Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Duas tapiocas recheadas com frutas dentro de uma frigideira preto sobre uma mesa de madeira. Ao lado, estão dois morangos, um prato com outra tapioca e um garfo.

Quais são os benefícios da tapioca?

Compartilhar
Atualizado em  novembro 2023

Prática, versátil e pouco calórica: esses são adjetivos que ajudam a descrever bem a tapioca, o alimento feito à base de mandioca que conquistou o paladar brasileiro. Ainda que fosse mais comum nos estados do norte e nordeste do país, esse ingrediente foi ganhando espaço em todo território nacional, se tornando um grande aliado às alimentações mais saudáveis e equilibradas. 

A queridinha das nutricionistas já faz parte da base alimentar brasileira e entender mais sobre os benefícios da tapioca, sua origem e seus tipos é fundamental para saber como e onde utilizá-la da melhor forma. Continue a leitura!

 

Como é feita a tapioca? 

A tapioca é um produto derivado da raiz da mandioca, também chamada de goma fresca. É rica em amido, um tipo de carboidrato que fornece energia para o organismo. 

Ela pode ser encontrada em diversas formas, entre elas: 

  • Farinha;
  • Farelos; 
  • Flocos;
  • Pérolas ou sagu. 

Cada um dos tipos de tapioca pode ser utilizado em diferentes receitas e preparações, daí a versatilidade do alimento.

Quais são os verdadeiros benefícios da tapioca? 

São diversos os benefícios da tapioca e muitos deles são relevantes, especialmente para pessoas que possuem a alimentação limitada por conta de alguns tipos de intolerância. Veja: 

Não contém glúten ou lactose 

A tapioca é muito consumida por pessoas com a doença celíaca, que possuem sensibilidade ao glúten ou outros tipos de intolerância. A farinha de tapioca serve inclusive como uma alternativa ao uso da farinha de trigo para engrossar sopas e molhos

É de fácil digestão

Um alimento de carboidratos simples, ela é rapidamente digerida pelo organismo, podendo ajudar pessoas com síndrome de intestino irritável e diverticulite, por exemplo.

Fonte de ferro 

O ferro é uma substância responsável por garantir o crescimento e desenvolvimento dos nossos ossos e músculos. Com isso, a tapioca pode ajudar a reduzir o risco de diversas doenças associadas à falta desse nutriente, como a osteoporose, artrite e artrose

Possui baixo teor de sódio

O consumo excessivo de sal está relacionado a diversos tipos de problemas de saúde, como pressão alta e AVC, por isso, a tapioca pode ser uma boa opção de alimento para incluir na dieta de pessoas que precisam controlar a pressão arterial, desde que não seja incluindo excesso de sal na preparação.

É fonte de energia 

Como todos os carboidratos, é ideal para ser consumida em pré-treinos, para que o corpo tenha energia. Por não possuir colesterol, glúten e gorduras saturadas, é a queridinha das dietas.

Possui amido resistente, aliado da saúde 

Apesar de ser um alimento calórico, a tapioca também é fonte do amido resistente, que tem sido associado a diversos benefícios para a saúde em geral. 

É prática e versátil 

Qualquer pessoa consegue incluir facilmente a tapioca na rotina alimentar e é um ingrediente que se adequa a todos os gostos, sendo facilmente preparada para lanches rápidos ou refeições. 

Qual o valor nutricional da tapioca?

A tapioca é quase completamente composta por carboidratos, contendo quantidades irrisórias de proteína, gordura e fibra. 

Para se ter uma ideia, uma xícara de tapioca tem por volta de 544 calorias, enquanto uma unidade de pão francês tem 135 calorias, e uma unidade de pão de forma tradicional, 78. 

Ainda que existam diversos benefícios da tapioca para saúde, por tratar-se de um carboidrato, o seu consumo em grandes quantidades pode gerar o aumento do peso. 

Por outro lado, a tapioca é um tipo de carboidrato que ajuda a prolongar a saciedade e ajuda o organismo a produzir bactérias benéficas. E, ainda, quando combinada com proteínas magras e sementes, pode promover a saciedade, ajudando na perda de peso.

O ideal é consumir a tapioca com moderação, sempre associando a alimentos que complementam o seu valor nutricional com proteínas, fibras e gorduras boas. 

Existem restrições para o consumo de tapioca? 

Como dito anteriormente, a tapioca é um alimento rico em carboidratos, portanto seu consumo deve ser feito com moderação para evitar o ganho excessivo de peso. Mas, há outros pontos sobre a tapioca que merecem atenção.

Como consumir a tapioca?

A versatilidade da tapioca permite que ela seja incluída em diversos tipos de receitas e com diversos tipos de funções. Veja só: 

  • Receitas de pão - a farinha de tapioca pode ser usada para fazer pão, como nessa deliciosa receita;
  • Para sobremesas – o formato em pérola pode ser usado para fazer diversas sobremesas, como pudins, pavês, cuscuz e até mesmo bolos;
  • Espessante - pode ser usado para engrossar sopas e molhos;
  • Liga ingredientes – pode ser adicionada a hambúrgueres, nuggets e massa para melhorar a textura e o teor de umidade, retendo a umidade em forma de gel e evitando o encharcamento.

Mas, a sua preparação mais clássica é quando a tapioca é preparada como uma panqueca, ou um crepe, que pode ter diversos tipos de recheios. Para prepará-la, basta peneirar a goma hidratada em um recipiente, aquecer uma frigideira em fogo baixo, preencher a superfície com a goma e aguardar alguns segundos. O que antes era farinha, torna-se uma crosta firme, pronta para ser recheada! 

Algumas dicas para se fazer ao longo dessa preparação são: 

Enriqueça a massa da tapioca

Adicione cereais e sementes à massa: aveia, chia e linhaça adicionam mais fibra e proteína à receita. Para isso, basta adicionar uma colher de sopa desses ingredientes na massa, antes de colocá-la na frigideira. 

Uma alternativa é adicionar um ovo com a massa, o que a torna conhecida crepioca. A massa fica leve e proteica. 

Atenção no recheio

Saber com o que rechear a tapioca é essencial para alcançar seu objetivo de alimentação saudável. Uma dica é investir em gorduras boas, carnes magras e fibras. Algumas ideias são: 

  • Frango desfiado com requeijão light; 
  • Pasta de atum com ricota; 
  • Ovos mexidos; 
  • Queijo branco; 
  • Banana com canela; 
  • Pasta de amendoim; 
  • Ricota temperada; 
  • Pasta de grão-de-bico. 

Todas essas alternativas são ótimas opções se você pratica exercício físico, no pré ou pós-treino, e se busca fazer escolhas alimentares mais saudáveis. A tapioca certamente é uma ótima aliada nessa jornada! 

 


Referências

What is tapioca and what is it good for?. Healthline, 2021.

Como fazer pão. UFRGS, 2020.

6 Nutrition facts about tapioca. Medical News Today, 2019.

O QbemQfaz é um portal de conteúdos sobre saúde, nutrição, bem-estar e alimentação saudável da Nestlé. Os conteúdos desse site têm caráter informativo e não substituem o aconselhamento e acompanhamento médico, nutricional e de outros profissionais de saúde.