Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Suplemento de fibras: saiba do que se trata e quais os benefícios

Legenda: 
Suplemento de fibras: comprimidos

O organismo de certas pessoas pode ter dificuldade em absorver determinados nutrientes; e, nesses casos, é necessário recorrer a suplementos alimentares. Um desses suplementos é o de fibras.

Mas afinal de contas, o que é o suplemento de fibras e quais benefícios eles podem trazer para o organismo? Para responder a essas e outras dúvidas a respeito dos suplementos de fibras, o Que Bem Que Faz trouxe este artigo com informações para você. Vamos nessa?

 

O que é um suplemento de fibras?

Suplementos de fibras são uma espécie de suplemento alimentar que ajudam a repor uma quantidade de fibras que está em deficiência no organismo. É possível encontrar esse tipo de suplemento em farmácias ou lojas de produtos naturais; no entanto, o seu consumo sem a prescrição de um médico pode trazer perigos para a saúde.

 

Quais são os tipos de fibra?

Existe a fibra insolúvel e a fibra solúvel. A fibra solúvel absorve com facilidade a água presente nos alimentos, criando uma espécie de substância gelatinosa, o que pode retardar a digestão. Esse tipo de fibra é uma boa opção para quem busca reduzir o nível de colesterol na corrente sanguínea.

A fibra solúvel também atua na regulação dos níveis de açúcar no organismo, ajudando a prevenir doenças como a diabetes tipo 2 e na regulação da pressão arterial, o que previne possíveis problemas no coração.

É possível encontrar fibra solúvel em alimentos como:

Enquanto isso, a fibra insolúvel já não absorve tão facilmente a água presente nos alimentos, podendo ajudar na formação das fezes e na movimentação dos músculos do intestino, prevenindo problemas como a prisão de ventre e facilitando a digestão. A fibra insolúvel também está associada à prevenção de doenças como a diverticulite e problemas no coração.

É possível encontrar fibra insolúvel em alimentos como:

Claro que também é possível encontrar esses tipos de fibras em suplementos alimentares de fibra. Veja na próxima seção quais são os benefícios que o suplemento de fibras traz para o corpo.

 

Quais os benefícios do suplemento de fibras?

A fibra é um tipo de carboidrato, ou seja, ela pode ajudar a fornecer uma certa quantidade de energia para o organismo, deixando a pessoa mais disposta para executar suas tarefas diárias. Além disso, a fibra tem como principal benefício o de ajudar na digestão e no controle dos níveis de colesterol na corrente sanguínea.

Sendo assim, um suplemento de fibras terá os mesmos benefícios que a fibra natural tem para o corpo humano. A ingestão de fibras, seja de forma natural ou através de suplementos, também pode ajudar a prevenir doenças como certos tipos de câncer, diabetes, alergias relacionadas à ingestão de certos alimentos, diarreia e doenças do coração.

Outro benefício que os suplementos de fibras podem trazer para o organismo é que, devido à melhora que esses suplementos proporcionam para o funcionamento do sistema digestivo, fica mais fácil emagrecer.

 

Quais os riscos do suplemento de fibras?

Qualquer coisa, se consumida em excesso, faz mal para o organismo. O consumo excessivo de suplementos de fibras pode trazer alguns problemas para a saúde – porém, não são problemas que trazem riscos à vida, podendo apenas gerar alguns desconfortos como gases, cólicas e inchaço.

O ideal é que, ao consumir suplementos de fibras, a pessoa tenha em mente que deve consumir apenas a quantidade prescrita por seu médico e manter um acompanhamento com um nutricionista para tentar adicionar fibras naturais em sua dieta.

Além disso, caso esteja fazendo algum tratamento com uso de medicamentos, consulte seu médico antes de iniciar a suplementação de fibras. Algumas vezes, o uso desses suplementos em conjunto com determinados medicamentos pode trazer riscos à saúde.

 

Quem precisa tomar o suplemento de fibras?

Assim como qualquer suplemento alimentar, só precisa ingerir o suplemento de fibras pessoas que possuem uma quantidade muito baixa de fibras no organismo, ou pessoas com dificuldade em absorver esse nutriente adequadamente.

Claro que, se você tiver dificuldades com a digestão e enfrentar problemas relacionados à prisão de ventre, o consumo de suplementos de fibras pode ser recomendado.

Nunca inicie o consumo de suplementos por conta própria, pois seu consumo excessivo pode trazer diversos problemas para a saúde. Consulte um médico que possa prescrever a quantidade exata de suplemento que seu organismo precisa e, se possível, procure por um nutricionista para iniciar, também, uma dieta rica em fibras naturais.


Perguntas frequentes

  • Posso tomar suplementos de fibras todos os dias?

    O consumo diário de suplementos de fibras vai depender da recomendação do seu médico. Nunca ingira suplementos de fibra sem prescrição médica.

  • Suplementos de fibras fazem mal à saúde?

    Não, suplementos de fibra foram feitos para ajudar pessoas que tenham problemas em absorver esses nutrientes. Por isso, o suplemento de fibras pode trazer diversos benefícios para a saúde. Claro que seu consumo exagerado pode trazer problemas para a saúde – consulte um médico para esclarecer possíveis dúvidas.

  • Qual a quantidade de fibras que devo consumir diariamente?

    O recomendado é que uma pessoa consuma pelo menos 25 gramas de fibras por dia.

    Fontes

    https://www.healthline.com/health/digestive-health/whats-the-best-fiber-supplement

    https://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/nutrition-and-healthy-eating/expert-answers/fiber-supplements/faq-20058513

    https://www.webmd.com/diet/features/fiber-supplements#1

    https://www.verywellhealth.com/before-you-buy-fiber-supplements-1941633

Fontes

https://www.healthline.com/health/digestive-health/whats-the-best-fiber-supplement https://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/nutrition-and-healthy-eating/expert-answers/fiber-supplements/faq-20058513 https://www.webmd.com/diet/features/fiber-supplements#1 https://www.verywellhealth.com/before-you-buy-fiber-supplements-1941633

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas