Conheça 8 benefícios da hortelã para a saúde

Legenda: 
Benefícios da hortelã

Muito conhecida e apreciada por seu sabor refrescante e aroma único, a hortelã é uma planta muito usada no preparo de chás, doces ou mesmo cosméticos. Além disso, ela também é uma planta com fortes propriedades medicinais que podem trazer uma série de benefícios para a saúde.

Buscando conhecer um pouco mais sobre essa planta e os seus benefícios para a saúde, Que Bem Que Faz trouxe este artigo que conta com algumas informações sobre hortelã, além de formas como ela pode ser consumida. Fique ligado!

 

Benefícios da hortelã para a saúde

Como mencionado anteriormente, a hortelã pode trazer uma série de benefícios para a saúde. Vejamos, então, alguns deles e de que forma atuam no organismo.

Benefícios da hortelã: rica em nutrientes

Parece uma constatação óbvia, mas sim, a hortelã é extremamente rica em nutrientes! Em ⅓ de xícara de hortelã, você pode encontrar fibras, vitamina A, ferro, manganês e folato, nutrientes que podem fazer muito bem para a saúde.

A vitamina A presente na hortelã é uma vitamina lipossolúvel – ou seja, é melhor absorvida na corrente sanguínea. Isso pode ajudar a melhorar a saúde dos olhos, em específico, porém também pode trazer benefícios para a saúde de todo o organismo.

Como o consumo de hortelã costuma ser em pequenas quantidades, ⅓ de xícara pode ser uma quantidade difícil de ingerir. No entanto, é muito possível chegar perto dessa quantidade, bastando incluir a hortelã em receitas de chás, sucos, vitaminas, sorvetes, doces ou como uma opção de tempero para pratos principais.

A hortelã também é uma grande fonte de antioxidantes, o que pode proteger o corpo contra o estresse oxidativo e evitar danos celulares, prevenindo alguns tipos de doenças.

Benefícios da hortelã: Ajuda contra a Síndrome do Intestino Irritável

A Síndrome do Intestino Irritável (SII) é uma condição que está cada vez mais presente na vida de diversas pessoas. Geralmente apresenta sintomas de dor de estômago, gases, inchaço, indigestão, etc.

Por se tratar de algo que gera muita inconveniência no dia-a-dia das pessoas que sofrem dessa condição, a procura por alimentos que podem ajudar a aliviar os sintomas é sempre bem-vinda.

Além do uso de medicamentos e de uma dieta balanceada, o consumo de óleo de hortelã também pode ajudar a aliviar os sintomas, relaxando os músculos do trato digestivo.

Benefícios da hortelã: ajuda a aliviar a indigestão

Como mencionado anteriormente, a hortelã – especialmente o óleo de – hortelã, se consumida junto das refeições, pode ajudar a relaxar os músculos do trato digestivo, aliviando sintomas de indigestão. Além disso, os efeitos antioxidantes da hortelã também podem ajudar na melhora da saúde celular do organismo, evitando a ocorrência de doenças que afetam tanto o sistema digestivo, quanto outras partes do corpo.

Benefícios da hortelã: alivia sintomas de náusea

A hortelã, devido a suas propriedades antioxidantes e medicinais, pode ser bastante efetiva no alívio de sintomas de náusea, principalmente para mulheres durante o período menstrual. Sendo assim, uma recomendação para lidar com a náusea é o consumo de chá de hortelã ou de óleo de hortelã.

Benefícios da hortelã: ajuda a diminuir a dor da amamentação

Para as mamães de primeira viagem, essa é uma informação que vale ouro! A gente sabe que aprender a amamentar pode ser um processo muito doloroso e difícil, e uma dica que pode lhe ajudar a aliviar essa dor é a aplicação de hortelã na pele.

Você pode aplicar a hortelã de diversas formas após a alimentação, seja com o óleo de hortelã, com o gel de hortelã ou com a água de hortelã. Independentemente da forma como ele é aplicado, o importante é que seja depois da amamentação.

Benefícios da hortelã: ajuda contra gripes e resfriados

Essa informação provavelmente bastante gente já sabe – mas, para quem não sabe, pode ser algo muito útil! A hortelã é extremamente rica em mentol, uma substância com propriedades descongestionantes, o que pode ajudar a melhorar o fluxo de ar e a respiração, acelerando a recuperação contra gripes e resfriados.

Benefícios da hortelã: mascara o mau hálito

Mais uma informação que pode parecer óbvia – afinal, quem nunca mascou um chiclete de hortelã para aliviar o mau hálito, não é? Apesar de consumirmos chicletes de hortelã para lidar com o mau hálito, não matamos as bactérias presentes na boca.

Porém, se trocarmos o chiclete pela folha de hortelã como uma opção para mascar, além de lidarmos com o mau hálito, também podemos matar as bactérias presentes na boca, melhorando a saúde bucal.

Benefícios da hortelã: grande aliado na dieta

Por se tratar de um alimento extremamente versátil, a hortelã pode ser uma ótima opção para incluir em sua dieta. Além de ser rica em nutrientes, ela também contribui para a perda de peso, podendo ser usada no preparo de chás, sucos, vitaminas, sobremesas, smoothies, águas aromatizadas, ou mesmo como uma opção de tempero. As opções são diversas!

 

Formas de consumir hortelã

Como podemos ver, existem diversas formas de consumir a hortelã, sendo essas formas mais eficientes para alguns problemas que outros. Além do óleo e do chá, podemos consumir a hortelã como:

Você também pode usar as folhas da hortelã para preparar bebidas da sua preferência, doces e outras receitas que, além de saborosas e aromáticas, também fazem muito bem para a saúde!

 

Riscos e precauções

Claro que para tudo nessa vida devemos tomar algumas precauções. A hortelã, por se tratar de uma erva medicinal, pode interagir com outras ervas e desencadear efeitos colaterais que não fazem tão bem assim para a saúde.

Além disso, a hortelã é uma erva que deve ter seu consumo por crianças pequenas evitado, pois pode causar problemas respiratórios ou mesmo prejudicar a vida da criança. De modo geral, o consumo de hortelã não é recomendado por pessoas com:

Lembre-se: antes de consumir qualquer medicamento à base de hortelã, consulte o seu médico e tire dúvidas sobre a dose recomendada, que outras ervas evitar, etc.


Perguntas frequentes

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas