Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Dieta para emagrecer rápido funciona a longo prazo?

Legenda: 
Dieta para emagrecer: balança de peso

Você já parou para pensar quanto tempo levou para ganhar o peso que você tem hoje? Quantos anos de hábitos não saudáveis, de escolhas desinformadas ou de falta de exercício você vem vivendo?

Segundo a OMS, ninguém ganha peso ou desenvolve alguma doença crônica em curto prazo – isso leva semanas, meses e até anos para acontecer. Após um longo tempo ingerindo doces, carboidratos refinados, bebida alcoólica e outros alimentos não saudáveis, seu corpo está habituado a esses sabores: eles fazem parte da sua rotina.

Então, por que você acha que seria sustentável emagrecer rápido ou mudar radicalmente esses hábitos? Será mesmo que seu corpo, do dia para a noite, entenderia que, agora, tudo o que você vinha comendo era errado? Será realmente possível manter essa dieta para emagrecer rápido por muito tempo?

 

Dieta para emagrecer rápido: situações insustentáveis

Você se identifica com alguma das situações abaixo?

1. Pão? Não pode! Chocolate? Cortei da minha vida! Arroz? Nem pensar.

Pense no que você mais ama comer – vamos supor que seja pão, um alimento muito citado em consultórios. A partir de amanhã, você não vai mais poder comer pão. Nem aquele pão gostoso com manteiga pela manhã, nem um pãozinho com ovo como um jantar rápido. Pão na padaria? Nem pensar! Lanche de metro no aniversário? Proibido!

Como você se sentiria sabendo que aquele sabor de que você tanto gosta não faria mais parte da sua alimentação? Será mesmo que você sustentaria essa mudança por muito tempo?

2. Proibi um alimento por estar em uma dieta restrita e até sonhei com ele.

Tudo o que é proibido se torna mais atrativo – seja pão, chocolate ou até banana.

Nossa mente nos prega peças o tempo todo: eu não posso? Então é o que mais quero! Essa restrição com certeza não será sustentável a longo prazo. Logo, essa não é a melhor dieta para emagrecer rápido.

3. Tenho fome o tempo todo, isso me irrita!

O seu corpo está habituado a uma certa quantidade de comida – e aí, do dia para a noite, isso é reduzido pela metade porque você decidiu fazer uma dieta para emagrecer rápido. O que vai acontecer? Fome voraz!

A mudança sustentável deve ser gradual – reduzir drasticamente a quantidade de comida só vai te deixar com fome, de mau humor e com menor produtividade no trabalho; vai piorar seu sono e disposição e, uma hora, vai te levar a atacar a geladeira (porque, vamos combinar, ninguém aguenta passar fome o tempo todo!).

4. Quando voltei a comer, comi tudo em dobro e ganhei mais peso do que tinha antes!

Esse item é uma junção de tudo o que falamos acima: restrição de algo de que gostamos muito + proibição + fome extrema. Uma hora o corpo irá cobrar a falta de energia com o dobro de fome.

Além disso, dietas restritas extremas para emagrecer rápido deixam o metabolismo mais lento – o corpo entende que você sempre terá privação de comida, estocando tudo o que come na forma de gordura, para ter mais energia. Por isso, a dieta para emagrecer rápido geralmente não funciona.

A parte psicológica pesa muito também – fiquei tanto tempo sem comer aquele pão ou chocolate que tanto amo, que preciso aproveitar e comer tudo agora!

 

Como emagrecer com saúde

O resumo de tudo isso é: o que vem rápido, vai embora na mesma velocidade! Então, geralmente, não há como emagrecer rápido e com saúde, pois, na maioria das vezes, essa perda de peso rápida é apenas temporária.

Por que não emagrecer de forma mais lenta, mas sustentável? Reduzindo quantidades aos poucos e deixando seu corpo se acostumar ao novo estilo de vida – incluindo alimentos que te dão prazer?

Por que não entender que o emagrecimento é um processo, uma mudança de comportamento; é saber que o caminho é a moderação; que é possível, sim, incluir tudo, desde que de forma ponderada?

Traga leveza aos seus dias! A vida já é difícil demais, então não vamos fazer da alimentação algo sofrido ou punitivo. Lembre-se de que a melhor dieta é aquela que é seguida a longo prazo – e não aquela que te traz raiva ou culpa, como algumas dietas para emagrecer rápido e dietas restritas.

E aí, me conta: consegui te convencer a não começar mais uma dieta para emagrecer rápido que não será bem-sucedida?

Nutricionista Carolina Horcajo Agostinetti CRN: 37.853


Perguntas frequentes

  • Como fazer uma dieta para emagrecer rápido?

    As dietas para emagrecer rápido podem funcionar por um tempo, mas são insustentáveis e podem privar seu corpo de nutrientes importantes. O ideal é entender o emagrecimento como um processo gradual que não precisa ser restritivo ou pesado.

  • Por que as dietas para emagrecer rápido não funcionam no longo prazo?

    São vários fatores que fazem as dietas para emagrecer rápido insustentáveis. Alguns dos principais são: quando a dieta é muito restritiva, o metabolismo do corpo fica mais lento e ele passa a acumular mais gordura depois de um tempo. Além disso, o lado psicológico também pesa muito. Quando a pessoa se vê livre da dieta, come mais do antes por “desforra” e recupera o peso perdido.

    Referências:

    ALMEIDA, J. Revisão sistemática de dietas de emagrecimento: papel dos componentes dietéticos. Arq Bras Endocrinol Metab., v. 53, n. 5, 2009.

    https://www.who.int/nmh/Actionplan-PC-NCD-2008.pdf - Action Plan for the Global Strategy for the Prevention and Control of Noncommunicable Diseases.

    DUNCAN, B et al. Doenças crônicas não transmissíveis no Brasil: prioridade para enfrentamento e investigação. Rev. Saúde Pública 46, 2012.

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas