Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Endorfina: mulher comemorando

Endorfina: o que é e para que serve

Compartilhar
Legenda: 
Endorfina: mulher comemorando
Atualizado em  novembro 2023

Um hormônio que nosso corpo libera quando praticamos uma atividade prazerosa – como ao praticar exercícios físicos, receber uma massagem, ter relações íntimas ou mesmo comer um simples chocolate –, a endorfina é a responsável por fazer com que a gente se sinta mais felizes, confortáveis e com mais bem-estar. Para entender um pouco mais sobre o papel da endorfina no nosso corpo, acompanhe o Que Bem que Faz no artigo a seguir!

 

Endorfina pra quê?

A endorfina, bem como os outros hormônios liberados por nosso cérebro, é um tipo de neurotransmissor – isto é, uma substância química produzida pelos neurônios que tem como função enviar comandos do cérebro para o resto do corpo. Os neurotransmissores regulam nossas funções físicas e mentais, e nos ajudam com as nossas emoções.

A endorfina é um neurotransmissor super importante para o nosso organismo, já que é a responsável por aliviar dores, melhorar o sistema imunológico, a concentração, a autoestima e por trazer o sentimento de prazer. Por isso, há diversos benefícios que vem junto com os níveis adequados de endorfina, como os que iremos listar no próximo tópico.

 

Endorfina: benefícios

Ainda há muitas pesquisas sendo feitas para definir todos os efeitos da endorfina em nosso corpo, mas alguns dos principais benefícios deste neurotransmissor são:

Assim, quando falta endorfina no corpo, é comum sofrer mais com dores e desconfortos físicos e emocionais. Caso você acredite que esse seja o seu caso, pode ser bom procurar ajuda médica, já que somente um especialista saberá dizer quais serão os hábitos e suplementos que você pode tomar baseado em seu caso individual.

 

Endorfina: onde encontrar?

A endorfina é naturalmente liberada em nosso organismo quando precisamos. Algumas situações e práticas tornam a liberação de endorfina mais frequente – como estas 10 práticas saudáveis, por exemplo:

1. Exercícios físicos: diversos hormônios que trazem felicidade, prazer e bem-estar podem ser liberados na prática de exercícios físicos. Serotonina, dopamina e endorfina são alguns dos hormônios liberados ao correr, caminhar, nadar, dançar, andar de bicicleta ou praticar qualquer atividade física. O importante é se movimentar!
2. Sorrir: já ouviu a expressão “rir é o melhor remédio”? Pois não é que é verdade? Umas boas risadas são capazes de liberar dopamina, serotonina, cortisol e endorfina, hormônios que nos deixam mais felizes, saudáveis, e combatem a dor e o desconforto.
3. Ouvir música: a música tem o poder de nos trazer as mais diversas emoções. Ela é capaz de nos acalmar e alguns estudos afirmam que também pode reduzir a dor, como acontece na chamada musicoterapia. Isso tudo porque alguns hormônios como a endorfina são liberados no cérebro ao escutar uma música agradável.
4. Comer chocolate amargo: já sentiu uma sensação de relaxamento ao comer chocolate amargo? Isso acontece porque o cacau presente no chocolate é rico em substâncias e flavonoides, que ajudam na liberação de endorfina e dopamina.
5. Sexo: ter relações íntimas pode melhorar a imunidade, o humor, nos fazer sentir mais conectados e com confiança – tudo isso graça a liberação de hormônios como a endorfina.
6. Sol: sabe aquela felicidade após tomar um banho de sol? Acontece por conta da liberação de endorfina no corpo causada pela absorção de raios solares pela pele. Além de promover a vitamina D e o cálcio, tomar sol pode te deixar mais contente.
7. Acupuntura: a acupuntura é uma prática chinesa que consiste em inserir pequenas agulhas na pele para estimular o sistema nervoso e tratar dores e outras doenças. Nisso, alguns neurotransmissores são liberados, como a endorfina que aliviam a dor.
8. Meditação: o exercício da respiração e a prática de se concentrar no presente exigidos pela meditação são ótimos aliados da liberação de endorfina, que te fará sentir mais relaxado e feliz.
9. Massagens: a massagem relaxa os músculos, nos deixa mais calmos, tranquilos e com a mente tranquila. Sabe por quê? É o resultado da liberação de endorfina em nosso organismo.
10. Comer: sabe aquela sensação de prazer que sentimos após comer algo delicioso? Bem, é novamente a endorfina. Mas devemos ficar atentos: apesar de comer ser muito bom, esse pode ser um grande problema para aqueles que estão sofrendo com a obesidade ou tentando perder peso. Por isso, que tal adotar uma dieta mais saudável – ou ainda trocar essa forma de liberação de endorfina por outras, como se exercitar ou ouvir música?

E aí, gostou de saber mais sobre o que é a endorfina e onde encontrá-la? Para esses e outros artigos sobre saúde, alimentação e bem-estar, é só vir aqui no Que Bem Que Faz!


Perguntas frequentes

  • Quem produz a endorfina?

    Como a endorfina é um neurotransmissor, ela é produzida pelo nosso cérebro, para mandar uma mensagem para o resto de nosso corpo.

  • O que libera a endorfina?

    Uma série de ações – como exercícios físicos, música, comer chocolate, ter relações sexuais, dar risada ou tomar sol – podem ajudar a liberar a endorfina no organismo.

     

Fontes

https://my.clevelandclinic.org/health/body/23040-endorphins https://www.healthline.com/health/endorphins https://www.medicalnewstoday.com/articles/320839 https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3104618/ https://www.health.harvard.edu/mind-and-mood/endorphins-the-brains-natural-pain-reliever https://www.verywellmind.com/what-are-endorphins-5025072 https://www.ecycle.com.br/endorfina/ https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5776142/ https://journals.lww.com/pain/Citation/2019/05000/Music_induced_analgesia__how_does_music_relieve.2.aspx

O QbemQfaz é um portal de conteúdos sobre saúde, nutrição, bem-estar e alimentação saudável da Nestlé. Os conteúdos desse site têm caráter informativo e não substituem o aconselhamento e acompanhamento médico, nutricional e de outros profissionais de saúde.