Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

IMC ideal: tudo que você precisa saber sobre esse índice

Legenda: 
IMC ideal: halteres

O Índice de Massa Corporal ou Corpórea – abreviado como IMC – é um parâmetro utilizado para calcular a faixa de peso “ideal” para alguém, com base na sua altura. O IMC pode funcionar muito bem como uma referência de peso ideal para a altura, mas como a conta não considera outros fatores, ele não é suficiente para definir o estado de saúde de uma pessoa. Por isso, aqui vai a nossa primeira dica: consulte sempre um profissional de saúde.

 

Como calcular o Índice de Massa Corporal?

Para fazer o cálculo do Índice de Massa Corporal, você só precisa dividir o peso (em quilos) pelo quadrado da altura (em metros): esse valor é obtido pela multiplicação da altura por ela mesma. Escrevendo em fórmula, temos:

IMC = Peso ÷ Altura ✕ Altura

Para facilitar sua vida, você pode utilizar uma das calculadoras de Índice de Massa Corporal ou Corpórea disponíveis na internet.

Um IMC “ideal” está entre 18,5 kg/m² e 24,9 kg/m². Números abaixo desses são considerados baixo peso; os números acima, logicamente, são considerados sobrepeso, sendo que um IMC acima de 30 kg/m² pode ser indício de obesidade.

 

Existe o IMC ideal?

A gente já conhece a fórmula do IMC, mas como ele pode ajudar a ter uma vida saudável?

Como a gente viu, o peso ideal seria aquele que, quando dividido pelo quadrado da altura, resulta em um número entre 18,5 e 24,9, o que costuma ser chamado de IMC ideal. Mas como a gente viu também, esse cálculo não considera outros fatores importantes que influenciam na sua saúde, como teor de gordura, hábitos alimentares e prática de atividades físicas. Assim, por mais que uma pessoa esteja dentro do peso “ideal”, isso não necessariamente é um indicativo de saúde perfeita. O mesmo vale para quem está acima do IMC ideal, mas tem muita massa magra, por exemplo.

 

O que considerar além do IMC?

Alguns fatores que podem usados, em conjunto com o IMC, para obter um indicador de saúde mais confiável são:

Agora que a gente sabe como calcular o IMC e para que ele serve, ele pode ser um aliado para quem busca o peso ideal para a sua altura e, mais importante, estar com a saúde em dia. Como o cálculo do IMC é simples, o índice pode servir para acender um alerta na nossa cabeça, nos motivar a mudar de hábitos e, claro, procurar a orientação de um especialista que nos ajude.


Perguntas frequentes

  • Como funciona o IMC para crianças e adolescentes?

    Como a garotada ainda está em fase de crescimento e desenvolvimento, os números utilizados para os adultos não valem para esse grupo. Você pode acompanhar esses índices com seu pediatra ou hebiatra (o pediatra dos adolescentes).

  • O IMC é confiável?

    Como esse cálculo não leva em consideração diversas variáveis importantes para uma análise totalmente correta, ele não é um indicativo ideal de estado de saúde. Você pode usá-lo como guia para o seu peso, mas sem tomar o número como verdade absoluta.

  • IMC acima de 25 significa sempre sobrepeso?

    Não necessariamente. Atletas, por exemplo, geralmente possuem IMC elevado; mas isso se dá porque o índice não considera a porcentagem de massa muscular de cada um, que é bastante alta nesse grupo.

  • Qual é a diferença entre IMC e BMI?

    Ambos referem-se ao mesmo índice, sendo IMC a sigla em português – Índice de Massa Corporal – e BMI em inglês – Body Mass Index.

    Fontes:

    https://saudebrasil.saude.gov.br/ter-peso-saudavel/imc-indice-de-massa-corporal-como-calcular-seu-peso-ideal

    https://www.cdc.gov/healthyweight/assessing/bmi/adult_bmi/index.html

    https://www.nhs.uk/live-well/healthy-weight/bmi-calculator/

    http://www.ipaseal.al.gov.br/aviso/item/2302-calcule-o-seu-indice-de-massa-corporal-imc

    https://www.tuasaude.com/imc/

    https://www.tuasaude.com/relacao-cintura-quadril/

    https://www.tuasaude.com/gordura-corporal-ideal/

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas