Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Alimentos para ganhar peso: quais são?

Legenda: 
Alimentos para ganhar peso: frango

Muitas pessoas buscam os melhores alimentos para ganhar peso – mas, mesmo que o objetivo seja engordar, você tem que se preocupar com a qualidade do que está sendo ingerido, porque é muito importante saber comer bem para não desregular as funções do corpo e desenvolver certos problemas.

Para você conseguir engordar com saúde você deve ter uma dieta hipercalórica na qual você consuma mais calorias do que gasta, voltada para proteínas e gorduras boas.

Certo, mas quais são os alimentos para ganhar peso? Fica com a gente, porque vamos dar uma lista de 6 alimentos para ganhar peso com saúde!

 

Alimentos para ganhar peso

Os alimentos para ganhar peso devem ser combinados com exercícios físicos, pois para engordar com saúde é necessário ganhar mais massa muscular do que gordura. Ou seja, quando você entra em uma dieta de engorda acompanhada por um nutricionista, ele vai montar uma dieta combinada com exercícios para que esse ganho de massa seja concentrado nos músculos.

Para ganhar essa massa muscular, além de se exercitar, você precisa comer alimentos certos nas horas certas para conseguir construir uma boa musculatura. Damos aqui algumas dicas de pós- e pré-treino:

1. Para o pré-treino, consuma carboidratos: assim você terá uma boa reserva de energia e renderá bem no treino.
2. Para o pós-treino, consuma proteínas: alimentos integrais e raízes com proteína após os exercícios são alimentos ótimos para que você consiga iniciar o ganho muscular.

Ainda lembramos que você deve evitar alimentos açucarados, pois há um risco maior de desenvolver doenças, como a diabetes e as relacionadas ao coração. Ganhar peso (músculo) é um processo que exige disciplina e o acompanhamento de um profissional qualificado.

Os alimentos para ganhar peso são variados, mas vamos dar alguns exemplos dos principais que, muito provavelmente, estarão na lista de alimentos que o seu nutricionista irá sugerir.

Ovo

Sim! O ovo é um dos alimentos para ganhar peso.Ele é um alimento proteico – sendo a sua gema rica em gorduras boas – e que cabe no bolso pois é barato - além de muito versátil.

Ele pode ser feito de diversas maneiras, mas aqui vamos sugerir uma receita de toast de ovos mexidos e Ninho®, ótima para o café da manhã ou quando for mais conveniente consumir carboidratos e proteínas.

Frango

O frango é um alimento para ganhar peso indispensável, por ser uma carne com baixo volume de gordura e grande quantidade de proteínas. Assim como o ovo, o frango é super versátil e pode caber em diversas receitas.

Aqui sugerimos uma salada de batata-doce rústica, frango grelhado, feijão-branco e molho de abacate, riquíssima em proteínas e nutrientes. Ela pode ser servida como uma refeição completa – como um almoço ou jantar – ou como acompanhamento.

Batata-doce

A batata-doce é rica em fibras e tem um baixo nível glicêmico – ou seja, é um alimento para ganhar peso que pode ajudar a controlar o nível de açúcar no sangue, além de favorecer o ganho de músculos.

Como sugestão de refeição, sugerimos uma receita de marmita de batata-doce e mandioquinha, tiras de frango aceboladas e salada com molho de iogurte, nutritiva e diversa.

Leite

O leite é rico em proteínas, minerais (como o cálcio e o potássio), vitaminas, carboidratos e tem baixo índice glicêmico. Geralmente, o leite líquido é utilizado em bebidas, enquanto o leite em pó pode ser adicionado em refeições – como o toast de ovos mexidos e Ninho®.

Aqui sugerimos uma Vitamina de abacate: a receita leva mel como substituto do açúcar – mas você pode tirar, se preferir sem nenhum tipo de adoçante.

Leguminosas

As leguminosas são alimentos para ganhar peso por serem ricas em proteínas de origem vegetal, fibras, vitamina E e minerais. Dentro desse grupo estão:

Para essa seção, vamos sugerir algumas receitas:

1. Salada de feijão
2. Sopa de lentilha
3. Quibe de grão-de-bico e cenoura
4. Sopa de ervilha

Abacate

O abacate é uma fruta rica em gorduras boas e vitaminas, além de conter calorias o suficiente para ajudar a alcançar a meta diária de calorias. Esse é um alimento para ganhar peso que pode se encaixar em diversas receitas, por mais que comumente usamos em vitaminas.

Uma das receitas que sugerimos é o wrap de filé de frango com guacamole, que pode ser um lanche rápido e nutritivo.

Lembramos que esses alimentos são apenas algumas sugestões. O mais importante é ter um acompanhamento nutricional ao pensar em fazer qualquer mudança drástica na alimentação.

Para mais informações sobre alimentação e saúde, explore o site do Que Bem que Faz e leia diversos artigos interessantes.


Perguntas frequentes

  • Como posso ganhar peso rápido?

    O processo de ganhar peso não é do dia para a noite, já que depende de uma construção de massa muscular. Mas você pode atingir a sua meta mais rapidamente – se alimentando com frequência, bebendo água (mas evite beber antes das refeições) e se exercitando regularmente. Mas não pegue pesado demais no treino, hein? Saiba os limites do seu corpo para não se prejudicar.

  • Quanto de água eu devo beber?

    Para saber a quantidade mínima de água de que seu corpo necessita, basta multiplicar 35 mL pelo seu peso em Kg, depois disso divida o valor por 1000 para saber a quantidade de água em litros.

    Exemplo: 35 mL x 55 Kg = 1 925

    1 925 : 1000 = 1,9 L de água por dia

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas