Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Saúde do coração, ossos e pele são alguns dos benefícios da cebola

Legenda: 
Benefícios da cebola

As cebolas são, ao mesmo tempo, um vegetal popular e impopular. Popular por servir de base para a culinária de inúmeros países do Ocidente, sendo um elemento importante para refogar alimentos junto ao alho. Impopular por conta de seu sabor e pelo odor que ele pode deixar em seu hálito. Mas nada que uma boa escovação nos dentes e na língua não resolva, né?

Mais do que um tempero ou questões aromáticas, a cebola é um alimento rico em nutrientes e que merece um pouco mais do nosso amor. Integrante do gênero Allium, de plantas e flores que também incluem o já citado alho, o alho-poró e a cebolinha, a cebola tem propriedades medicinais que remontam a tempos muito antigos, sendo usado para tratar doenças no coração, inflamações diversas e até dor de cabeça.

A seguir, o Que bem que faz lista algumas das propriedades e benefícios da cebola, as vitaminas e minerais presentes neste vegetal e, claro, preparamos uma lista com maneiras criativas de acrescentar a cebola à sua rotina alimentar. Estão prontos?

Tipos de cebolas

Há dezenas de variedades de cebolas, com diversas cores e tamanhos, mas aqui listamos algumas das mais consumidas no Brasil:

Cebola pêra ou amarela: É o tipo mais comum, consumido pela maioria dos brasileiros. Sua casca é levemente dourada e traz um sabor mais ácido, recomendada para fazer refogados ou pratos fritos.

Cebola pérola: O tamanho dela é menor, também conhecida como mini cebola. Também pode aparecer em pratos refogados, mas pode ser consumida como aperitivos, em espetinhos ou com bebidas alcoólicas, por ser geralmente preservada em conserva.

Cebola branca: Essa aqui é bem semelhante à cebola amarela, mas com menor teor de acidez e a casca mais parecida com o seu interior, de cor branca. Por ter menos ácido, seu sabor é mais suave e serve para fazer pratos com base em cebola sem o sabor e o aroma mais acentuado que é associado ao vegetal.

Cebola roxa: A casca roxa e avermelhada chama a atenção, assim como seu interior, que também possui a mesma coloração. Seu sabor mais adocicado e menos ácido faz com que ela seja mais consumida em seu estado puro, em saladas e sanduíches. Nos últimos anos, passou a se tornar mais popular no Brasil.

Cebola doces (ou vidalia): Sua composição possui mais água que outras variedades de cebola, por isso ela é indicada em pratos fritos. Seu sabor é mais adocicado e o formato mais achatado.

Outro tipo de cebola que anda aparecendo em algumas receitas é a chalota. Elas são mais raras de achar no Brasil e, por ter uma acidez muito baixa e se desmanchar com facilidade, serve para fazer receitas muito específicas.

 

Propriedades nutricionais da cebola

As cebolas têm bastante nutrientes, o que significa que são baixas em calorias, mas ricas em vitaminas e minerais. De acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (Taco), uma cebola média contém apenas 39,4 calorias, mas com uma presença forte de algumas vitaminas e minerais importantes, a destacar a vitamina C (4,7 mg, cerca de 10% do consumo diário recomendado), responsável por regular nossa saúde imunológica, produção de colágeno, reparação de tecidos e absorção de ferro.

As cebolas também são ricas em vitaminas do complexo B, incluindo folato (B9) e piridoxina (B6), que desempenham papéis fundamentais no metabolismo, produção de glóbulos vermelhos e função nervosa. Por fim, são uma boa fonte de potássio, um mineral que falta a muitas pessoas e que é essencial para regular a função celular, a regulação dos neurotransmissores, função renal e contração muscular.

 

Benefícios da cebola para nossa saúde

Agora que sabemos quais vitaminas e minerais presentes na cebola, vamos aos benefícios que ele pode trazer para nosso organismo.

Pode beneficiar a saúde do coração

As cebolas contêm antioxidantes e compostos que combatem a inflamação, diminuem os triglicerídeos e reduzem os níveis de colesterol, elementos que contribuem para reduzir doenças relacionadas ao coração. Suas potentes propriedades anti-inflamatórias também podem ajudar a reduzir a pressão alta e proteger contra coágulos sanguíneos.

A quercetina é um antioxidante flavonóide altamente concentrado nas cebolas. Como é um potente anti-inflamatório, pode ajudar a diminuir os fatores de risco de doenças cardíacas, como pressão alta.

Carregado com antioxidantes

Antioxidantes são compostos que inibem a oxidação, um processo que leva a danos celulares e contribui para doenças como câncer, diabetes e doenças cardíacas. As cebolas são uma excelente fonte de antioxidantes. Na verdade, eles contêm mais de 25 variedades diferentes de antioxidantes chamados flavonóides. As cebolas vermelhas, em particular, contêm antocianinas, que dão às cebolas roxas essa cor marcante. As antocianinas também podem proteger nosso corpo de certos tipos de câncer e diabetes.

Pode ajudar a evitar câncer

Comer vegetais do gênero Allium, como alho e cebola, tem sido associado a um menor risco de certos tipos de câncer, incluindo estômago e colorretal. Essas propriedades de combate ao câncer têm sido associadas aos compostos de enxofre e antioxidantes flavonóides encontrados na cebola. Eles podem contribuir na prevenção ao câncer de ovário e pulmão. As cebolas também contêm fisetina e quercetina, flavonóides que também podem inibir o desenvolvimento de cânceres.

Ajudar a controlar o açúcar no sangue

Comer cebolas pode ajudar a controlar o açúcar no sangue, o que é especialmente significativo para pessoas com diabetes ou pré-diabetes. Compostos específicos encontrados em cebolas, como compostos de quercetina e enxofre, possuem efeitos antidiabéticos, agindo em células do intestino delgado, pâncreas, músculo esquelético, tecido adiposo e fígado para controlar a regulação do açúcar no sangue em todo o corpo.

Pode aumentar a densidade óssea

Embora o leite e seus derivados recebam grande parte do crédito por melhorar a saúde óssea, há outros alimentos que também cumprem essa função e a cebola é um deles. O suco da cebola pode melhorar a densidade mineral óssea e a atividade antioxidante. Acredita-se que as cebolas ajudam a reduzir o estresse oxidativo, aumentam os níveis de antioxidantes e diminuem a perda óssea, o que pode prevenir a osteoporose e aumentar a densidade óssea.

Melhora a saúde digestiva

As cebolas são uma rica fonte de fibras e prebióticos, que são necessários para a saúde intestinal ideal. Os prebióticos são tipos de fibra não digerível que são decompostos por bactérias intestinais benéficas. As bactérias intestinais se alimentam de prebióticos e criam ácidos graxos de cadeia curta – incluindo acetato, propionato e butirato. Esses ácidos graxos de cadeia curta fortalecem a saúde intestinal, aumentam a imunidade, reduzem a inflamação e melhoram a digestão.

Além disso, consumir alimentos ricos em prebióticos ajuda a aumentar os probióticos, como cepas de Lactobacillus e bifidobactérias, que beneficiam a saúde digestiva. As cebolas são particularmente ricas em prebióticos que ajudam a aumentar o número de bactérias amigáveis em seu intestino e melhorar a função imunológica.

 

Receitas com cebola

Agora que você sabe os principais benefícios da cebola ao nosso organismo, vamos entender como podemos inseri-la na rotina alimentar. É bom comê-la in natura em saladas, mas também há como incluí-la em receitas diversas.

1. Pão de Cebola com Aveia e Ervas

Ingredientes

Modo de preparo

1. Em um liquidificador, bata a cebola, os ovos, o azeite, o fermento biológico e o sal.
2. Transfira a mistura para um recipiente e junte a Aveia NESTLÉ e a milharina, misturando bem.
3. Acrescente a linhaça, as ervas e despeje a massa em uma forma de bolo inglês (9 cm x 17 cm x 7 cm) untada com azeite.
4. Leve ao forno médio (180°C), preaquecido, por cerca de 30 minutos ou até dourar. Sirva.

