Fibras alimentares: o que são e para que servem?

Legenda: 
O que são fibras alimentares

As fibras alimentares são um tipo de carboidrato. No entanto, ao contrário da maioria dos carboidratos, que são digeridos pelo corpo em forma de glucose (açúcar), as fibras alimentares não podem ser digeridas pelo corpo humano.

Mas se elas não são digeridas pelo nosso organismo, por que são importantes? Bem, as fibras alimentares ajudam nosso corpo a regular a absorção de açúcar, melhoram o funcionamento do intestino e promovem a saciedade, ajudando aqueles que querem perder peso ou controlar a “boca solta”.

Confira mais sobre as fibras alimentares a seguir!

 

Tipos de fibras alimentares

Para entender melhor as fibras alimentares, é bom ter em mente que podemos dividi-las em duas categorias: as fibras solúveis e as insolúveis.

 

Qual a quantidade ideal de fibras para consumir por dia?

Agora que já sabemos os dois principais tipos de fibras alimentares vem a pergunta: qual a quantidade ideal de fibras alimentares que devo consumir por dia?

De acordo com o FDA ( Food and Drug Administration), um órgão regulador americano, a quantidade desejada de fibras alimentares que adultos e crianças devem consumir é de 25 a 35g por dia. Essa quantidade é capaz de manter seu organismo saudável e o intestino funcionando de forma regular.

Para saber a quantidade de fibras que você já comeu, que tal dar uma olhada nessa Calculadora de Fibras? Dessa forma fica mais fácil saber quantas fibras você já consumiu e quanto ainda falta para alcançar a quantidade ideal.

 

Como comer mais fibras?

Você calculou a quantidade de fibras que come por dia e percebeu que precisa melhorar a ingestão desse carboidrato? Que tal dar uma olhada nos principais alimentos ricos em fibras? Frutas, vegetais, grãos e cereais integrais são algumas das principais classes alimentares que irão te ajudar a evitar a constipação, a diabetes e o colesterol alto.

Falando de alimentos mais específicos, alguns dos principais alimentos na lista de comidas ricas em fibras alimentares para incrementar a dieta são:

Caso consumir mais fibras continue sendo uma tarefa difícil, você pode sempre considerar ingerir um suplemento de fibras que irá te trazer os mesmos benefícios de uma alimentação rica em fibras alimentares. E ainda é uma opção mais saudável do que consumir laxantes – para aqueles que sofrem de prisão de ventre, por exemplo.

Agora que você já sabe mais sobre o que são as fibras alimentares, sua importância para nosso organismo e conhece várias dicas para ingerir fibras alimentares com mais qualidade, manter seu corpo saudável e funcionando da forma correta ficou bem mais fácil, não é mesmo? Encontre mais dicas e informações para melhorar sua qualidade de vida no site Que Bem que Faz!


Perguntas frequentes

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas