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Benefícios da abóbora moranga: como ela pode ajudar a nossa saúde?

Legenda: 
Benefícios da abóbora moranga

As abóboras são grandes vegetais e tem mais de um tipo. As mais conhecidas são as grandes abóboras laranjas, as morangas, mais famosas por serem usadas no halloween em outros países e símbolo dessa data.

No geral, as abóboras podem ter casca alaranjada ou verde, além de poder ter sementes grandes na parte do meio. Alguns tipos desse vegetal são:

Neste artigo sobre os benefícios da abóbora, vamos falar mais especificamente do tipo moranga, que é uma das mais comuns.

 

Sobre a abóbora moranga

Como dissemos, a abóbora moranga é o tipo que tem o interior e a casca laranjas, além de uma grande quantidade de sementes no meio (mais ou menos 3,32% do peso da abóbora). Cientificamente, ela é chamada de Cucurbita maxima e é nativa das Américas.

Ela pode fazer parte de pratos salgados, cozida, assada ou refogada, com carnes, em saladas ou em forma de purê, ou ainda pratos doces, como doce de abóbora, bolo ou pudins. Além de poder oferecer as sementes como um petisco saboroso.

Mas quais são os benefícios da abóbora?

 

Benefícios da abóbora: sementes

As sementes de abóbora são comestíveis e, em boa parte das vezes, ela é jogada fora. Mas calma lá, antes de continuar desperdiçando suas sementes vamos te falar os benefícios da abóbora - ou melhor, das sementes de abóbora.

Elas são ricas em proteínas e óleo (lipídio), podendo ser tostadas e salgadas para o consumo. O óleo ainda pode ser usado para temperar alimentos e dar um aroma de abóbora.

As sementes também tem uma boa quantidade de proteína, fibra alimentar e minerais, como o enxofre, fósforo, magnésio e manganês. Minerais como cobre, ferro e zinco também estão presentes nas sementes de abóbora, mas não tanto quanto os citados anteriormente.

 

Benefícios da abóbora: rica em vitamina A

A cor alaranjada da abóbora se dá pela presença de carotenóides que em nosso corpo se tornam vitamina A. Um dos maiores benefícios da abóbora é ser riquíssima nesta vitamina, que ajuda amplamente nosso corpo.

Algumas funções da vitamina A são:

Alimentos alaranjados, como a abóbora, cenoura, batata-doce e entre outros, são ricos certamente ricos em carotenóides e, consequentemente, em vitamina A.

 

Benefícios da abóbora: propriedades antioxidantes

Os carotenóides também tem propriedades antioxidantes, o que faz com que um dos benefícios da abóbora seja o combate aos contra radicais livres. Além disso, o vegetal tem boas quantidades de vitaminas E e C, que também tem essa propriedade.

Quando os radicais livres estão em excesso no nosso corpo, podemos sofrer com o envelhecimento precoce e o estresse oxidativo. O estresse oxidativo está ligado com doenças crônicas, como doenças do coração e até mesmo câncer.

Os antioxidantes protegem nossas células dos danos causados por esse estresse, ajudando na manutenção do nosso sistema imunológico. Ou seja, comer abóbora dá uma força para a nossa imunidade e pode nos ajudar a combater invasões de agentes externos no nosso corpo.

 

Benefícios da abóbora: visão saudável

Pela grande presença de carotenoides, como a luteína e a zeaxantina, a abóbora é um vegetal que ajuda muito na saúde da visão. Eles combatem a DMRI (degeneração macular relacionada à idade), ou seja, a perda de visão com o tempo, e a catarata.

As propriedades antioxidantes oferecidas pelas vitaminas também contam na saúde da nossa visão, porque ajudam a diminuir os danos causados pela oxidação nas células dos olhos.

 

Benefícios da abóbora: saúde da pele

As vitaminas A e C agem amplamente na saúde da pele. A vitamina C é importantíssima para a nossa produção de colágeno, ajudando a manter nossa pele firme e jovem. E ambas as vitaminas tem ação antioxidante, o que significa que as duas defendem nossa pele dos danos causados pelos raios solares, evitando o envelhecimento e o aparecimento de manchas.

A vitamina C ainda pode acelerar a cicatrização de feridas, reduzir a vermelhidão causada por doenças inflamatórias e a uniformizar o tom da pele, dando brilho à ela.

 

Benefícios da abóbora: rica em potássio

A abóbora moranga, tanto crua quanto refogada, tem uma grande quantidade de potássio. Esse mineral é importante para diversas funções no nosso organismo, como:

Ufa! São tantos os benefícios da abóbora moranga que agora fica difícil não ter vontade de incluí-la na sua alimentação, não é mesmo? Lembramos ainda que se você tem alguma doença, alergia ou sensibilidade, é importante que se consulte com um médico para ver se você pode comer abóbora.

Nossos textos não substituem acompanhamento médico e nutricional, por isso, sempre esteja em dia com seus exames de rotina. Isso garante bem-estar e saúde!

Se você gosta de temas como esse, explore o site do Que Bem que Faz e nutra-se de informação! Garantimos que existem diversos textos interessantes esperando por você.


Perguntas frequentes

  • Quais são os benefícios da abóbora?

    Os benefícios da abóbora são: melhora da saúde da visão, pele, cabelos e cardíaca, fortalece o sistema imunológico, reduz o risco de doenças cardiovasculares, e antioxidante.

  • O que é abóbora moranga?

    A abóbora moranga é um dos tipos de abóbora. Ela tem características mais próprias como sua casca laranja, presença de várias sementes, ser um pouco achatada e ter um tamanho consideravelmente maior.

  • Pode comer a semente de abóbora?

    Sim! Atualmente, uma das maiores discussões é sobre como evitar o desperdício das sementes de abóbora. Elas são muito ricas em nutrientes e podem nos ajudar tanto quanto a abóbora em si. Para melhorar seu sabor, basta tostar, assar ou cozinhar as sementes e temperá-las a gosto, assim é possível comer como petisco.

     

Fontes:

https://www.scielo.br/j/cta/a/RkfhMH5zWYS3fDprJKRXYYt/?format=pdf&lang=pt https://www.cfn.org.br/wp-content/uploads/2017/03/taco_4_edicao_ampliada_e_revisada.pdf https://www.healthline.com/nutrition/pumpkin#TOC_TITLE_HDR_8 https://ceagesp.gov.br/comunicacao/noticias/aproveite-todos-os-beneficios-da-abobora-moranga-o-produto-da-semana-19/

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas