Créditos: GettyImages
Legenda: Quem te viu, quem te vê: comida vegana não é aquela coisa sem graça, sem gosto e que você nunca comeu!

Tem gente que só de ouvir falar em comida vegana já torce o nariz, como se fosse algo sem gosto ou qualquer atrativo. Existe uma lenda urbana em torno desse assunto: há quem acredite que pratos veganos só levam ingredientes caros e difíceis de encontrar, são só salada e, o pior, tem gosto ruim.

Seja por falta de conhecimento, seja por preconceitos, é bom saber que uma filosofia não tem nada a ver com qualidade do alimento. Não acredita? Vamos provar sete vezes em que você mandou ver no pratão vegano e nem sequer sabia disso!

Caponata de berinjela

Aquele antepasto feito com berinjela, pimentão, tomate, cebola, vinagre, um pouquinho de azeite e açúcar é um prato vegano. Sabe o que acompanha essa entrada gloriosa? Outro item super diferente e estranho que não tem ingredientes de origem animal: o pão francês. Vale checar na padaria perto da sua casa se o pãozinho não leva manteiga, banha, ovos ou leite.

Pão francês

Tem no café da manhã, nos lanches e até almoços e jantares. O Brasil não saberia o que fazer sem esse ícone da culinária, independentemente do nome que receba em cada estado. O pão da maioria das padarias também é uma receita vegana, que leva apenas farinha de trigo, água e fermento. Para ter certeza é melhor confirmar na padoca quais são os ingredientes que eles usam. Já pode considerar a paixão por pãozinho veganismo?

Arroz e feijão

Sim, o prato mais brasileiro e favorito de muitas pessoas é uma receita vegana. Tudo vem da terra: o arroz é um tipo de grão e o feijão de leguminosa. Em preparos com banha de porco, bacon, linguiça ou outra carne suína, ele deixa de ser vegano. Mas se for para escolher, qualquer tipo é bem-vindo, seja feijão preto, carioca, branco, seja arroz integral, negro ou vermelho.

Falafel

Aquele bolinho frito que a gente come chorando de alegria é feito à base de grão-de-bico, cebola, cebolinha e salsinha, tahine e temperos. Bem vegetalzinho, frito, saboroso e do jeito que a gente gosta! O molho que acompanha também é feito de tahine, pasta à base de gergelim. O lado bom do falafel é que pode ser entrada ou prato principal, acompanhado de pão e outras pastas como hommus e babaganush – outras delícias veganas.

Créditos: GettyImages
Legenda: Guacamole

Guacamole

Esse prato típico da culinária mexicana é feito com abacate amassado, temperado com cheiro-verde, orégano, manjericão, coentro, cebola roxa, tomate e limão. Dá pra comer de diferentes formas: puro, como acompanhamento de pratos mais elaborados ou com nachos chips e pães. Arriba!

Macarrão de abobrinha

A opção de prato é um dos mais populares não só na culinária vegana, mas por quem não come glúten ou procura versões fit de massa. Feito à base de abobrinha, essa variação de macarrão tem vários benefícios, é saudável, barata, fácil de fazer e fica uma delícia. O molho na versão vegana é o clássico de tomate.

Moqueca de banana-da-terra

Se você gosta de moqueca, provavelmente já viu a variação vegana da receita baiana. Ela pode ser feita com palmito, banana-da-terra, leite de coco e azeite de dendê. O resto é igual ao preparo da tradicional, criando camadas incríveis de pimentão, cebola e muuuuuito coentro.

Tá vendo como tem um monte de coisas veganas que fazem parte da nossa alimentação? Não é tão ruim quanto você imaginava!

Assine a nossa Newsletter

A certificação de metodologias que nos auxiliam a lidar com o desafiador cenário globalizado.

Digite um e-mail válido.