Quais são os benefícios do BCAA? Ele é realmente útil para quem treina?

Legenda: 
Benefícios do BCAA

O BCAA, sigla para branched chain amino acids – “aminoácidos de cadeia ramificada” traduzindo para português –, é uma combinação de três aminoácidos essenciais. Aminoácidos são partículas pequenas que constroem proteínas quando se agrupam, e podem ser classificadas como essenciais ou não essenciais:

Geralmente, os BCAA são consumidos em forma de suplemento, na maior parte das vezes por atletas ou pessoas que praticam exercícios físicos. Mas será que ele faz bem mesmo? Quais serão os benefícios do BCAA?

Para saber as respostas dessas perguntas, continue lendo esse texto sobre os benefícios do BCAA.

 

Um pouco mais sobre o BCAA

O suplemento BCAA, como dissemos anteriormente, é um conjunto de três tipos de aminoácidos essenciais de cadeia ramificada: leucina, valina e isoleucina. Os aminoácidos são, no geral, bons componentes para a:

Os benefícios do BCAA serão referentes às propriedades dos aminoácidos que o compõem. Quais seriam essas propriedades?

 

Benefícios do BCAA: as propriedades de cada aminoácido

Um dos principais benefícios do BCAA seria o auxílio ao crescimento muscular. De fato os BCAA’s ajudam na formação de proteínas do músculo, sendo muito úteis para a hipertrofia muscular. Contudo, se você não tiver quantidades suficientes e normais de outros aminoácidos, essa formação proteica não pode ser explorada ao máximo.

O suplemento ainda pode reduzir as dores pós-treino, já que os aminoácidos ajudam na recuperação muscular. Essa recuperação tecidual é facilitada pela disposição de aminoácidos que farão parte dos músculos novos que serão construídos, ajudando em uma recuperação mais rápida.

Diminuir o dano ocasionado nos músculos também é um dos benefícios do BCAA, podendo auxiliar na redução da duração e intensidade da dor pós-treino. Também pode apresentar certa eficiência contra a fadiga muscular.

É importante saber que, mesmo com uma possível melhora da fadiga muscular – ou seja, os sintomas de cansaço atenuados podem ser atenuados –, não é possível relacionar imediatamente o BCAA com uma melhora no desempenho ou uma demora maior para se sentir fadigado.

Exatamente por um dos benefícios do BCAA ser a melhora na formação de tecido muscular, o suplemento pode ajudar a prevenir perda de massa magra (músculos) e/ou rupturas musculares. Perdas e rupturas acontecem quando a quebra de músculos excede a construção de novos tecidos.

Os BCAA ainda são interessantes para a redução da quantidade de açúcares no sangue por conta da isoleucina, ajudando na prevenção de doenças como a diabetes; além de ajudarem a nos estimular levemente, dando energia, principalmente por conta da valina e da leucina.

 

Alimentação

Muitas vezes, é possível adquirir os BCAAs pela alimentação, sem a necessidade de suplementação. Os alimentos ricos em BCAA incluem:

Se você pretende suplementar BCAA, visite o seu nutricionista e verifique a recomendação dele. Lembramos que nossos artigos não substituem as idas ao médico!

Se gostou desse texto sobre benefícios do BCAA, explore o Que Bem que Faz e nutra-se de informação!


Perguntas frequentes

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas