Legenda: Café

A segunda bebida mais consumida pelos brasileiros é o café, só perdendo para a água. Se levarmos em consideração que precisamos tomar água, daria até para cravar que o café é a bebida preferida do Brasil. São impressionantes os números relacionados ao consumo, mas, você conhece os benefícios do café para a nossa saúde?

 

Café: é bom ou ruim?

Olha, essa é uma bebida que divide opiniões. Alguns a amam, outros a odeiam. E a divisão também se dá no entendimento se o café faz bem para saúde ou não.

Essa bebida é rica em antioxidantes e está relacionada à redução do risco de inúmeras doenças. Mas, como tudo na vida, precisamos ter um equilíbrio. Um dos componentes mais conhecidos do café, a cafeína, pode trazer problemas para algumas pessoas. Porém, ela também tem seu lado positivo.

Vamos aos benefícios dessa bebida maravilhosa, que está na mesa dos brasileiros em praticamente todas as refeições

 

Benefícios do café que você nunca sonhou

1. Pode melhorar bastante o desempenho físico
A cafeína ajuda a estimular o nosso sistema nervoso, levando nossas células de gordura a quebrarem a gordura corporal. Além disso, ela também eleva o nível de adrenalina no nosso sangue, deixando-nos mais elétricos, com um gás a mais para fazer aquele exercício que estávamos enrolando.

Estudos apontam que a ingestão de cafeína pode aumentar nosso desempenho físico em aproximadamente 12%. Basta tomar uma xícara de café meia hora antes do treino e está tudo certo. Vai dizer que uma forcinha a mais não é sempre bem-vinda?

2. Pode proteger contra o Alzheimer e a demência
Além de saboroso, o café tem o poder de ajudar na proteção do Alzheimer, doença neurodegenerativa mais comum do mundo e causadora da demência. Normalmente, atinge pessoas acima dos 65 anos.

Uma alimentação saudável aliada com a prática de exercícios pode ajudar a evitar essa doença. E tomar aquele cafezinho também pode ser extremamente eficaz: estudos apontaram que quem toma café tem 65% menos chances de desenvolver a doença de Alzheimer.

3. Reduz o risco de Parkinson
Outra doença neurodegenerativa bastante comum e que também atinge em sua maioria idosos é a doença de Parkinson. Ela tem como principal causa a morte de neurônios geradores de dopamina em nosso cérebro.

E novamente nosso cafezinho do dia a dia pode ajudar nessa prevenção: quem bebe café pode reduzir em até 60% o risco de ter a doença de Parkinson, afirmam pesquisadores.

Porém, nesse caso é bom fazer um adendo: é importante que o café não seja descafeinado, pois segundo mostraram os estudos, essa redução só aconteceu quando a cafeína era ingerida.

E você aí achando que a cafeína só tem lado ruim, né?

4. Ajuda no combate à depressão
Uma das doenças mais comuns na atualidade é a depressão. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a depressão pode se tornar (se já não for) a doença mais incapacitante do mundo. E isso tem um impacto direto na qualidade de vida e alegria das pessoas.

O café pode ser um aliado nessa luta. Segundo um estudo conduzido pela Universidade de Harvard, mulheres que tomavam pelo menos 4 xícaras de café por dia tinham 20% menos riscos de desenvolver depressão.

Outro estudo, realizado com 208.424 indivíduos, também apontou que aqueles que bebiam ao menos 4 xícaras de café por dia tinham 53% menos probabilidade de cometer suicídio.

5. Pode diminuir o risco de alguns tipos de câncer
Uma das principais causas de mortes no mundo é o câncer. Ele pode atingir todas as camadas da sociedade e pessoas de todas as idades.

O câncer de fígado e do colorretal podem ter o risco diminuído através da ação do café. Esses dois tipos de câncer são o terceiro e quarto tipos que mais matam no mundo.

Pesquisadores apontaram que quem bebe café regularmente tem 40% menos chances de desenvolver o câncer de fígado e 15% a menos em relação ao câncer colorretal. Mais uma excelente vantagem para tomar um cafézinho, né?

6. Benefícios do café para a pele
Um outro benefício do café é para a saúde da pele. Apesar de ele costumeiramente ser ingerido como uma bebida, os benefícios do café para a pele são obtidos principalmente por via tópica – através de uma máscara, esfregar ou colar com grãos de café frescos e aplicá-los diretamente na pele.

E um desses benefícios com certeza vai fazer sucesso: é a redução de celulite. É isso mesmo que você leu, o café pode ajudar a reduzir o aparecimento de celulite! Arrasou, não é?

Isto pode estar ligado à cafeína – olha ela aí de novo. Acredita-se que ela é a chave para a redução da celulite, dilatando os vasos sanguíneos sob a pele e melhorando o fluxo sanguíneo geral.

A melhor maneira de se fazer isso é por meio de uma esfoliação com café, porque a esfoliação também pode suavizar sua pele e proporcionar uma aparência uniforme. Partiu passar café naquelas celulites indesejadas!

Além de tudo de bom que já falamos sobre o café, ele também exerce uma função social. Quem nunca marcou para tomar um café com um amigo ou amiga para colocar o papo em dia? E quando nos juntamos ao redor da mesa de casa para falar sobre os nossos dias, regados por um bom café.

Além disso, ele também serve para aqueles momentos estressantes no trabalho onde precisamos de uma pausa para colocar as ideias em ordem. E nada melhor do que um cafezinho para esse momento.

Olha, se a gente for aqui ficar falando de todos os benefícios do café para a nossa saúde, vamos passar o dia inteiro batendo um papo. Aí é melhor até fazer um cafézinho. Bem, é melhor pararmos por aqui. Já deu para perceber que ele é benéfico para a saúde, não é? E se além de puro, o café levar um toque especial?

Trouxemos uma listinha com algumas receitas para você se deliciar.

Ufa, agora sim. Vai na cozinha, pega sua xícara e prepara alguma dessas delícias para saborear um bom café. Você também encontra outras opções no site Receitas Nestlé.

Um brinde ao café ;)

 

Perguntas Frequentes

 

O café é benéfico para a saúde?
Sim. Há estudos que mostram que o café ajuda a melhorar o desempenho físico, combater a depressão, celulite, reduz o risco de Alzheimer e Parkinson, de alguns tipos de câncer, entre outros benefícios. Porém, é importante não exagerar.

 

Fontes:

healthline.com/nutrition/natural-sugar-substitutes

healthline.com/nutrition/healthy-natural-sweeteners

super.abril.com.br/mundo-estranho/de-que-sao-feitos-os-adocantes/

healthline.com/nutrition/maltose

jandonline.org/article/S2212-2672(16)31187-X/fulltext

ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5320817/

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