Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Déficit Calórico: mulher feliz comendo

Déficit calórico explicado: o que é e para o que serve

Compartilhar
Legenda: 
Déficit Calórico: mulher feliz comendo
Atualizado em  novembro 2023

A palavra déficit significa a “falta de algo” – a ausência de algo necessário. Ou seja, quando a gente fala de déficit calórico, estamos falando de uma alimentação que contenha menos calorias do que você gasta: você come uma quantidade de calorias menor do que seu corpo necessita para fazer as tarefas diárias.

De modo geral, a necessidade estimada para um adulto saudável é de 1.600 e 3.000 calorias por dia – mas isso pode variar muito de acordo com o estilo de vida e condições particulares de cada um, pois a quantidade de calorias que você deve ingerir depende dos seus objetivos (querer hipertrofia muscular intensa ou não, ter energia para algo específico), dos seus hábitos (quantas vezes você se exercita, qual a intensidade do exercício) e da existência de alguma condição de saúde.

Mas você sabe qual a função do déficit calórico? Fica aí que a gente explica tudo o que você precisa saber sobre o déficit calórico, para sanar todas as suas possíveis dúvidas!

 

O que são as calorias?

As calorias são a quantidade de energia presente em um alimento, ou seja, a quantidade de energia que um alimento pode oferecer para as nossas células e nosso corpo. Temos uma quantidade basal de calorias necessárias para manter o nosso corpo funcionando diariamente. Se nossa alimentação conter esse número, não estocamos nem perdemos calorias, apenas mantemos.

Quando falamos de um déficit calórico, estamos nos referindo a um processo de gasto maior do que o de consumo de calorias. Isso promove uma perda de calorias estocadas em forma gordura, já que o corpo, ao não receber da alimentação a quantidade de energia que precisa, busca suprir essa falta através da sua reserva energética.

Os exercícios físicos são os maiores responsáveis pelo gasto calórico – mas não são os únicos responsáveis pelo consumo de energia. Os gastos calóricos são, resumidamente, esses três:

Por aí, conseguimos ver a importância de manter uma quantidade de calorias adequada, já que elas são o nosso combustível para tudo que fazemos ao longo do dia - incluindo nossas ações metabólicas, funcionamento pleno nos órgãos e ações vitais.

 

Déficit calórico explicado

Atletas que precisam reduzir a quantidade de gordura corporal, ou pessoas que buscam emagrecer, recorrem frequentemente ao déficit calórico. Às vezes, nem é preciso alterar a alimentação para se ter o déficit calórico, basta aumentar a quantidade de calorias gastas em exercícios físicos – assim, você aumenta a demanda de energia enquanto mantém a quantidade de calorias consumidas.

Contudo, assim como qualquer dieta diferente ou plano para emagrecimento, ganho de massa magra (músculos) ou qualquer outro objetivo, é preciso de um acompanhamento nutricional para garantir a segurança do processo até atingir a sua meta.

Como vimos, o consumo de calorias é necessário para a vida, então é muito importante ter responsabilidade na hora de mexer na quantidade de calorias que você consome. Um déficit calórico muito intenso pode trazer malefícios para a sua saúde, como cansaço, fraqueza, tonturas, prejuízos à estrutura óssea e muscular, entre outros.

O déficit calórico não assistido por um profissional ainda pode dificultar que você atinja seu objetivo, seja a hipertrofia muscular ou outros. Isso porque, ao comer menos calorias do que você gasta, seu corpo pode passar a buscar energia nos seus músculos – o que leva a uma inversão: ao invés de construir novas fibras musculares, você perde massa muscular.

Então, se pretende iniciar o processo de déficit calórico, converse com o seu nutricionista e veja como encaixar essa prática no seu perfil.

E aí? Gostou desse texto sobre déficit calórico? Se sim, acompanhe mais do nosso conteúdo no Que Bem que Faz e nutra-se de informações!


Perguntas frequentes

  • Quantas calorias um adulto saudável precisa por dia?

    A estimativa é de que um adulto saudável consuma entre 1.600 e 3.000 calorias por dia – mas isso é muito relativo, já que cada pessoa tem uma rotina específica de gasto energético.

  • Déficit calórico emagrece?

    Sim. Ao consumir menos calorias do que o seu corpo gasta, você passa a usar a energia estocada no seu corpo, normalmente na forma de gordura corporal. Ao realizar esse gasto da sua reserva energética, você emagrece. Contudo, esse processo deve ser assistido por um nutricionista, para que não traga nenhum malefício para a sua saúde.

Fontes:

https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-nutricionais/considera%C3%A7%C3%B5es-gerais-sobre-a-nutri%C3%A7%C3%A3o/calorias https://www.healthline.com/nutrition/calorie-deficit#calorie-needs

O QbemQfaz é um portal de conteúdos sobre saúde, nutrição, bem-estar e alimentação saudável da Nestlé. Os conteúdos desse site têm caráter informativo e não substituem o aconselhamento e acompanhamento médico, nutricional e de outros profissionais de saúde.