmente encontra em derivados do leite), potássio (que a banana tem bastante) e mais algumas outras coisinhas que ajudam nosso corpo a funcionar, o chá verde também atua, por exemplo, como diurético, aquele que ajuda a gente a fazer xixi, lembra? Rico em tanino, o querido cházinho verde ajuda a diminuir as taxas do colesterol ruim, o LDL, e fortalecer veias e artérias do nosso corpo.

Além disso, é rico em substâncias chamadas antioxidantes, responsáveis por proteger as células do nosso corpo e aumentar a nossa imunidade. Por isso, o chá também ajuda a retardar o processo de envelhecimento.

Mas é importante você saber que quando o assunto é emagrecimento também são necessários uma boa alimentação e exercícios físicos. Que tal uma caminhada três vez por semana? #ficaadica

Como fazer chá verde?

Apesar dos muitos benefícios do chá verde, essa planta só apresentará o resultado adequado se alguns cuidados e técnicas forem aplicados na hora da sua preparação. Por isso, saiba como preparar o chá verde perfeito:

Se puder, use as folhas do chá verde. Os chás de saquinho não aproveitam tão bem os nutrientes.

  • Para 100ml de água, reserve para uso 1g de folhas (é quase a mesma quantidade de um sachê ou uma colher de café)

  • Não deixe a água ferver muito, desligue o fogo antes que a água forme muitas bolhas.

  • Coloque as folhas em uma xícara e depois a água quente

  • Tampe a caneca e deixe em infusão por 5 minutos;

  • Coe e sirva;

  • Hora de aproveitar! 

Fique de olho: a quantidade máxima recomendada é de 3 a 4 xícaras de chá por dia.

Para quem o chá verde pode não fazer tão bem (contra indicações)?

Entre os benefícios e contra indicações do chá verde, o lado positivo sai ganhando. Mas mesmo assim, vale a pena ficar de olho:

  • Pessoas com problemas de rim: o consumo pode sobrecarregar o fígado e também criar cálculos renais. Mesmo que você não tenha apresentado problemas no rim ou fígado anteriormente, não abuse no consumo do chá verde. 

  • Pessoas com insônia: a cafeína presente no chá pode atrapalhar o sono e seu uso em excesso pode causar sintomas de ansiedade.

  • Hipertensos e pessoas com problemas na tireoide: também devem evitar o consumo de chá verde por conta da aceleração no metabolismo que ele provoca. 

  • Grávidas: o chá verde pode acelerar os batimentos cardíacos do bebê por conta de uma substância presente na bebida que é parecida com a cafeína: chama-se teína. Por isso, é melhor evitar. 

Perguntas que todo mundo faz

Para que serve o chá verde?

Ele é ótimo para auxiliar no tratamento de doenças crônicas, retardar o envelhecimento celular e melhorar o desempenho físico. Além disso, previne doenças cardíacas e ajuda no processo de perda de peso.

O chá verde emagrece?

A bebida ajuda a queimar gordura corporal, o que pode auxiliar na redução de medidas e de peso, principalmente.

Qual a quantidade ideal de chá verde?

De 3 a 4 xícaras de chá, no máximo. O consumo em excesso pode causar ansiedade e problemas no rim ou fígado.

Quais as contra indicações do chá verde?

Grávidas, hipertensos, pessoas com insuficiência renal, problemas de tireoide e insônia devem evitar o consumo do chá verde. 

Chá verde pode ser consumido quente ou gelado?

Das duas formas. Mas se você pretende tomar para ajudar no emagrecimento é melhor gelado. O chá gelado pode ser mais poderoso para o emagrecimento porque bebidas geladas aceleram o metabolismo.
 

Fontes:

https://www.healthline.com/nutrition/top-10-evidence-based-health-benefits-of-green-tea 

http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI5728-10567,00-CHA+VERDE+E+PREJUDICIAL+DURANTE+A+GRAVIDEZ.html 

Assine a nossa Newsletter

A certificação de metodologias que nos auxiliam a lidar com o desafiador cenário globalizado.

Digite um e-mail válido.