Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Vitamina S: os anticorpos que vêm da sujeira

Legenda: 
Vitamina S: Tomates

Se você tem filhos pequenos, já deve ter ouvido falar de uma tal de vitamina S e seus benefícios para o desenvolvimento das crianças. Mas, afinal, que vitamina é essa que não existe em nenhum alimento? Veja neste artigo todas as informações sobre essa “vitamina” polêmica.

 

O que é a vitamina S?

Uma brincadeira com a palavra “sujeira”, essa “vitamina” estaria relacionada ao contato das crianças com micro-organismos externos – presentes na sujeira –, sendo importante para o fortalecimento do sistema imunológico delas. Contudo, há quem discorde dessa opinião, preferindo criar seus filhos na mais perfeita limpeza, o que pode acabar prejudicando o desenvolvimento dos anticorpos deles.

 

Sujeira cria anticorpos?

Até um certo ponto, o contato com micro-organismos é favorável à criança, pois promove um amadurecimento do sistema imunológico em relação a organismos não patogênicos – que não causam doenças, mas estimulam uma resposta imunológica.

Então, pode-se dizer que sim, a sujeira ajuda a criar anticorpos – mas com a devida proporção, pois higiene e limpeza também são fundamentais. Então, você pode deixar sua criança brincar na lama ou na areia de vez em quando, sem peso na consciência, porque esses momentos, além de divertidos para ela, também são benéficos para sua saúde.

 

Como criar anticorpos de maneira saudável?

Por mais que você tenha mania de limpeza e adore deixar tudo brilhando, com relação às crianças, é melhor deixar o ambiente com um pouco de sujeira natural, para que as células de defesa da garotada aprendam a lidar com pequenos estímulos externos desde cedo, e, no futuro, estejam preparadas para enfrentar ameaças maiores.

O contato com um pouco de sujeira é saudável e amadurece o sistema imunológico dos pequenos, principalmente durante os primeiros anos de vida. Esse convívio com micro-organismos é natural e, em doses controladas, muito benéfico à meninada.

Em um ambiente super limpo, a criança não entra em contato com esses agentes externos, o que prejudica o desenvolvimento do seu sistema imunológico – podendo até resultar no aparecimento de alergias, como asma e rinite, e outros distúrbios ao longo da vida, segundo estudos.

 

Lugares ideais para a criança se sujar

Parquinhos, praias e piscinas públicas são ótimos locais para fortalecer o sistema imunológico dos pequenos, assim como seus laços sociais. Mas, antes de deixar a criança mexer em tudo, verifique as condições de higiene do local, evitando praias poluídas, que permitem animais de estimação, e outros lugares menos controlados, que são prejudiciais até para adultos.

Os tanques de areia também são espaços interessantes para deixar seus pequenos, pois lá eles podem criar amizades, divertir-se e entrar em contato com alguns micro-organismos não patogênicos. Mas, claro, é preciso que os pais avaliem antes o tipo de sujeira que existe ali: se o tanque de areia for frequentado por animais, por exemplo, é melhor evitar.


Perguntas frequentes

  • A vitamina S existe?

    Brincadeiras à parte, essa vitamina não existe como as outras – que podem ser encontradas em alimentos e suplementos –, mas funciona como um estímulo à produção de anticorpos a partir do contato dos pequenos com micro-organismos presentes na sujeira.

  • Preciso esterilizar os brinquedos da criança todo dia?

    Não. As crianças beneficiam-se do contato com a vitamina S que está nesses itens. Você deve limpá-los uma ou duas vezes por semana, com água e sabão mesmo.

  • Devo manter a casa sempre imaculadamente limpa?

    Não. Uma limpeza moderada já é ótima, pois permite que a criança entre em contato com pequenos estímulos bacterianos que irão fortalecer seu sistema imunológico. Mantê-la em uma bolha estéril pode até prejudicar sua saúde, pois há estudos que relacionam a criação em ambientes super limpos com o desenvolvimento de alergias ao longo da vida.

  • Com qual frequência devo esterilizar a mamadeira do bebê?

    Nos primeiros três meses do bebê, quando seu sistema imunológico está mais frágil, é recomendado ferver os utensílios após o uso, para evitar a proliferação de fungos e bactérias. Após esse período, somente água e sabão já dão conta do recado.

  • Criança pode brincar no chão?

    Em lugares relativamente limpos e controlados, como a sua casa, a de amigos e de familiares, é saudável e indicado deixar a criança explorar o ambiente sozinha, engatinhando e mexendo nas coisas. Contudo, em ambientes com alta circulação de pessoas, como metrôs, aeroportos e hospitais, isso não é recomendado. Nesses lugares, existe vitamina S até demais.

Fontes:

https://www.sbp.com.br/imprensa/detalhe/nid/a-verdade-sobre-a-vitamina-s/

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas