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Hibisco: Benefícios e Receitas

Legenda: 
Hibisco

“Às quartas usamos rosa”, mas que tal apostar no vermelho-vivo do chá de hibisco todos os dias? O hibisco é uma planta originária dos continentes africano e asiático pertencente à família Malvacae, grupo botânico que inclui mais de 765 espécies. Por ser uma planta que se adapta bem ao clima quente, o hibisco se difundiu facilmente nas regiões tropicais do globo, como na América Latina. De grande porte, o arbusto de caule lenhoso e flores coloridas chama atenção pela suntuosidade e beleza. Mas esse não é o único motivo que faz com que o hibisco seja tema desse artigo, pois o chá feito a partir do cálice da planta apresenta diversas propriedades benéficas à saúde. Por isso, no artigo de hoje, nós vamos falar um pouco mais sobre o hibiscus sabdariffa, a espécie comestível do hibisco, para que você conheça mais sobre essa planta maravilhosa e entenda como ela pode te ajudar a melhorar a sua saúde!

 

Quais os benefícios do hibisco?

O hibisco comestível (hibiscus sabdariffa) pode ser aproveitado quase em sua totalidade. As folhas, o caule, as sementes e os cálices são utilizados em diversas receitas e preparos mundo afora. Aqui no Brasil, o hibisco é utilizado como ingrediente em muitos preparos e receitas – como no tradicional prato maranhense Cuxá. Mas a forma mais popular de consumo dessa planta entre os brasileiros é em drinks e chás. E a fama não vem à toa, pois o hibisco possui propriedades e substâncias muito benéficas à saúde!

1. Ajuda a aliviar cólicas menstruais

Um dos grandes mitos que rondam o chá de hibisco é de que a bebida não pode ser consumida por mulheres durante o período menstrual. Na verdade, estudos indicam que o chá de hibisco não só pode ser consumido durante a menstruação, como também auxilia a diminuir as contrações do útero, aliviando as tão temidas cólicas menstruais. A bebida ainda auxilia na TPM (tensão pré-menstrual), pois age diretamente no humor, aliviando a ansiedade e a sensação de irritabilidade.

2. Auxilia no controle da pressão alta

Pesquisas indicaram que as propriedades presentes no chá de hibisco podem ajudar a controlar a pressão arterial. Isso ocorre porque a substância que dá a coloração vermelha às folhas da planta, a antocianina, é rica em compostos antioxidantes e anti-hipertensivos, que ajudam a manter a pressão sanguínea sob controle. Justamente por isso, o chá de hibisco não é recomendado para pessoas com hipotensão (pressão baixa), pois pode agravar os sintomas.

3. Combate inchaços e inflamações

O chá de hibisco possui compostos diuréticos capazes de auxiliar no combate ao acúmulo de líquidos no organismo. Isso ocorre porque o hibisco estimula o funcionamento dos rins, aumentando o fluxo urinário. Nesse processo, o organismo elimina toxinas e substâncias que favorecem o aparecimento de inchaços e inflamações.

4. Estimula o funcionamento da flora-intestinal

Para quem sofre de prisão de ventre, o chá de hibisco pode ser um grande aliado. A bebida possui substâncias que ajudam no funcionamento do intestino, fazendo com que as idas ao banheiro sejam mais frequentes. Isso ocorre porque o hibisco é rico em mucilagem, substância que ajuda a hidratar o bolo fecal, de modo que ele seja expelido com mais facilidade.

5. Acelera o metabolismo

O hibisco pode ser uma ótima alternativa de bebida para quem busca resultados melhores na academia. Isso porque, ao ser consumida, a planta aumenta a temperatura corporal, fazendo com que o metabolismo trabalhe com mais força e, consequentemente, aumente o gasto energético, o que potencializa a queima de gordura.

6. Ajuda a controlar o colesterol

Um estudo realizado com portadores de diabetes tipo 2 constatou que o consumo regular do chá de hibisco pode fazer com que os níveis de colesterol “ruim” (LDL) e triglicérides diminuam significativamente. A pesquisa também apontou que os pacientes que estavam tomando o chá de hibisco regularmente apresentaram um aumento considerável no nível de colesterol “bom” (HDL).

7. Melhora a qualidade do sono

Ao contrário do que pensam muitas pessoas, o chá de hibisco não prejudica o sono. Muito pelo contrário! Ele é um poderoso sedativo natural, que ajuda a induzir o sono com mais facilidade. A bebida também é recomendada para pessoas com sintomas de estresse e ansiedade, pois ela estimula a liberação de dopamina e serotonina no cérebro, substâncias ligadas à sensação de felicidade e de bem-estar.

8. Previne o envelhecimento precoce

O chá de hibisco é rico em substâncias antioxidantes. O principal elemento que dá cor ao hibisco, a antocianina, ajuda a reduzir o processo de oxidação da pele. Ou seja, ela ajuda a inibir a ação dos radicais livres, contribuindo para a conservação da pele sempre bonita e hidratada.

9. Contribui para a saúde do fígado

O fígado é o grande responsável pela limpeza no corpo humano. É ele que armazena a gordura dos alimentos, produz o colesterol e filtra o sangue, eliminando assim as toxinas prejudiciais ao organismo. O chá de hibisco estimula a produção das enzimas que agem na limpeza feita pelo fígado, diminuindo os danos sofridos pelo órgão. Mas é preciso ter cuidado! Exagerar no chá de hibisco pode ter um efeito contrário, sobrecarregando o fígado. Para um consumo seguro e saudável, o ideal é consumir cerca de 200ml da bebida por dia.

10. Ajuda a curar a ressaca

Um dos benefícios menos conhecidos do hibisco é sua ação contra os efeitos da ressaca. Depois de uma noite de festa, tomar uma xícara de chá de hibisco no dia seguinte pode ajudar a aliviar os sintomas da embriaguez – pois a bebida age diretamente no fígado, auxiliando no processo de desintoxicação do organismo.

 

Como consumir o hibisco?

Para te ajudar a inserir o hibisco na sua rotina diária de alimentação, nós preparamos uma lista com algumas sugestões de deliciosas receitas com hibisco. Conheça-as abaixo:

Chá de Hibisco e Maçã com Zero-Cal: não poderíamos iniciar essa lista por outra receita! O chá de hibisco é um clássico e pode ser apreciado puro ou acompanhado de incrementos, como no caso dessa receita com maçã. A maçã traz uma doçura especial, que harmoniza muito bem com o azedinho do hibisco.

Chá de Hibisco com FiberMais Laranja: dessa vez, as folhas desidratadas de hibisco vêm acompanhadas de todo o sabor e nutrição da canela, da maçã e do FiberMais Laranja. Fica uma delícia e é muito fácil de fazer.

Chá de Hibisco com Tangerina e Canela: se você gosta de sentir o sabor azedo mais predominante, essa versão do chá de hibisco vem acompanhada do suco e das raspas de tangerina. Para incrementar o sabor, a canela em pau é adicionada à receita.

Refresco com Xarope de Hibisco e Frutas Cítricas: para quem prefere uma bebida mais refrescante, essa receita com hibisco pode ser uma boa pedida! Ela é feita com água com gás, xarope de hibisco, rodelas de limão e laranja e folhas de hortelã.

Suchá de Hibisco com Morango: feito com Suchá de hibisco com morango, essa bebida é servida fria, acompanhada de morangos picados, suco de limão e folhas de hortelã.

Iogurte com Açaí: se você gosta de açaí, uma boa alternativa para inserir o hibisco na sua dieta é consumi-lo na versão iogurte, acompanhado de açaí, banana e aveia.

Sobremesa Gelada com Iogurte Nesfit: nessa receita, o iogurte de frutas vermelhas, hibisco e aveia é acompanhado de banana picada e mel. É uma ótima alternativa de lanche pós ou pré-treino.

Frozen de Iogurte e Banana: para os dias de calor, nada melhor que essa receita de frozen de iogurte de hibisco batido com banana. É uma delícia!

Bebida Junina: essa bebida traz uma releitura do tradicional Quentão em uma receita deliciosa com folhas de hibisco, canela, cravo, cardamomo, laranja e maçã.

G&T Wild: feita com água tônica, gin (opcional), hibisco, laranja e xarope de violeta, essa bebida é uma ótima alternativa de drink para o encontro com os amigos.

 

Como cultivar o hibisco em casa?

Para quem gosta de utilizar as folhas frescas de hibisco, nada melhor que cultivar a planta! Por isso, não deixe de conferir o passo a passo para ter hibisco sempre que quiser e sem precisar sair de casa.

Escolha um lugar arejado e com luminosidade

Como já vimos, o hibisco gosta de regiões tropicais. Por isso, na hora de cultivar a sua plantinha, certifique-se de ter um local arejado e com muita luz, para que ela cresça com saúde.

Prepare o solo para o plantio

Se for plantar no chão ou em algum vaso, a terra deve estar bem drenada e alimentada com adubo orgânico. Caso não tenha as sementes, você pode retirar um galho verde de uma planta adulta e colocá-lo direto no solo ou no vaso. Se você for plantar no vaso, lembre-se de podar a planta com frequência, pois o hibisco se desenvolve rapidamente.

Lembre-se de irrigar o hibisco na medida certa

Por ser uma planta tropical, o hibisco não precisa de tanta água. Isso quer dizer que o solo precisa ser regado e estar constantemente úmido, mas não encharcado.

Após esses passos, é só esperar a sua mudinha de hibisco se desenvolver e aproveitar todos os benefícios que essa planta maravilhosa pode oferecer!

Se você gostou dessas dicas e quer estar sempre por dentro de tudo que tem a ver com saúde e bem-estar, não deixe de acompanhar as publicações aqui no Que Bem Que Faz!


Perguntas Frequentes

  • Pode tomar chá de hibisco todos os dias?

    Sim! O chá de hibisco pode ser consumido diariamente. Só é preciso ter cuidado para não exagerar na quantidade de xícaras, pois a bebida é vasodilatadora, o que pode levar à baixa de pressão, provocando a sensação de tontura e de mal-estar.

    Chá de hibisco tem cafeína?

    Não, o chá de hibisco é livre de cafeína. Por esse motivo, você pode tomar uma xícara da bebida antes de dormir sem medo de ter dificuldade para pegar no sono.

    Grávidas podem tomar chá de hibisco?

    O chá de hibisco, assim como o chá de boldo e o chá verde, não é recomendado para gestantes, pois pode provocar complicações durante a gestação.

     

Fontes

https://www.webmd.com/diet/hibiscus-tea-is-it-good-for-you#:~:text=It%20can%20help%20boost%20your,other%20antioxidants%2C%20such%20as%20anthocyanins. http://sites.riogrande.ifrs.edu.br/botanicanoifrs/hibisco https://portal.unisepe.com.br/unifia/wp-content/uploads/sites/10001/2018/06/11hibisco_emagrecimento.pdf https://www.ppmac.org/content/hibisco

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas