Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Conheça os benefícios da goiaba!

Legenda: 
Benefícios da goiaba

Muito rica em antioxidantes, vitamina C, fibras e potássio, a goiaba é uma fruta brasileira muito saudável e nutritiva, com diversos benefícios a oferecer. Vamos conhecer alguns deles?

 

Benefícios da goiaba: Ajuda na digestão

Uma ótima fonte de vitaminas e minerais, essa fruta de casca amarelada é rica em fibras. Contendo em média 12% da dose diária recomendada de fibras em uma única fruta, a goiaba pode ser uma boa escolha para aqueles que procuram melhorar a digestão. O fruto da goiaba auxilia nos movimentos do intestino e previne a constipação, enquanto que as folhas da goiaba possuem propriedades que protegem o intestino das bactérias ruins que causam o desarranjo intestinal, podendo reduzir a intensidade e a duração da diarréia.

 

Benefícios da goiaba: Alivia os sintomas da menstruação

Um benefício menos conhecido da goiaba é o fato de que ela pode ajudar a aliviar os sintomas da menstruação, como a cólica. De acordo com um estudo mexicano feito em 2006, mulheres que sofriam com cólicas intensas e ingeriam ao menos 6mg de extrato de goiaba por dia tiveram uma redução significativa nos níveis de dor. Em alguns casos, o extrato de goiaba foi até mais efetivo do que os analgésicos ingeridos ao aliviar as dores da menstruação! Surpreendente, não?

 

Benefícios da goiaba: Ajuda o sistema imune

Um dos benefícios da goiaba é o seu alto teor de vitamina C. Essa vitamina é super importante para prevenir doenças e manter seu sistema imunológico em dia, podendo reduzir a duração de resfriados e gripes e protegendo seu corpo contra bactérias e infecções. Além disso, uma única goiaba contém 126 mg de vitamina C – isto é, o dobro de vitamina você teria ao comer uma laranja.

 

Benefícios da goiaba: Faz bem para a pele

Como falamos acima, a goiaba é rica em vitamina C, que é uma das principais vitaminas antioxidantes. O que isso significa? Que as propriedades antioxidantes da goiaba podem prevenir o envelhecimento, rugas e o dano causado pelo sol. Além disso, um estudo feito pela Universidade de Petra, na Jordânia, mostrou que o extrato de goiaba, quando aplicado diretamente na pele, pode diminuir o aspecto da acne através de suas propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas.

 

Benefícios da goiaba: Receitas

Para deixar ainda mais claro quais são os benefícios da goiaba, é importante lembrar que ela é fácil de consumir. Por isso, o Que Bem Que Faz separou diversas receitas para você experimentar.

1. Creme de Goiaba: Misturando a textura suave do creme de goiabas vermelhas com a textura crocante do cereal matinal, essa receita é super indicada para um café da manhã docinho e refrescante.
2. Sorvete de Goiaba e Frutas: Ideal para os dias mais quentes, esse sorvete fácil de fazer leva goiaba, pêssego e figo. Rende 8 porções.
3. Delícia de Goiaba e Queijo Minas: Para os amantes de romeu e julieta, essa sobremesa que intercala o creme de queijo minas, o purê de goiaba e os biscoitos Nesfit é uma boa pedida.
4. Flan de Iogurte com Calda de Goiaba: Para comer com a família ou amigos, esse flan une o sabor refrescante do iogurte com o doce da goiaba.
5. Taça de Coco com Goiaba: Intercalando camadas de mousse de coco, um delicioso crumble de castanhas e fatias de goiaba, essa sobremesa agrada a todos os paladares.
6. Creme de Abacate com Ninho, Goiabada e Crocante de Castanhas Caramelizadas: Cremosa e saudável, essa receita leva abacate, castanhas e goiabada em sua composição.
7. Moça Rosada: Uma bebida saborosa que leva goiaba e leite Moça como ingredientes principais.
8. Bolo de Fubá com Goiabada: Esse bolo de fubá fofinho tem como diferencial os pedacinhos doces de goiabada.
9. Verrine de Goiabada e Biscoito Tostines: Uma verrine que intercala camadas de creme de ricota, calda de goiaba e uma farofa crocante, essa sobremesa é ideal para os amantes de doces.
10. Bolo de Rolo: Uma receita tradicional de Pernambuco, vai te conquistar.

Agora que você já conhece todos os benefícios da goiaba, que tal se arriscar na cozinha e experimentar essas deliciosas receitas? Afinal, além de ser deliciosa, ela irá ajudar na digestão, no sistema imunológico e ainda deixar sua pele mais bonita!


Perguntas frequentes

  • Qual a quantidade recomendada de goiaba?

    Uma goiaba por dia já oferece os nutrientes necessários para seu organismo.

  • Goiaba prende o intestino?

    Para que o intestino funcione bem, ele precisa tanto de fibras como estar bem hidratado. Portanto, a goiaba – que é uma fonte rica de fibras – só vai prender o intestino se você não estiver bem hidratado.

    Fontes:

    https://food.ndtv.com/health/15-amazing-guava-benefits-heart-healthy-weight-loss-friendly-and-more-1244242

    https://www.healthshots.com/healthy-eating/superfoods/7-health-benefits-of-guava-you-need-to-know-about/

    https://www.webmd.com/diet/health-benefits-guava#1

    https://www.medicalnewstoday.com/articles/324758

    https://www.healthifyme.com/blog/top-11-benefits-of-guava-nutritional-facts-healthy-recipes/

    https://www.healthline.com/nutrition/8-benefits-of-guavas

    https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/17112693/

    https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/15974479/

Fontes:

https://food.ndtv.com/health/15-amazing-guava-benefits-heart-healthy-weight-loss-friendly-and-more-1244242 https://www.healthshots.com/healthy-eating/superfoods/7-health-benefits-of-guava-you-need-to-know-about/ https://www.webmd.com/diet/health-benefits-guava#1 https://www.medicalnewstoday.com/articles/324758 https://www.healthifyme.com/blog/top-11-benefits-of-guava-nutritional-facts-healthy-recipes/ https://www.healthline.com/nutrition/8-benefits-of-guavas https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/17112693/ https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/15974479/

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas