Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Mulher de cabelos castanhos acordando e se espreguiçando. Há travesseiros e almofadas na cama.

Será que dormir tarde faz mal? Entenda aqui!

Compartilhar
Atualizado em  novembro 2023

Dormir é uma necessidade do nosso organismo e, embora pareça uma atividade básica, pode ser uma tarefa complexa para muitas pessoas. Existe um termo que representa pessoas que têm mais hábitos noturnos e não conseguem dormir cedo, os notívagos. E você provavelmente já deve ter ouvido que dormir tarde faz mal. Mas faz mesmo?

Idealmente, as pessoas deveriam seguir o padrão biológico e acompanhar o sol. Isso implica em acordar nas primeiras horas da manhã, quando fica claro, e ficar naturalmente mais sonolento depois do pôr do sol. 

Mas em uma rotina de trabalho e compromissos pessoais, com diversos estímulos das telas, essa tarefa é difícil. Nesse cenário, além de ter poucas horas de sono, você também pode ter pouca qualidade no período de descanso. É assim que dormir tarde faz mal à saúde.

Vamos te agora contar 8 efeitos negativos! 

Dormir tarde faz mal? Veja 8 efeitos negativos

Sim, dormir tarde faz mal por diversas razões. Abaixo, veja 8 efeitos negativos.

  1. Menos tempo de sono

Na rotina comum, a maioria das pessoas entram cedo no trabalho e tem o período da noite para descansar. Quando ocorre de dormir em horários que alcançam a madrugada, tendem a dormir menos do que aqueles que dormem e acordam cedo. Por isso, não tem as horas de sono suficientes para o descanso do corpo, como deveriam. 

A longo prazo, dormir tarde faz mal e oferece diversos prejuízos à saúde. Nem a tentativa de recuperar o sono perdido durante os finais de semana pode ajudar.

  1. Possível aumento da pressão arterial 

Quanto menos você dormir, mais alta sua pressão arterial pode subir. Por isso, pessoas que dormem pouco podem ter mais risco de ter hipertensão do que as pessoas que não ficam acordadas até tarde. 

Isso acontece porque o sono faz parte do processo de equilíbrio dos hormônios e alguns deles são necessários para controlar o estresse e o metabolismo. Com o tempo, a falta de sono pode causar oscilações nos hormônios, o que pode levar à hipertensão arterial e outros fatores de risco para doenças cardíacas.

  1. Pode correr mais risco de desenvolver diabetes

De acordo com pesquisadores, pessoas que dormem tarde podem ter um risco significativamente maior de desenvolver diabetes, junto com outras condições crônicas.

E se você tem diabetes, dormir tarde pode fazer mal, pois ser uma pessoa noturna pode dificultar o controle da doença. Isso porque é possível que a falta de sono afete negativamente todos os comportamentos que ajudam a controlar a diabetes, incluindo quanto você come, o que você escolhe comer e como você responde à insulina.

  1. Provável ganho de peso

Se você costuma dormir às 3 da manhã, provavelmente está acostumado a comer por volta das 23h ou meia-noite, o que pode alterar a maneira como seu corpo metaboliza os alimentos.  

Além disso, especialistas acreditam que comer tão tarde interrompe o período de jejum noturno natural do organismo, o que pode interferir na sua capacidade de queimar gordura.

Além disso, é provável que pessoas que têm hábitos noturnos também consumam mais calorias, nesses horários a força de vontade de preparar algo saudável é menor pelo cansaço e é comum o comportamento digerir alimentos com gordura, açúcar e excesso de sal.

Tudo isso em conjunto com as alterações hormonais que a falta de sono pode causar levam a um quadro que pode favorecer muito o ganho de peso. 

  1. Possível dificuldade em controlar o humor e sentimentos

Pessoas que dormem tarde podem ter mais dificuldade em regular suas emoções. Isso porque eles podem ser mais propensos a ignorar seus sentimentos e menos abertos à reavaliação cognitiva, que é a capacidade de mudar a maneira como pensa sobre algo, passando a olhar pelo lado positivo, por exemplo.

Além disso, um estudo permitiu observar que aqueles que preferem ficar acordados durante a noite são mais predispostos a condições de transtornos de humor e a distúrbios de personalidade.

  1. Pode ter mais propensão ao comportamento sedentário

Dormir tarde faz mal e dificulta uma vida ativa e saudável, porque quanto mais tarde se dorme, maior a incidência de comportamento sedentário. 

Apesar do melhor horário para se exercitar variar de pessoa a pessoa, atividades físicas realizadas no início do dia tendem a facilitar a perda de peso. Além disso, os hormônios liberados pelo exercício físico logo de manhã podem auxiliar a pessoa a fazer melhores escolhas para o bem-estar durante o dia todo.

  1. Mais propensão ao uso de álcool e tabaco

A vida noturna geralmente anda de mãos dadas com outros comportamentos prejudiciais à saúde. Um estudo descobriu que os jovens que preferem ficar acordados até tarde são mais impulsivos do que aqueles que dormem mais cedo, o que os torna mais propensos a beber álcool e fumar.

Dormir tarde faz mal? Saiba também o lado positivo

Embora os efeitos negativos de dormir tarde e pouco sejam bastante prejudiciais à saúde, há algumas vantagens em ser uma pessoa noturna. Veja quais são logo abaixo.

Os notívagos tendem a ter redes sociais maiores 

Alguns estudos indicam que pessoas com hábitos noturnos tendem a ter redes sociais mais amplas do que aquelas que acordam mais cedo. Além disso, também podem exercer papéis mais centrais em seus ciclos de amizade.

Pessoas que dormem tarde tendem a se arriscar mais

Em geral, pessoas noturnas tendem a sentir menos medo ou ultrapassam mais essas barreiras de insegurança. Isso pode ser bom para dar passos na vida profissional. Mas cuidado, porque embora correr riscos nem sempre seja uma coisa ruim, às vezes pode levar a situações perigosas.

Se dormir tarde faz mal, como é possível melhorar a qualidade do sono?

Para uma pessoa noturna mudar sua rotina de sono é bastante difícil. Isso porque 50% dessa característica pode ter origem genética - ou seja, não pode ser alterada. Mas os outros 50% oferecem uma abertura para a mudança, o que exige consistência de hábitos. 

Abaixo, listamos alguns comportamentos que auxiliam a ter um sono de melhor qualidade e dicas para que você possa, aos poucos, começar a dormir mais cedo.

Mantenha uma rotina

Dessa forma, seu corpo passa a entender qual momento do dia deve estar acordado e qual momento pode se desligar, permitindo o descanso.

Evite bebidas e comidas estimulantes do meio da tarde em diante

Café, energéticos, chás, chocolates, bebidas alcoólicas e alimentos com muito açúcar podem prejudicar o entendimento do seu corpo de que aquele é um momento para descansar.

Evite fazer atividades físicas muito tarde

Os exercícios acordam o corpo e podem te manter agitado por um bom tempo após a prática. Tente finalizar sua atividade ao menos 4 horas antes de se deitar.

Saiba usar a luz a seu favor

A iluminação tende a deixar-nos mais despertos. Por isso, para tentar dormir mais cedo, evite brechas de luz ou contato com telas no período da noite. Ou, se preferir, você pode fazer o caminho inverso: deixe uma janela semi aberta para a luz do sol entrar no seu quarto logo cedo e reprogramar seu cérebro para acordar.

Tente ajustar seu horário de dormir aos poucos

Assim, você pode se acostumar gradualmente a dormir mais cedo, deitando-se alguns minutos mais cedo todas as noites. 

Para saber qual o horário certo para você dormir, basta pensar que horas deve estar acordado e subtrair a quantidade de tempo de sono indicada para sua idade. Em adultos, indica-se ao menos 7 horas de sono por noite.

Agora que você já sabe que dormir tarde faz mal e tem dicas sobre como melhorar sua rotina de sono, que tal buscar novos hábitos saudáveis? Para isso, veja mais conteúdos do QBemQFaz!


Perguntas frequentes

É ruim dormir tarde e acordar tarde?

Se você conseguir dormir pelo menos 7 horas, pode não ser tão ruim. Ainda assim, dormir tarde pode trazer prejuízos à saúde, como comportamentos sedentários, riscos de doenças crônicas, ganho de peso e dificuldade em controlar humor e sentimentos.

Faz mal dormir depois da meia noite?

Dormir tarde pode acarretar em diversos prejuízos à saúde, como por exemplo: você pode não dormir horas suficientes para o corpo descansar, tende a ficar mais sedentário e pode ter mais riscos de desenvolver doenças cardiovasculares e diabetes.

Referências

Is staying up late bad for you?. Health, 2022.

Best time to sleep for different age groups. Healthline, 2019.

How does sleep affect your heart health?. Centers for Disease Control and Prevention, 2021.

Sleep for a good cause. Centers for Disease Control and Prevention, 2022.

Effects of insufficient sleep on blood pressure in hypertensive patients. National Library of Medicine, 1999.

Chronotype Differences in Energy Intake, Cardiometabolic Risk Parameters, Cancer, and Depression. Science Direct, 2022.

Reduced Effective Emotion Regulation in Night Owls. SAGE Journals, 2017.

O QbemQfaz é um portal de conteúdos sobre saúde, nutrição, bem-estar e alimentação saudável da Nestlé. Os conteúdos desse site têm caráter informativo e não substituem o aconselhamento e acompanhamento médico, nutricional e de outros profissionais de saúde.