O que deve aparecer no rótulo dos alimentos

Legenda: 
O que deve aparecer no rótulo dos alimentos

Os rótulos são uma parte muito importante na hora de escolher e consumir algum alimento. São neles que estão todas as informações que você precisa saber sobre o que tem dentro da embalagem – como sódio, gorduras, carboidratos, proteínas e fibras, e muitas outras informações.

Mas você sabia que existem informações que devem aparecer nos rótulos obrigatoriamente? Neste artigo vamos te contar o que deve aparecer no rótulo de alimentos e o que um produto regulamentado por lei deve ter descrito na embalagem.

 

O que deve aparecer no rótulo de alimentos?

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é o órgão responsável por regular os rótulos de alimentos com o fim de garantir a qualidade do produto para o cliente. As informações presentes no rótulo devem ser claras, já que são um meio de comunicação entre o produtor e o consumidor.

As informações obrigatórias são:

Rotulagem nutricional

A Tabela de Informação Nutricional faz parte da rotulagem de alimentos e é obrigatória também. Dentro dela temos outras informações obrigatórias, como:

Esses elementos ajudam a escolher melhor um produto, orientando para uma decisão mais consciente e saudável, com mais fibras, menos gorduras e o que mais você quiser. O importante é pegar o produto e ler o rótulo – assim, você consegue comprar apenas o que deseja consumir.

 

Importância da rotulagem

O que deve aparecer no rótulo de alimentos não é uma escolha ao acaso. Os produtos têm informações super necessárias para o consumidor – por mais que ele talvez não as leia.

Os rótulos ajudam, principalmente, pessoas com doenças, alergias e intolerâncias. Isso porque descrevem ingredientes e elementos que servem de guia para esses indivíduos, mostrando se eles devem ou não consumir tal produto. Imagine: um diabético deve comer alimentos com a menor quantidade de açúcares possível; portanto, lendo o rótulo ele pode deixar de lado os produtos com mais carboidratos e selecionar aqueles com menores quantidades do nutriente.

Os rótulos também ajudam o consumidor a verificar o tempo que tem para consumir o alimento, onde ir caso tenha algum problema e qual o volume ou a massa que está presente dentro da embalagem.

Por tantas informações importantes e necessárias, a rotulagem é regulamentada pela Anvisa e deve ser seguida por todos os produtores. Preste atenção nos rótulos e faça sua melhor escolha!

Se você gosta de conteúdos como esse, explore o Que Bem que Faz e acompanhe nossos textos. Existem vários artigos incríveis esperando por você!


Perguntas frequentes

  • Existe alguma coisa que não pode aparecer no rótulo?

    Sim. Informações falsas e enganosas não podem constar no rótulo – desde ingredientes que não estão presentes no produto até quantidades erradas de algum dos ingredientes. As informações devem ser o mais precisas possível, listando todos os ingredientes do produto.

  • Produtos únicos precisam de listagem de ingredientes?

    Não. Produtos com ingredientes únicos – por exemplo, um pacote de café – não precisam da lista de ingredientes, já que só há um componente dentro da embalagem. Mas todas as outras informações continuam sendo obrigatórias no rótulo.

  • O que deve aparecer no rótulo de alimentos?

    Resumidamente, os itens que devem aparecer no rótulo de alimentos são:

    Data de validade;

    Porção;

    informações do fabricante;

    Lote;

    Conteúdo líquido;

    Ingredientes;

    Medida caseira;

    Percentual de valores diários;

    Tabela de informação nutricional.

  • Fontes:

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas