Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Em cima de uma mesa de madeira, há três madeiras empilhadas à esquerda, com duas folhas verdes à frente. Ao lado, temos o xilitol, substituto do açúcar.

Xilitol: conheça os usos e benefícios do adoçante natural!

Compartilhar
Atualizado em  novembro 2023

A busca por reduzir o consumo de açúcar envolve pessoas no mundo todo - sempre há quem esteja buscando alternativas mais saudáveis para seu consumo.

Muito em vista porque os excessos de açúcar, alinhados a um estilo de vida não saudável, podem propiciar o desenvolvimento de condições como a obesidade, diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, cáries dentárias e outros problemas de saúde. 

Não por acaso, o Brasil assumiu compromissos com a Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre frear o consumo de açucarados, especialmente bebidas e alimentos industrializados. 

E é assim que o xilitol entra na discussão! De sabor doce, muito semelhante ao açúcar, mas com baixo valor calórico e baixo índice glicêmico, o xilitol é um álcool de açúcar amplamente utilizado como substituto em receitas culinárias e bebidas. 

Para conhecer mais sobre os benefícios do xilitol, continue a leitura!

 

Xilitol: para que serve? 

Antes de tudo, você sabe o que é xilitol? Vamos diferenciar as duas principais categorias de adoçantes, que são alternativas ao açúcar, para te explicar.

Primeiro, existem os adoçantes artificiais, que são aqueles desenvolvidos em laboratório e que não são encontrados na natureza. 

E temos os adoçantes naturais, que podem sim ser produzidos em laboratório, mas também existem naturalmente em plantas

Portanto, se você sempre se pergunta o que é xilitol e para que serve, saiba que este ingrediente é considerado um adoçante natural e pode ser encontrado em algumas frutas e vegetais, mas também pode ser produzido pela indústria através de alguns processos químicos, sendo mais comum a partir da extração do milho. 

O ingrediente serve perfeitamente para substituir o açúcar em receitas, oferecendo uma opção mais saudável para pessoas que tentam reduzir seu consumo ao longo da semana. Mas, você conhece os benefícios dessa substituição? Vamos te contar!

Quais são os benefícios do Xilitol?

Como já falamos anteriormente, seu sabor adocicado, semelhante ao açúcar, faz do xilitol o substituto perfeito para quem deseja opções mais saudáveis na alimentação.

E além do seu uso em receitas, pode oferecer diversos benefícios valiosos para o organismo. Confira os benefícios do xilitol:

Baixas calorias

Apesar de ter uma estrutura molecular semelhante ao açúcar que se usa no dia a dia, o xilitol é menos calórico. Enquanto o açúcar tem 4 calorias por grama, o xilitol tem pouco mais do que a metade disso, com apenas 2,4 calorias por grama, sem perder nada do adocicado. 

Protege a saúde bucal 

O xilitol possui propriedades capazes de impedir o crescimento de bactérias orais na placa e saliva

Especialistas recomendam também o uso do xilitol para evitar o surgimento de cáries, pois o produto não é fermentado por bactérias que formam as cáries nos dentes. Além disso, ele melhora o pH bucal, controla a acidez e dificulta a ação de bactérias.

Pode ser usado por diabéticos

Diferente do açúcar comum, o xilitol é absorvido de maneira mais lenta pelo organismo, o que é fundamental para pessoas com diabetes. Quando é absorvido, ele oferece energia ao usar pouca insulina, fazendo com que o impacto do açúcar no sangue seja mínimo. 

Fortalece sistema imunológico

Estudos comprovam que o consumo de xilitol tem efeito na defesa natural dos pulmões, reduzindo o risco de infecções bacterianas, como pneumonia, sinusite e outras infecções respiratórias. 

Prevenção de outras doenças

O consumo de xilitol também está relacionado a melhora de lesões renais, e diminuição do risco de otite e osteoporose.

Outros benefícios

Existem estudos que relacionam o consumo de xilitol ao aumento da produção do colágeno, prevenindo o envelhecimento precoce da pele

Além disso, o xilitol também fortalece as bactérias boas que vivem em nosso intestino, promovendo o equilíbrio da flora intestinal

É saudável usar o xilitol?

A função do xilitol na alimentação é semelhante a do açúcar, ou seja, adoçar receitas. E algumas das suas características também se assemelham, pois o xilitol possui calorias vazias e não tem quantidades relevantes de vitaminas, proteínas e minerais.

Entretanto, algumas das suas propriedades fazem com que optar pelo xilitol seja mais vantajoso para a saúde do que o açúcar comum.

Quem não pode consumir xilitol? 

Quando refletimos sobre para que serve o xilitol, além de pensar em seus benefícios e maneiras de utilização, devemos considerar alguns possíveis problemas também.

Em altas quantidades, o xilitol pode causar gases e diarréias, além de outros sintomas gastrointestinais que podem ser bem incômodos, especialmente para pessoas que já tenham uma predisposição a apresentar esse tipo de problema. 

Pessoas celíacas, com síndrome do intestino irritável e doença de Crohn, possuem indicações para evitar o uso deste adoçante. 

Além disso, o xilitol é altamente tóxico para cães e o seu consumo pode levar inclusive à morte. Se você tem um cãozinho em casa, procure manter o adoçante fora de seu alcance!

Levando todos esses cuidados em consideração, vamos às indicações de receitas!

Como usar o xilitol em receitas? 

Já nos deparamos com diversos benefícios que podem ser observados no dia a dia, possíveis complicações… Agora vamos falar de receitas! 

E, além de dar preferência a produtos adocicados com xilitol, como gomas de mascar, ou até mesmo pastas de dentes e enxaguantes bucais, é possível comprá-lo para uso rotineiro.

No entanto, antes de começar a utilizar o adoçante, é importante buscar a recomendação de um profissional qualificado para garantir que o consumo seja seguro para sua saúde. 

Contudo, o ingrediente pode ser facilmente encontrado em lojas de produtos naturais a granel, seja em pó ou cristalizado.

Você pode usá-lo nos seguintes momentos: 

Aqui, basta usar sua criatividade e incluir o xilitol em receitas que você adicionaria o açúcar comum

É importante lembrar que o xilitol é aprovado pela Food and Drugs Administration (FDA) desde 1963, além de também ser aprovado pela Anvisa. É considerado um alimento seguro, e não há estudos que indiquem malefícios à saúde relacionados ao seu uso. 

No entanto, ele deve ser usado com moderação e o consumo máximo sugerido é de 60 gramas ao dia ou a quantidade necessária para atingir o sabor adocicado. 

Gostou do conteúdo? Confira mais artigos sobre saúde e alimentação no Blog da QbemQFaz!

 

Referências:

The osmolyte xylitol reduces the salt concentration of airway surface liquid and may enhance bacterial killing. National Academy of Sciences of the United States of America, 2000.

Xilitol: edulcorante com efeitos benéficos para a saúde humana. Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas, 2002.

Saúde promove conscientização sobre o consumo de açúcar em webinário. Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS), 2022.

What are the health benefits of xylitol? Medical News Today, 2019.

Xylitol vs. Erythritol: Which Is the Healthier Sugar Substitute? Healthline, 2017.

O QbemQfaz é um portal de conteúdos sobre saúde, nutrição, bem-estar e alimentação saudável da Nestlé. Os conteúdos desse site têm caráter informativo e não substituem o aconselhamento e acompanhamento médico, nutricional e de outros profissionais de saúde.