Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Dois rabanetes em cima de uma bancada de madeira

Rabanete: benefícios

Compartilhar
Legenda: 
Dois rabanetes em cima de uma bancada de madeira
Atualizado em  novembro 2023

Um vegetal refrescante, perfeito para colocar nas saladas, muitas pessoas conhecem o rabanete como o vegetal que dá origem ao conto de fadas da Rapunzel. Além de saboroso e bonito, o rabanete é repleto de benefícios para a saúde que você precisa conhecer! Vem com a gente!

 

Rabanete e um sistema digestivo melhor

O rabanete pode ser o aliado perfeito para quem procura um sistema digestivo mais saudável. Repleto de fibras em sua composição, o rabanete pode te ajudar a prevenir a constipação ao melhorar a fluidez e o peso do bolo fecal que o intestino produz. Além disso, as fibras também são ótimas opções para melhorar o colesterol e o diminuir a absorção de açúcar pelo corpo que causa a diabetes.

Como se já não fossem ótimos benefícios, um estudo feito na Arábia Saudita demonstrou que o rabanete previne contra o surgimento de úlceras gástricas e inflamações estomacais causadas por microorganismos e toxinas que danificam nosso corpo.

 

Rabanete é anticancerígeno

O rabanete é um vegetal rico em uma substância chamada de isotiocianato. O isotiocianato, por sua vez, é conhecido por livrar o corpo de algumas substâncias cancerígenas, bem como por eliminar algumas das células causadoras do câncer e de outros tumores. É claro que o rabanete não substitui o diagnóstico precoce e o tratamento contra o câncer – mas, quando aliado a uma boa dieta e hábitos de vida saudáveis, ele pode ajudar na prevenção dessa doença.

 

Rabanete é antifúngico

Um antifúngico natural, o rabanete é rico em Candida albicans – uma proteína que combate infecções causadas por fungos, como o sapinho nas crianças e bebês e a candidíase vaginal.

 

Rabanete previne a diabetes

Por ser um alimento rico em fibras, o rabanete ajuda nosso corpo na absorção de nutrientes, prevenindo o excesso de glicose absorvida pelo intestino. Além disso, o rabanete também tem função antioxidante, que afeta positivamente nosso corpo ao combater a oxidação das células e prevenir doenças crônicas – como o câncer, conforme citamos anteriormente. As possíveis alterações hormonais causadoras da conhecida mudança de humor nos diabéticos também é afetada positivamente. Por isso, embora o rabanete não trate a diabete ou baixe diretamente o índice glicêmico do sangue, esse alimento pode ser uma boa opção para adicionar na dieta de quem está lidando com essa doença.

 

Rabanete é delicioso!

E por fim, mas não menos importante: o rabanete é um alimento delicioso! Ele vai bem em saladas, massas, pratos refrescantes e repletos de sabor. Além de ser um ingrediente lindo, com sua coloração branca e vermelho vibrante, que é perfeita para decorar seu prato e deixá-lo ainda mais apetitoso. Afinal, nada melhor do que uma refeição que dá para comer com os olhos não é mesmo? Veja abaixo algumas receitas deliciosas com rabanete para incorporar na dieta:

1. Salada Prática de Macarrão
2. Salada Fatuche
3. Canapé de Ratinho
4. Satay de Frango com Saladinha Oriental
5. Conserva de Vegetais
6. Salada de Batata-doce Rústica, Frango Grelhado, Feijão-branco e Molho de Abacate
7. Sanduíche Divertido com Ovo

E aí, gostou de saber mais sobre o rabanete e seus benefícios? E essas receitas? São de dar água na boca, não é mesmo? Aqui no Que Bem Que Faz temos dicas e artigos sobre saúde e bem-estar para te ajudar a ter um estilo de vida mais equilibrado. Basta acompanhar nosso site e ficar por dentro das novidades!


Perguntas frequentes

  • Pode comer rabanete cru?

    Sim, o rabanete pode ser consumido cru ou cozido, em saladas, assados e no prato que você mais gostar!

  • Quem tem diabetes pode comer rabanete?

    Sim, o rabanete é um grande aliado na alimentação de quem tem diabetes. É um vegetal que tem baixo índice glicêmico, está repleto de fibras que ajudam o intestino a absorver apenas os nutrientes de que precisa, evitando o excesso de açúcar, e é um ótimo antioxidante!

  • Pode comer folhas de rabanete?

    O rabanete é um alimento que pode ser consumido por inteiro: folhas, raiz e até mesmo a casca podem ser consumidas. Uma boa forma de incorporar todos esses ingredientes em um prato é através do preparo de sopas e cozidos.

     

Fontes

https://www.health.com/nutrition/radish-health-benefits

https://www.healthline.com/health/food-nutrition/the-benefits-of-radishes

https://www.healthifyme.com/blog/radish/

https://www.webmd.com/diet/health-benefits-radish

https://agris.fao.org/agris-search/search.do?recordID=KR2009001541

https://lpi.oregonstate.edu/mic/dietary-factors/phytochemicals/isothiocyanates#table-2

https://go.skimresources.com/?id=41977X1601025&isjs=1&jv=15.3.0-stackpath&sref=https%3A%2F%2Fwww.healthline.com%2Fhealth%2Ffood-nutrition%2Fthe-benefits-of-radishes%23Nutrition-facts&url=http%3A%2F%2Flink.springer.com%2Farticle%2F10.1007%252Fs11130-010-0178-0&xs=1&xtz=120&xuuid=71a87bf8f016c3401642bb1520a1a6ee&xjsf=other_click__contextmenu%20%5B2%5D

https://www.medicalnewstoday.com/articles/317027#foods-to-eat

O QbemQfaz é um portal de conteúdos sobre saúde, nutrição, bem-estar e alimentação saudável da Nestlé. Os conteúdos desse site têm caráter informativo e não substituem o aconselhamento e acompanhamento médico, nutricional e de outros profissionais de saúde.