2. Sopa de Cebola Gratinada

Ingredientes

Modo de preparo

1. Em uma panela, aqueça a manteiga e junte a cebola, o açúcar e refogue, mexendo sempre, até ficar bem dourada.
2. Dissolva a MAGGI Sopa em 2 litros de água fria e despeje sobre as cebolas.
3. Abaixe o fogo assim que ferver e cozinhe por cerca de 15 minutos.
4. Despeje a Sopa em cumbucas refratárias, coloque os pedaços de pão e os queijos misturados.
5. Leve ao forno alto (220°C), preaquecido, para gratinar.
6. Sirva a seguir.

3. Pastel de Cebola

Ingredientes

Massa

Recheio

Modo de preparo

Massa

1. Em um recipiente, misture a farinha de trigo com o Leite NINHO, a manteiga, o ovo, o fermento em pó e 2 colheres (sopa) de NESTLÉ Creme de Leite, até obter uma massa homogênea, mas que gruda levemente nas mãos.
2. Cubra com plástico-filme e deixe descansar por cerca de 30 minutos.
3. Sobre uma superfície limpa levemente enfarinhada, abra a massa com o auxílio de um rolo de macarrão, formando um retângulo com 5 mm de espessura.
4. Corte em quadrados de 10 x 10 cm. Reserve.

Recheio

5. Em uma panela, aqueça a manteiga e doure a cebola, até murchar. Reserve.
6. Em um recipiente, misture o restante do NESTLÉ Creme de Leite com a MAGGI Sopa, acrescente a cebola refogada e misture bem.
7. Recheie os quadrados de massa com este creme, feche e aperte as bordas com a ponta de um garfo.
8. Pincele com a gema e polvilhe com o queijo parmesão e o orégano. Coloque os pastéis em uma assadeira untada com manteiga.
9. Leve ao forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 30 minutos ou até dourar. Sirva.

4. Gratinado de Batatas e Cebola

Ingredientes

Modo de preparo

1. Em uma panela, cozinhe as rodelas de batata em água e sal por cerca de 20 minutos ou até ficarem macias.
2. Escorra a água e reserve.
3. Em uma frigideira grande, aqueça a manteiga e doure o açúcar.
4. Junte a cebola e mexa até dourar. Reserve.
5. Em um recipiente, misture o NESTLÉ Creme de Leite com o MAGGI Natusabor. Reserve.
6. Distribua metade das batatas em um refratário quadrado (22 cm x 22 cm) untado com azeite.
7. Cubra com metade do NESTLÉ Creme de Leite, faça uma camada com as cebolas douradas e outra com o queijo prato.
8. Coloque o restante das batatas e finalize com o NESTLÉ Creme de Leite. Polvilhe o queijo parmesão ralado e leve ao forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 30 minutos ou até dourar. Sirva a seguir.

5. Fritada de Batata e Cebola

Ingredientes

Modo de preparo

1. Descasque as batatas e rale em ralo grosso. Enxague-as bem e deixe escorrer. Corte a cebola em tirinhas.
2. Em uma frigideira grande, aqueça o azeite, junte as batatas e a cebola. Adicione o MAGGI Caldo esfarelado e a água.
3. Abaixe o fogo e misture delicadamente até as batatas ficarem macias e a cebola, dourada.
4. Bata bem os ovos, misture a salsa e despeje na frigideira. Quando as bordas estiverem douradas, levante-as e vire a fritada cuidadosamente.
5. Assim que o outro lado estiver dourado, retire do fogo e sirva a seguir.

6. Cebola Recheada

Ingredientes

Modo de preparo

1. Corte as extremidades das cebolas e retire a parte central, formando 6 copinhos.
2. Pique a parte central retirada, em cubos bem pequenos, e reserve.
3. Em um recipiente misture a carne moída, o cheiro-verde, a cebola picada reservada, o MAGGI MEU SEGREDO, a farinha de rosca e a pimenta-do-reino formando uma mistura homogênea.
4. Coloque os copinhos de cebola em uma assadeira e preencha com metade da carne.
5. Distribua os cubos de mussarela, e complete com o restante da carne.
6. Cubra cada cebola com uma fatia pequena de bacon e leve para assar em forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 40 minutos ou até que a cebola esteja macia e o bacon dourado. Sirva a seguir.

7. Farofa com Cebola Dourada

Ingredientes

Modo de preparo

1. Em uma panela aqueça a manteiga, junte a cebola e o açúcar e deixe refogar lentamente até que a cebola esteja macia e dourada.
2. Junte os tomates, refogue rapidamente, acrescente o orégano, a farinha de milho, as azeitonas e o MAGGI FONDOR e mexa bem, formando uma farofa úmida.
3. Acrescente o cheiro-verde e sirva quente ou fria.

8. Sopa de Cebola com Aveia Flocos

Ingredientes

Modo de preparo

1. Em uma panela, adicione a manteiga e refogue a cebola, até murchar.
2. Acrescente o alho, o orégano e a farinha, mexendo sem parar, até dourar levemente.
3. Junte o MAGGI Caldo dissolvido em 1 litro de água fervente. Deixe ferver por cerca de 10 minutos.
4. Em seguida, junte o Leite MOLICO, a Aveia NESTLÉ, a pimenta-do-reino, e deixe ferver por mais 5 minutos.
5. Sirva decorado com a salsa e a cebolinha-verde picadas.

9. Frango com Minicebolas

Ingredientes

Modo de preparo

1. Em uma frigideira, aqueça o óleo e refogue a cebola e o alho.
2. Junte o frango, o MAGGI Caldo Pó e deixe dourar.
3. Acrescente as minicebolas e polvilhe a salsa. Sirva.

10. Cebola Crispy (Cebola Frita Crocante)

Ingredientes

Modo de preparo

1. Em um recipiente, misture a farinha de trigo com o sal.
2. Passe as fatias de cebola na mistura de farinha.
3. Em uma panela, aqueça o óleo e frite as cebolas em fogo médio. Quando estiver dourado, coloque-as sobre papel toalha para tirar o excesso de gordura e reserve-os em local aquecido. Sirva.

11. Farofa Natalina com Creme de Cebola

Ingredientes

Modo de preparo

1. Em uma frigideira grande, aqueça o óleo e refogue o bacon até dourar.
2. Acrescente a cebola e o alho e refogue bem. Acrescente os ovos e refogue, mexendo bem, até estarem cozidos.
3. Adicione o MAGGI Creme de Cebola, a farinha de rosca, o alho-poró, a salsa e a pimenta e misture bem. Sirva.

12. Fígado Acebolado Aperitivo

Ingredientes

Modo de preparo

1. Em um recipiente, misture o fígado com o MAGGI Gril, o suco de limão, a farinha de trigo e a pimenta-do-reino.
2. Em uma panela, aqueça metade do azeite e refogue o fígado temperado. Reserve em local aquecido.
3. Na mesma panela, aqueça o restante do azeite e refogue a cebola e as azeitonas.
4. Junte o fígado reservado e polvilhe a cebolinha. Sirva.

13. Dip de Cebola, Limão e Ervas

Ingredientes

Modo de preparo

1. Em um recipiente, misture todos os ingredientes. Sirva.

14. Tortinha com Creme de Cebola e Shimeji no Tarê

Ingredientes

Massa

Recheio

Modo de preparo

Massa

1. Em um recipiente misture o Biscoito NESFIT com manteiga e o Leite NINHO até formar uma massa úmida.
2. Forre o fundo e as laterais de forminhas para empada (6 cm de diâmetro) ou forminhas médias tipo barquinhas e leve para assar em forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 10 minutos.
3. Espere amornar e desenforme com cuidado. Reserve.

Recheio

4. Limpe e separe as hastes do shimeji.
5. Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola e o shimeji. Reserve.
6. Em um recipiente, misture o MAGGI Creme de Cebola com o Requeijão NESTLÉ e o Leite MOLICO e cubra as massas reservadas.
7. Acomode o shimeji refogado, coloque o molho tarê e o gergelim. Sirva.

15. Frango ao Creme de Cebola

Ingredientes

Modo de preparo

1. Em uma panela de pressão, dissolva o MAGGI Creme em 1 litro de água.
2. Coloque os peitos de frango, tampe e cozinhe por 30 minutos, após iniciar a fervura.
3. Espere sair a pressão, abra a panela cuidadosamente, retire o frango, desfie e retorne ao caldo que sobrou do cozimento.
4. Acrescente o NESTLÉ Creme de Leite e a salsa e misture bem.
5. Despeje em um recipiente refratário (20 x 30 cm), polvilhe o queijo parmesão e leve ao forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 20 minutos ou até gratinar. Sirva a seguir.

16. Biscoitinho de Cebola

Ingredientes

Modo de preparo

1. Em um recipiente, misture todos os ingredientes até obter uma massa homogênea.
2. Em uma superfície limpa e polvilhada com farinha de trigo, abra a massa com o auxílio de um rolo de macarrão.
3. Corte em tirinhas, com o auxílio de uma faca ou carretilha, e coloque em uma assadeira.
4. Leve ao forno médio-alto (200°C), preaquecido, por 30 minutos, ou até que estejam dourados e crocantes. Sirva.

17. Crocantes de Cebola

Ingredientes

Modo de preparo

1. Em um recipiente misture a Sopa de Cebola MAGGI com o fermento biológico e a farinha de trigo. Junte a água e misture bem.
2. Cubra e deixe descansar por cerca de 1 hora.
3. Em uma panela, aqueça o óleo para fritar. Com o auxílio de duas colheres (sopa), pingue porções de massa aos poucos no óleo quente. Depois de dourados, escorra sobre papel absorvente. Sirva a seguir.

18. Creme de Cebola com Lentilha

Ingredientes

Modo de preparo

1. Em um recipiente, coloque a lentilha, adicione o alho, a pimenta-do-reino, o louro e o MAGGI Creme de Cebola dissolvido em 1 litro de água fria.
2. Distribua a mistura em 8 recipientes refratários individuais, e leve-os para assar, dentro de uma assadeira, em forno médio (180°C), preaquecido, por cerca de 30 minutos.
3. Nos 10 minutos finais, misture o creme, coloque as fatias de bacon na mesma assadeira, ou em outra se não tiver espaço, e asse até que estejam crocantes. Retire a assadeira do forno.
4. Em um recipiente, quebre as fatias de bacon e sirva sobre o Creme, acompanhado das fatias de pão.

Gostou dessas dicas? Pois então vá até o site Receitas Nestlé e encontre muitas outras receitas saborosas. Tem de todos os tipos, sabores e níveis de habilidade, das mais fáceis até as mais elaboradas.


Perguntas Frequentes

  • Quais são os tipos de cebola mais comercializados no Brasil? Os tipos mais comuns são a cebola amarela (pêra), de sabor mais ácido, recomendada para fazer refogados ou pratos fritos; cebola pérola, que serve como aperitivo por ser vendida em conserva; a branca, com sabor mais suave e com casca esbranquiçada; roxa, que vem se popularizando por ser mais adocicada e menos ácida; e doces (ou vidalia), usada em pratos fritos por sua alta concentração de líquidos.

    Quais os principais nutrientes encontrados nas cebola? Rica em vitaminas e minerais e pouco calórica, a cebola é ideal para dietas, mas indicada a qualquer pessoa que queira ter uma alimentação saudável. É possível encontrar quantidades consideráveis de vitamina C (4,7 mg, cerca de 10% do consumo diário recomendado) e vitaminas do complexo B, incluindo folato (B9) e piridoxina (B6), que desempenham papéis fundamentais no metabolismo, produção de glóbulos vermelhos e função nervosa. Por fim, são uma boa fonte de potássio, um mineral que falta a muitas pessoas e que é essencial para regular a função celular, a regulação dos neurotransmissores, função renal e contração muscular.

  • Quais são os benefícios da cebola para nossa saúde? Cebolas podem ajudar a combater o surgimento de células cancerígenas no nosso corpo, além de possuir antioxidantes e compostos que combatem as doenças cardíacas como infarto e derrame. Este vegetal também ajuda a controlar o açúcar no sangue, sendo recomendada para pessoas com diabetes. Outra propriedade importante da cebola é ser responsável por contribuir no fortalecimento dos ossos. Por fim, os prebióticos presentes na cebola também ajudam a regular o funcionamento do estômago e do intestino.

     

Referências

https://www.healthline.com/nutrition/onion-benefits https://www.healthline.com/health/beauty-skin-care/how-onions-can-benefit-your-skin https://www.healthline.com/nutrition/how-to-store-onions https://www.healthline.com/health/onion-juice-on-hair https://www.healthline.com/health/why-do-onions-make-you-cry

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas