Benefícios do pilates para a saúde

Legenda: 
Benefícios do pilates para a saúde

O queridinho não apenas das celebridades, mas também de diversas pessoas comuns mundo afora, o pilates é uma série de cerca de 500 exercícios que se inspiram em yoga, calistenia e balé. Buscando trabalhar força, equilíbrio, flexibilidade e outras competências, o pilates tem benefícios que o tornaram uma ótima opção para quem quer ter um estilo de vida mais saudável.

Buscando entender melhor do que se trata o pilates, que benefícios ele pode trazer para a saúde e como começar a prática desses exercícios, o Que Bem Que Faz trouxe este artigo com algumas informações que com certeza farão você se apaixonar por essa atividade tão adorada! Acompanhe com a gente.

 

O que é o pilates

Criado em 1920 por Joseph Pilates, o pilates tinha como objetivo ajudar dançarinos e atletas lesionados a se reabilitarem de forma eficiente e segura. Conforme os anos foram passando, sua prática foi adaptada para se adequar ao público mais geral, tornando-se o pilates que conhecemos hoje.

Como mencionado anteriormente, o pilates se inspira na calistenia, no yoga e no balé, com o objetivo de trabalhar a força, o equilíbrio, a flexibilidade e a consciência corporal de quem o pratica. Por se tratar de um exercício que requer foco e concentração, o pilates não costuma incluir suor ou esforço; no entanto, ele é praticado até que o corpo entre em exaustão.

Podendo durar de 45 a 90 minutos, o treino de pilates pode variar de pessoa para pessoa, se adequando ao objetivo que você busca com a prática do exercício. Conforme seu corpo vai se adaptando, é possível experimentar novos tipos de exercício ou intensificar os que já eram feitos. Por conta disso, pode-se dizer que o pilates é uma atividade bem versátil e adaptável.

Tipos de pilates

O pilates se divide em duas categorias, o Mat-based e o baseado em equipamentos. O Mat-based consiste em uma série de exercícios lentos e que são sustentados por equipamentos específicos, feitos para ajudar a melhorar o controle abdominal, a postura, o equilíbrio e a coordenação motora. Já o baseado em equipamentos consiste no uso de aparelhos de molas, sendo que esses aparelhos trabalham a força e a resistência da pessoa que está praticando o exercício.

 

Pilates: benefícios

O pilates possui uma série de benefícios, alguns deles incluem:

Além de diversos outros benefícios, como a melhora na coordenação motora e ser um grande aliado na reabilitação após fraturas e lesões.

 

Por onde começar

É sempre bom ter em mente que o pilates se adequa ao estilo de vida que cada pessoa leva, se dividindo em níveis iniciante, intermediário e avançado. Um treino de pilates para iniciantes costuma incluir alongamentos e séries de exercícios que trabalham apenas com o peso do próprio corpo – afinal, quando a gente está começando, é bom pegar leve, não é?

Caso você seja iniciante no pilates e não saiba por onde começar, uma boa ideia é procurar por instrutores que possam lhe orientar sobre o passo a passo, ou mesmo se inscrever em uma aula de pilates para principiantes. Conforme você for evoluindo e sentindo mais confiança no exercício, é possível se aventurar em séries novas e mais intensas.

 

Cuidados gerais

Claro que não dá para começar o pilates sem antes pensar nos cuidados que é preciso tomar, não é mesmo? Felizmente, o pilates é uma atividade de baixo impacto, que costuma até ser recomendada como uma opção de fisioterapia; no entanto, em alguns casos, a prática desse exercício não é recomendada sem o acompanhamento médico. São eles:

Apesar de não ser recomendada, a prática de pilates pode sim ser feita por esses grupos de pessoas, desde que com o acompanhamento médico – pois, por se tratar de uma atividade que se estende até a exaustão e trabalha muito a força do corpo, pode ser que a prática indiscriminada do exercício leve a acidentes.

Mas e aí, curtiu essa atividade que é a queridinha do momento? Então aproveite e comece a praticar você também! Mas lembre-se de procurar pela orientação de um profissional: dessa forma, você consegue evitar qualquer acidente e ainda ficar com aquele corpinho desejado!


Perguntas frequentes

  • Pilates é bom para emagrecer?

    Toda atividade física, se acompanhada de uma dieta equilibrada, pode promover a perda de peso, claro que com o pilates não seria diferente! Trabalhando praticamente todos os músculos do corpo, o pilates pode proporcionar não apenas o emagrecimento, como também a definição dos músculos.

  • Quantas sessões de pilates são recomendadas por semana?

    O recomendado é que o pilates seja feito de duas a três vezes por semana, em sessões que duram de 45 a 90 minutos.

  • Em quanto tempo o pilates mostra resultados?

    Se for praticado pelo menos duas vezes por semana, de forma correta, o pilates pode começar a apresentar resultados visíveis em cerca de três meses. Mas lembre-se, tudo requer foco e disciplina!

    Fontes

    https://www.betterhealth.vic.gov.au/health/conditionsandtreatments/pilates-and-yoga-health-benefits

    https://www.healthline.com/nutrition/pilates-benefits

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas