Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Os benefícios da leitura para a saúde mental e o hábito de ler

Legenda: 
Benefícios da leitura

Começar a leitura de um livro pode ser um desafio para algumas pessoas, principalmente para quem não tem esse hábito. Mas você sabia que existem diversos benefícios da leitura para a saúde mental?

Nos dias de hoje, começamos a falar um pouco mais abertamente sobre saúde mental. Ter uma mente saudável também é cuidar da saúde, isso porque mesmo sendo uma coisa que não é física, “pegável”, a mente também traz consequências para o nosso corpo, como a pele, órgãos e outras estruturas.

Por incrível que pareça, nossos pensamentos podem causar diversas reações dentro - e até mesmo fora, como na pele - de nós. Um exemplo dos “efeitos” da ansiedade e estresse, é o aparecimento de alergias emocionais. Elas surgem depois de grande agitação, deixando a pele sensível, com manchas, coceiras e até mesmo partes mais elevadas.

Exercícios físicos, terapia, pintura e leitura são algumas das atividades que ajudam muito a nossa mente. Neste artigo, vamos falar sobre os benefícios da leitura para a saúde mental e como esse hábito pode te ajudar no dia a dia.

 

Hábito da leitura

Ler é um hábito que se desenvolve e que tomamos gosto ao longo da vida. A leitura de livros, seja de romance, suspense, ação, ficção científica, ajuda principalmente para o nosso conhecimento.

Aprender com um livro é inevitável. Podemos descobrir uma nova informação importante, uma ideia que nos aproximamos, uma palavra nova, não importa. O que importa é aprender coisas novas e exercitar nosso cérebro. Os livros são a academia para a nossa mente, ativando diversas áreas cerebrais.

Por mais estranho que pareça, nós precisamos exercitar nosso cérebro. Sim! Exercitar nosso cérebro significa fazer a manutenção das suas funções, como memória, concentração, compreensão e tantas outras ações.

Se você está querendo começar a ter o hábito de ler, vá aos poucos. Comece com um livro não tão grande e que tenha um tema que te agrade bastante, isso vai fazer com que você sinta vontade de ler.

Invista em um formato que você goste! Você pode preferir ler livros virtuais ao invés de livros físicos, e tudo bem, o mais importante é que você se sinta confortável lendo.

Mas por que ler? Quais os benefícios da leitura para a saúde mental?

 

Benefícios da leitura para a saúde mental

Estimula o cérebro

Como dissemos antes, um dos benefícios da leitura para a saúde mental é a estimulação do cérebro. Ela garante essa manutenção das nossas funções por exercitar a nossa imaginação, aprendizagem e mentalização. Por isso, ler pode ser um ótimo entretenimento e, ao mesmo tempo, um ótimo exercício para manter o nosso cérebro a todo vapor.

Redução do estresse

Mesmo que a leitura estimule o nosso cérebro, ela ajuda a nos desestressar. Ler pode diminuir até 68% do estresse, desacelerando os batimentos cardíacos e aliviando a tensão dos músculos. Então, se está passando por dias estressantes, tire um tempo para você e leia um livro que goste, isso pode fazer com que você relaxe bastante e esqueça um pouco das situações chatas do dia a dia.

Por ter essa ação desestressante, ler antes algumas horas antes de dormir pode ser uma boa. Assim você começa um tipo de processo de relaxamento, já se preparando para pegar no sono.

Prevenção de doenças

Um dos mais impressionantes benefícios da leitura para a saúde mental é a ação de prevenir doenças neurodegenerativas. As doenças neurodegenerativas ainda não têm cura e podem afetar pessoas de qualquer idade. Elas são causadas pela degeneração e/ou morte dos neurônios, mas esse acontecimento ainda não tem razão definida pelos médicos.

Naturalmente, a idade avançada torna nosso corpo menos capaz de criar novas células do sistema nervoso (neurônio). Mas essas doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer e Parkinson, fazem com que esse processo de degeneração e morte de neurônios seja mais rápida.

Exatamente por serem doenças sem cura, prevenir o surgimento delas é o nosso melhor remédio. E nesse sentido, a leitura pode ser uma imensa aliada.

Ler aumenta nossas conexões neurais - conexão entre os neurônios - e isso ajuda no melhoramento do funcionamento do cérebro, “atrasando” os sintomas de doenças como demência e Alzheimer e prevenindo doenças.

Empatia e compreensão

Os benefícios da leitura para a saúde mental servem até mesmo para as crianças. Quando oferecemos um livro (que seja adequado para a idade) para as crianças, elas passam a sentir mais empatia e a compreender melhor o outro.

Isso acontece porque nós sentimos como se estivéssemos vivendo as mesmas coisas que lemos e até mesmo nos identificamos com alguns personagens. Ao ler, as crianças passam a entender melhor o outro por causa da vivência desses personagens, ajudando elas a desenvolverem solidariedade.

Habilidades

Ler alguma coisa significa aprender, isso porque nunca sabemos 100% o que vai estar escrito em um livro mesmo que já saibamos muito sobre o tema. Um dos benefícios da leitura para a saúde mental é o desenvolvimento de habilidades específicas como:

Melhorar a escrita;

Aumentar nosso vocabulário;

Ajudar na criatividade;

Ajudar na reflexão sobre alguns assuntos;

Entre outros.

A leitura pode ajudar no nosso raciocínio lógico e na formação de um senso crítico, ou seja, nossa capacidade de refletir sobre algo e desenvolver nossa própria opinião sobre algo.

Mas quanto tenho que ler? Existe um tempo certo?

 

Quantidade de leitura

Não existe uma quantidade de horas específica por dia ou alguma coisa do tipo. Você pode ler o quanto quiser e nos momentos que puder, desde que a leitura seja uma coisa mais ou menos frequente.

Exemplo: você trabalha por muitas horas e só pode ler por 20 minutos. Não tem problema. Ler por 20 minutos, 1 hora ou mais vai exercitar seu cérebro e trazer os benefícios da leitura para a saúde mental da mesma forma, o importante é manter o hábito de ler.

Se você gosta de ler, explore o site do Que Bem que Faz e acompanhe nossos textos sobre alimentação e saúde. Garantimos que você vai exercitar muito bem o seu cérebro e se nutrir de informações valiosas!


Perguntas frequentes

  • Quais são os benefícios da leitura para a saúde mental?

    Resumidamente, os benefícios da leitura para a saúde mental são:

    Estimulação do cérebro;

    Redução do estresse;

    Prevenção de doenças;

    Criação/aumento de empatia e compreensão;

    Estimulação de habilidades específicas.

  • Ler faz ficar inteligente?

    O hábito de ler nos ajuda a conhecer melhor sobre alguns assuntos, descobrir coisas novas, saber de palavras diferentes e até mesmo pode desenvolver a nossa capacidade de raciocínio. Isso, de certa forma, nos faz mais inteligentes.

  • Quanto tempo eu tenho que ler?

    Você pode ler quanto tempo tiver disponível no dia ou na semana, o importante é conseguir ler, compreender e lembrar das informações que leu. Se você tem apenas 20 minutos disponíveis para ler, leia! Você não precisa ler por 1 hora ou mais para ter os benefícios da leitura.

Fontes:

https://www.pucrs.br/blog/habito-de-leitura/#:~:text=%E2%80%9CO%20h%C3%A1bito%20de%20leitura%20tem,exerc%C3%ADcio'%20para%20o%20c%C3%A9rebro%20humano. https://www.policiacivil.go.gov.br/ultimo-segundo/beneficios-da-leitura-para-saude-mental.html https://content.gulbenkian.pt/wp-content/uploads/sites/16/2018/04/24100926/Dossie_2015_Neurodegenerativas.pdf

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas