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10 alimentos que você achou que não podia comer na dieta

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Alimentos na dieta: Panqueca com molho vermelho

Chocolate, batata frita, bolo, biscoito, pizza, macarrão. Eis aí uma pequena amostra de alimentos que você achou que não podia comer na dieta. Mas temos uma notícia ótima que envolve essas comidas: elas não são necessariamente vilãs da dieta e, com moderação e os ingredientes certos na hora de preparar, podem, sim, fazer parte da sua dieta

Alguns podem fazer cara de espanto ao ler isso, mas a verdade é que existem formas de manter esses alimentos no cardápio mesmo se você está fazendo dieta. Versões integrais, chocolates amargos, eletrodomésticos que dispensam a utilização de óleos e gorduras são apenas algumas maneiras super práticas para continuar saboreando as delícias da vida.

Para ajudar, separamos uma lista de alimentos que muita gente considerava proibidos para quem quer emagrecer, mas que com um jeitinho e sem exageros, você pode sim. Ah! E vale lembrar que a atividade física é essencial se o objetivo é emagrecer.

 

Dicas para comer sem culpa

1. Batata frita

Quem começa uma dieta já vai logo achando que tem que cortar esse prato do cardápio, muitas vezes sem saber que existe como comer batata frita sem culpa. Uma das formas é fazer a batata frita na Air Fryer. A fritadeira não utiliza óleo e, portanto, deixa a receita saudável.

2. Chocolate

Um chocolatinho de vez em quando cai muito bem, e melhor ainda quando é consumido sem exageros. E como o assunto é alimentos gostosos que você pode comer na dieta, a melhor recomendação é optar pelos chocolates com alto teor de cacau: quanto maior a porcentagem, melhor! Esses tipos de chocolate são mais benéficos para a saúde. É que eles possuem baixos índices de açúcares e leite e maior concentração de cacau. Por tudo isso, alegre-se, o chocolate pode continuar na sua lista de compras.

3. Pão

O problema de alguns alimentos, na maioria das vezes, é o exagero. Com moderação, você não vai precisar abrir mão do pão nosso de cada dia na mesa. Aliás, comer pão pela manhã ajuda a garantir energia para começar o dia. Uma boa dica é substituir a versão do pão branco pelo integral, que tem mais fibras e vai fazer seu intestino funcionar muito bem.

4. Bolo

Aqui vale a mesma orientação do pãozinho: a versão feita com farinha integral é a mais interessante quando o objetivo é perder peso. Use massa integral e adicione frutas em algumas receitas para deixar o bolo nutritivo e delicioso. Que tal um bolo integral de maçã e canela?

5. Biscoito

Seguimos com a regra da moderação e da massa integral. Na hora do lanche, um biscoitinho pode cair muito bem. Opções que levam açúcar mascavo (em vez do refinado) e cereais como aveia são uma ótima pedida. E você pode fazer o próprio biscoito aveia e mel com ameixa.

6. Pizza

Ah, a pizza de sábado à noite. Aproveite um fim de semana e prepare você mesmo uma massa de pizza integral deliciosa com iogurte natural, linhaça e aveia de flocos finos. Aí só é preciso ter cuidado para não exagerar na cobertura. Use queijos magros e faça seu próprio molho, com seus temperos preferidos!

7. Macarrão

Talvez já tenhamos ouvido alguém dizer: "Queria tanto comer macarrão, mas estou de dieta”. O bom é que o macarrão também pode entrar na dieta! Na forma de salada de macarrão integral, por exemplo. E existem muitas receitas leves de macarrão, como este macarrão integral com molho branco e brócolis. É possível sim comer uma massa sem culpa. E se optar por receitas leves e saudáveis e molhos caseiros para garantir o uso de ingredientes saudáveis.

8. Sopa

As sopas costumam ser associadas a uma alimentação saudável. E não é sem motivo, pois existem várias receitas de sopas que cabem na dieta. Por outro lado, algumas – atenção ao “algumas” – entram na lista de alimentos para evitar se você quer perder peso. São aquelas à base de creme ou as enlatadas, porque possuem muita gordura e podem ter muito sódio. Faça sopas caseiras, com carnes magras e aposte nos legumes e verduras.

9. Hambúrguer

O hambúrguer pode ser consumido mesmo durante uma dieta. Obviamente, estamos falando das versões caseiras e preparadas na chapa ou em churrasqueiras, onde dá para evitar o óleo ou outros tipos de gorduras. Os hambúrgueres prontos para o consumo podem conter altas quantidades de gordura, sal, corantes e um ingrediente chamado realçador de sabor. Spoiler: nada disso ajuda a emagrecer.

10. Cereais matinais

Existem cereais matinais que levam cereais integrais na sua composição. Além de deliciosos, contêm nutrientes como fibras e uma grande variedade de vitaminas e minerais. E dá para comer com frutas ou leite. Observe as informações da embalagem do cereal matinal e deixe seu café da manhã mais gostoso e cheio de nutrientes!.

 

Importância de se alimentar bem

Bons hábitos alimentares fazem toda a diferença na sua rotina e ajudam ter uma vida mais saudável. A boa alimentação faz o corpo funcionar melhor.

Além de prazerosa, fornece todos os nutrientes necessários para nosso corpo funcionar direitinho – e ainda mantém a gente longe da obesidade.

Dieta e comida gostosa combinam e muito. Deu para você perceber com essas nossas dicas, né? Então, fuja dos excessos e coma com alegria.

 

Perguntas frequentes

  • 1. Que alimentos posso comer mesmo se estiver de dieta?

    Com moderação e ingredientes certos, alguns alimentos não precisam sair da lista de compras. Batata frita, chocolate, bolo, biscoito, macarrão, sopa, cereais matinais, pão, pizza e hambúrguer são exemplos de comidas que, sem exageros, podem ser consumidas.

  • 2. Qual comida é melhor para perder peso?

    Nenhum alimento sozinho faz milagres! O segredo é aliar uma alimentação equilibrada com a prática regular de atividades físicas.

  • 3. Por que é importante uma alimentação saudável?

    Uma alimentação saudável garante que nosso corpo receba todos os nutrientes que precisa para trabalhar direitinho, além de evitar deficiências nutricionais e quadros como excesso de peso e doenças.

Referências

https://www.healthline.com/nutrition/11-foods-to-avoid-for-weight-loss

https://www.medicalnewstoday.com/articles/324564#summary

https://www.eatthis.com/worst-foods-weight-loss/

https://www.endocrino.org.br/10-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-obesidade/

https://www.healthline.com/nutrition/20-most-weight-loss-friendly-foods#TOC_TITLE_HDR_19

http://hospitalsaomatheus.com.br/blog/obesidade-causas-sintomas-tipos-tratamento-e-como-se-prevenir/

http://www.blog.saude.gov.br/index.php/promocao-da-saude/52237-habitos-alimentares-sao-determinantes-para-a-manutencao-da-boa-saude

https://brasil.elpais.com/brasil/2019/01/23/eps/1548259734_907745.html

https://qbemqfaz.com.br/alimentacao/chocolate-pode-fazer-parte-de-uma-alimentacao-equilibrada/

https://www.nestle-cereals.com/br/pt/cafe-da-manha-saudavel/o-que-e-cafe-da-manha-saudavel/aposte-nos-cereais

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas